Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/3426>.
Acesso em 10/07/2020 às 22h32.

CREA-PR presente no evento “Pacto das Antenas”

2 de junho de 2015, às 18h14 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Entre os dias 27 e 29 de maio a Associação das Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Acampar) promoveu em Cascavel o encontro estadual de vereadores para debater a expansão da rede de telefonia móvel (celular) nos municípios paranaenses. O movimento conhecido como “Pacto das Antenas” reuniu representantes das principais operadoras de telefonia móvel do País, lideranças municipais como, vereadores e prefeitos, entre outros.

O gerente da regional Cascavel, engenheiro civil Geraldo Canci participou do encontro, representando o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger. Segundo Canci, as empresas de telefonia se comprometem a instalar “mais 750 antenas no Paraná, inclusive em Cascavel, uma esperança para o fim da falta de sinal”, ressaltou.

O ‘Pacto das Antenas’ é um desmembramento dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia Móvel transcorrido em 2013 na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que em seu relatório final sugeriu uma nova legislação aos municípios – através das Câmaras de Vereadores -, como forma de acelerar a instalação dos equipamentos necessários. Deste pacto, as operadoras também assumiram compromissos e metas para acelerar a instalação de novas antenas até 2015. “Os vereadores são cobrados pela população sobre a falta de sinal em seus municípios e muitas vezes tem dificuldade de acessar as operadoras. Através da nossa entidade estamos criando caminhos, no sentido de promover uma agenda positiva, que efetivamente leve melhorias aos municípios”, destacou José Valmor Martins, presidente da Acampar.

Engenharia Pública

Outro importante tema debatido foi a importância da engenharia pública. O conselheiro do CREA-PR, engenheiro civil Samir Jorge apresentou aos presentes os desdobramentos da Agenda Parlamentar do CREA-PR. Na oportunidade ele entregou ao presidente da Acampar José Valmor Martins, alguns exemplares dos cadernos técnicos da Agenda Parlamentar, que traz uma série de sugestões aos gestores públicos, de temas como acessibilidade, prevenção de catástrofes, recursos financeiros para os municípios, drenagem urbana, entre outros. Ele também apresentou aos vereadores presentes informações sobre o Programa Casa Fácil, que assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *