Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/34030>.
Acesso em 24/02/2021 às 22h35.

Live debate o protagonismo da mulher engenheira em 2021

15 de dezembro de 2020, às 19h52 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Com o tema ‘O protagonismo da mulher engenheira em 2021’, o Comitê Mulheres do Crea-PR realizou na última segunda-feira, 14, uma live que discutiu o assunto mostrando o trabalho do Comitê, do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea, e as expectativas de carreira para engenheiras e futuras profissionais por meio do relato de experiências. Além das palestrantes, o evento contou com a participação do presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, do presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira, e a mediação da jornalista Patrícia Giannini.

Presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger

O presidente Joel parabenizou a gestão do Crea-PR e o Comitê Mulheres “pelo qual tenho um carinho por  ter participado da criação, onde se iniciou o trabalho que depois derivou no Programa Mulher do Sistema”, diz.

Presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira

O presidente Ricardo Rocha destacou o crescimento do Comitê Mulheres desde sua criação. “O maior avanço foi a regionalização, motivada e incentivada pela coordenadora Daniela, que esteve em todas as Regionais apresentando e convidando as profissionais, com apoio das demais participantes do Comitê, trazendo representantes de todas as regiões do Estado”. Nessa gestão do Crea-PR, dando continuidade ao trabalho da gestão anterior, do presidente Joel, que instituiu o Comitê Mulheres, estamos ampliando as atividades, “o que é motivo de orgulho para nós”, fala.

“Infelizmente, percebemos que ainda há ambientes em que a contratação de mulheres acontece com restrições e não podemos compactuar com isso de maneira alguma, ainda mais no momento que vivemos hoje. Sabemos de intervenções de conselheiras nessa questão e o Comitê Mulheres com certeza também está de olho nessas situações”, declara Rocha. Outra questão citada por ele é a falta de respeito que ainda existe com as mulheres no ambiente de trabalho, “uma situação que não podemos esconder, é importante expor o assunto, e acredito que de forma respeitosa, positiva e propositiva, nosso Comitê pode trabalhar para incentivar que haja um espaço de igualdade de oportunidades, pois dessa forma as mulheres irão alcançar os seus lugares por próprio mérito”, diz. O presidente lembrou que no Crea-PR hoje há três gerências de Departamentos ocupados por mulheres, além da coordenação da comunicação e dos Colegiados de Inspetores e de Instituições de Ensino. “Tendo igualdade de oportunidades, as mulheres vão ocupar todos os espaços que são mais do que merecidos”, conclui.

Gerente de Relações Institucionais do Confea e Secretária Executiva do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua, Engenheira Eletricista e de Segurança do Trabalho Fabyola Gleyce da Silva Resende

A primeira palestrante foi a Engenheira Eletricista e de Segurança do Trabalho Fabyola Gleyce da Silva Resende, gerente de Relações Institucionais do Confea e Secretária Executiva do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua. Ela explicou sobre os objetivos do Programa e as principais ações que aconteceram desde sua criação. “O Programa Mulher começou a ser elaborado em 2018 e foi um grande marco no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema. Sua principal meta é atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS n.º 05 da ONU, além de fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas Entidades de Classe e Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Creas, visando a participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do Sistema e Entidades de Classe”, explica Fabyola. Ela falou também do trabalho de mapeamento das conselheiras e conselheiros titulares por região geográfica no país e da criação do site específico do Programa. Para saber mais sobre o Programa Mulher, clique aqui.

Coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR, Engenheira Agrônoma Daniela Alves dos Santos

A coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR, Engenheira Agrônoma Daniela Alves dos Santos, falou da formação do Comitê no Paraná e das ações, principalmente o desenvolvimento regional. “Os anos de 2019 e 2020 foram de muito trabalho e neste momento já estamos colhendo os resultados com as participações regionais, por isso é importante cada vez mais mostrar esse trabalho e buscar a participação de mais profissionais”, diz a engenheira. Ela conta que desde o início, em 2017, foi trabalhado o empoderamento e a oportunidade para que as profissionais mulheres tenham uma representatividade cada vez maior no Estado.

Entre os profissionais registrados no Crea-PR, aproximadamente 15% são mulheres. No Plenário, elas representam 10% do número total de conselheiros. Além disso, muitas atuam como inspetoras ou em cargos de direção nas Entidades de Classe e Instituições de Ensino no Paraná.

Veja o vídeo abaixo e conheça mais essas representantes das profissionais do Paraná.

Conselheira do Crea-PR e conselheira federal eleita, Engenheira Agrônoma Márcia Helena Laino

A conselheira do Crea-PR e conselheira federal eleita, Engenheira Agrônoma Márcia Helena Laino, contou sobre toda a sua trajetória profissional, desde a escolha do curso, passando pelo período de graduação, depois o trabalho na Emater e o envolvimento com as Entidades de Classe, contando como era ser a única mulher na maioria destes ambientes por muito tempo. “Agora minha expectativa junto ao Confea como conselheira federal é representar a agronomia em suas questões e no Programa Mulher vou procurar todos os espaços possíveis para continuar essa trajetória, para abrir portas para que muitas outras mulheres possam passar, essa é minha grande expectativa”, declara a conselheira.

Ao final, os espectadores tiveram a oportunidade de fazer perguntas pelas redes sociais.

Se você não assistiu a live ou se quer ver novamente, clique aqui.

Texto: Débora Pereira – Comunicação Crea-PR


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *