Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/34559>.
Acesso em 14/06/2021 às 07h02.

Campanha de plantio de árvores e bate papo on-line marcam as comemorações das entidades de classe pelo Dia do Engenheiro Ambiental na próxima semana

22 de janeiro de 2021, às 10h05 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Em comemoração ao Dia do Engenheiro Ambiental, em 31 de janeiro, as entidades de classe da área no Paraná, com apoio do Crea-PR, estão promovendo durante este mês uma campanha de plantio de mudas de árvores em todo o estado. Participam da ação a Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Apeam) e as entidades regionais Associação Centro Sul Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ACSPEA), Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Anpea), Associação Oeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Aopea) e Associação Sudoeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Aspea), em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT).

O objetivo das entidades com esta ação comemorativa coletiva é contribuir com a conscientização dos profissionais do Sistema Confea/Crea e da sociedade para a importância da arborização urbana e sua relação com o desenvolvimento sustentável das cidades.

Para participar, estudantes e profissionais podem realizar o plantio de mudas individualmente em suas residências ou participar das ações de plantio coletivo que serão realizadas em parceria com várias Prefeituras.

Os interessados no plantio individual devem preencher o formulário de requisição de mudas e apresentar uma via impressa no ato da retirada junto aos Viveiros do Instituto Ambiental do Paraná ou verificar disponibilidade de mudas diretamente com a entidade de classe de sua região.

Os viveiros do IAT estão localizados em 19 municípios do estado (acesse a lista completa).

Após o plantio envie uma foto da ação para divulgação nas redes sociais das entidades de classe nesse link ou use a #arvoresdaengamb.

O plantio coletivo será realizado nos dias 30 e 31 de janeiro, sábado e domingo, em diversos municípios do estado como Londrina, Paranaguá, Realeza, União da Vitória, entre outros. Para participar, basta se apresentar no ponto de encontro e horário agendado conforme orientações de cada entidade regional. Os locais e espécies foram definidos em conjunto com as Prefeituras e Secretarias Municipais de Meio Ambiente, levando em conta as diretrizes dos Planos Municipais de Arborização, quando existentes.

Importante ressaltar que o Plano Municipal de Arborização é um documento técnico elaborado por uma equipe multidisciplinar, que descreve ações referentes à gestão, implantação, plantio, manutenção e monitoramento das árvores do município. Além de atender às diretrizes do Estatuto das Cidades (Lei Federal n.º 20.257/2001) é um instrumento eficiente de gestão municipal, cuja aplicação resulta na melhoria da qualidade de vida da população por meio da aplicação responsável de recursos públicos disponíveis.

Buscando disseminar ainda mais a importância da vegetação urbana no planejamento e construção das cidades para os profissionais e as prefeituras municipais, as entidades de classe de engenharia ambiental também irão realizar um bate-papo virtual sobre os Planos Municipais de Arborização, no dia 26 de janeiro, às 19h, no canal do YouTube da Apeam.

Participarão da mesa redonda o Engenheiro Ambiental André Fraga, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e Líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), além de representantes das associações de profissionais da engenharia ambiental no Paraná, que divulgarão mais detalhes sobre as ações coletivas de plantio.

O Crea-PR, Apeam, ACSPEA, Anpea, Aopea e Aspea convidam estudantes e profissionais do Sistema Confea/Crea a participarem do bate-papo e a contribuírem com o plantio de árvores em nosso estado.

Para mais informações entre em contato pelo Telegram da Apeam (41) 99525-0017.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *