Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/34161>.
Acesso em 24/02/2021 às 23h16.

Equipe do Crea-PA visita o Crea-PR para troca de experiência sobre implantação da TOS – Tabela de Obras e Serviços

22 de dezembro de 2020, às 15h34 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nesta segunda e terça, 21 e 22, o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, acompanhado da gerente do Departamento de Fiscalização, Engenheira Ambiental Mariana Maranhão, e da gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Tatiana Breda, recebeu na sede do Conselho, em Curitiba, representantes do Crea-PA para uma troca de experiências sobre o trabalho de implantação da TOS Nacional – Tabela de Obras e Serviços – emitida pelo Confea.

Na equipe do Crea-PA estavam o diretor conselheiro Janilton Ugulino, o superintendente Kleber Santos, o gerente de Apoio ao Colegiado Roberto Puty e o gerente de Tecnologia da Informação Ray Fran Pires. Eles tiveram a oportunidade de conhecer como foi todo o processo de implantação da Tabela no Paraná, desde a parte de organização de equipe até as mudanças no sistema de registro de Anotações de Responsabilidade Técnica – ART. Além disso, receberam informações sobre as ações de fiscalização no período de mudanças e depois da implantação.

Equipe do Crea-PA em visita ao Paraná para conhecer a implantação da TOS

Para o gerente Ray, “a visita foi muito proveitosa, nos sentimos honrados pela recepção. É muito interessante quando alguns Creas como o Pará e o Paraná fazem parcerias, troca de informações e de experiências, isso é de grande proveito para todo o Sistema, além de ser uma forma de fortificar e fortalecer”. Ele agradeceu também em nome do presidente do Crea-PA, Engenheiro Civil Renato Milhomem, pela receptividade e espontaneidade dos funcionários do Crea-PR “que nos atenderam, explicaram tudo como aconteceu no Estado e responderam os questionamentos que surgiram ao longo da troca de experiência”. Ray explica que o Crea-PR está com um cronograma para desenvolver o processo de implantação da TOS de forma imediata. “Vamos utilizar a tabela do Paraná e compará-la com outras que temos, e esperamos implementar o mais rápido possível, ainda no primeiro semestre de 2021”, conclui.

A troca de experiência continua, mesmo após a visita, à distância, as equipes permanecem em contato, auxiliando-se no que for necessário.

TOS no Paraná

A implantação da Tabela de Obras e Serviços do Confea no Paraná aconteceu em agosto de 2019, após um processo de mais de um ano de trabalho de padronização e de desenvolvimento do novo Sistema de ART.

A padronização dos códigos de preenchimento da ART já era uma demanda antiga dos profissionais do Sistema Confea/Crea. Em 2018 foi aprovada pelo Confea a TOS Nacional, que substitui as tabelas específicas utilizadas nos Conselhos Regionais em todo o país. “Com a implantação do novo sistema conforme a TOS Nacional, os profissionais e empresas terão o mesmo tipo de registro no país inteiro, com a mesma nomenclatura para as atividades de obras e serviços”, explica o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha. Outra vantagem apontada por ele é obter um registro mais adequado das atividades e possibilitar que as competências dos profissionais estejam associadas ao conjunto de atividades descritas na TOS.

A TOS Nacional estabeleceu uma listagem das atividades e seus campos de atuação. No Sistema estão 46 grupos de atuação, 70 Subgrupos, 256 Obras e Serviços e 3.591 complementos.

Aqui estão as orientações sobre o novo sistema de ART e vídeos tutoriais.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *