Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2016/04/autoridades-prestigiam-lancamento-da-73a-soea-em-curitiba/>.
Acesso em 29/03/2024 às 12h48.

Autoridades prestigiam lançamento da 73ª SOEA em Curitiba

13 de abril de 2016, às 13h50 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

autoridades-prestigiam-lancamento-73-soea

Com a presença do Governador do Paraná, engenheiro civil Carlos Alberto Richa, do Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, do Prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, do Presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger e do Presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, do Presidente da Mútua, Paulo Guimarães e diversas lideranças da engenharia de todo o país, foi lançada na última segunda-feira (11 de abril) a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). O evento que reúne aproximadamente 4 mil profissionas acontecerá de 29 de agosto a 1º de setembro de 2016, em Foz do Iguaçu, antecedendo a 9ª edição do Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

autoridades-prestigiam-lancamento-73-soea

O presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger destacou em seu pronunciamento que a atuação dos profissionais do Sistema Confea/Crea é fundamental na gestão dos recursos naturais e no seu melhor aproveitamento e utilização com sustentabilidade. “Somos nós, profissionais da engenharia, da agronomia, das geociências, que podemos transformar, tratar e aperfeiçoar estes recursos, valorizando-os e disponibilizando-os para o bem estar da nossa população.

Krüger também destacou que a engenharia precisa ser vista como prioridade. “ A Engenharia precisa resolver gargalos do nosso desenvolvimento, precisamos modernizar nossas indústrias, investir em portos, hidrovias, ferrovias. O Estado do Paraná é um bom exemplo da importância do trabalho dos nossos profissionais. Hoje, somos a 4º economia do país, sendo o 15º em extensão territorial e o 6º em população”.

autoridades-prestigiam-lancamento-73-soea

Parceria com o CREA-PR

Já o governador do Paraná, engenheiro civil Beto Richa, relembrou que há alguns anos o país registrava um déficit de engenheiros, o que resultou no aumento de ingressantes nas universidades da área. “Os jovens que agora estão entrando no mercado de trabalho foram surpreendidos com a notícia de que, em 2015, 20 mil engenheiros ficaram desempregados em todo o Brasil – o retrato fiel da crise nacional”, disse, antes de completar que para cada engenheiro que perde seu emprego, outros trabalhadores também ficam sem trabalho, “pois a Engenharia tem o poderoso efeito multiplicador nas várias cadeias produtivas da economia”.

Nesse sentido, o governador ressalta que a 73ª Soea terá relevância ímpar pelo fato de ter como pano de fundo a crise política e econômica por que o país atravessa. Richa aproveitou a oportunidade para ressaltar a parceria entre o governo e o Crea-PR. “Mantemos um diálogo institucional que promove troca de ideias entre a direção do governo e os profissionais do Crea, que se materializa em projetos e políticas públicas”. Segundo o governador, em 2015, o Crea contribuiu com propostas que foram incorporados ao plano de governo.

Retomada do Crescimento

Durante a solenidade, o presidente do Confea ressaltou a importância de reunir profissionais em um ano de indefinições e crises. “A Soea é o momento para que apresentemos à nação uma solução de retomada do crescimento. Para o Brasil sair dessa situação, é imperioso que estejamos unidos – entidades de classe, instituições de ensino, profissionais e empresas”, disse, ao reforçar a conclamação a todos para participarem não só da Soea, mas também do CNP, do Contecc (Congresso Técnico e Científico) e, principalmente, dos eventos preparatórios regionais e Congressos Estaduais de Profissionais (etapas precedentes ao CNP).

Em seu pronunciamento, José Tadeu deixou clara a importância de haver profissionais da área tecnológica nas posições de tomada de decisão na gestão de um país. “Em todos os países que estão desenvolvidos, 70% do poder decisório está nas mãos dos profissionais da Engenharia”, afirmou. Tadeu da Silva defendeu que, não obstante a importância de todas as outras profissões, para ele, a garantia da produção passa pelo conhecimento da Engenharia, da Agronomia e das demais profissões da área tecnológica. “Nós transformamos recursos naturais em bens para as pessoas, sem causar danos ao meio ambiente”, completou.

A única capital que tem o Crea com voz e voto no conselho que define o plano diretor da cidade é Curitiba. A informação é do prefeito da capital paranaense, Gustavo Fruet. Segundo ele, o sistema de semáforo inteligente da cidade foi feito por uma equipe comandada pelo engenheiro Joel Krüger, presidente do Crea-PR. “No atual momento de preocupação da sociedade com a gestão pública, a Soea é uma oportunidade de discutir mudanças e oportunidades, como definido no tema do evento”.

Já o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, ilustrou o orgulho que tem da cidade e garantiu que ninguém vai desgostar das cataratas. Em tom mais sóbrio, opina que a crise vai continuar, mas será a Engenharia a responsável por retomar o crescimento do país.

Primeiros inscritos

É durante a cerimônia de lançamento da Semana quando são feitas as primeiras inscrições do evento. Após uma breve apresentação do hotsite da Soea, o governador do Paraná e engenheiro civil Beto Richa foi o primeiro a se inscrever. Em seguida, os presidentes do Confea, do Crea-PR e da Mútua, respectivamente, realizaram suas inscrições

autoridades-prestigiam-lancamento-73-soea

Engrenagens que movem o selo da 73ª Soea

Também é praxe durante o lançamento da Semana fazer a obliteração do selo oficial do evento. A condução do rito de lançamento do selo foi conduzida pelo gerente de Engenharia dos Correios do Paraná, Rodrigo Borges (também responsável pela reforma do prédio histórico dos Correios de Curitiba – construído em 1934). Ao lado de Rodrigo, também obliteraram o selo os presidentes do Confea e do Crea-PR, o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal, Glauber Pinheiro, e o estudante de Engenharia de Produção – representante do Crea-Júnior – Maycon Juan de Sousa.

A partir de seu lançamento, o selo oficial da 73ª Soea passa a compor o acervo filatélico dos Correios e do Confea. Com o tema “A Engenharia a favor do Brasil – mudanças e oportunidades”, a arte do selo tem o intuito de mostrar a movimentação das engrenagens como um sistema integrado: estudantes, lideranças e entidades trabalhando juntas a favor do Brasil. A arte foi feita a partir de parceria entre especialistas do Confea das áreas de publicidade e de engenharia mecânica, para garantir que as engrenagens, além de produzirem o efeito visual de movimentação, representassem seu funcionamento de forma tecnicamente correta. Dentro das engrenagens, são ilustradas a hidrelétrica de Itaipu, a Universidade Federal do Paraná e a produção de soja.

Confira mais fotos do evento no Facebook do CREA-PR

(Assessoria de Comunicação do CREA-PR com informações da Comunicação do Confea)


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *