Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/36657>.
Acesso em 06/05/2021 às 13h00.

A importância da participação de profissionais habilitados para uma gestão pública de qualidade

23 de abril de 2021, às 8h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Por mais que a frase acima pareça óbvia, ela não é a realidade em todos os municípios do Paraná. Tomando como foco as engenharias, agronomias e geociências, a situação de falta de  profissionais habilitados, e portanto com expertise, nos quadros técnicos de órgãos públicos ainda é demasiada, mesmo após o trabalho de valorização profissional realizado pelo Crea-PR há vários anos, por meio da Agenda Parlamentar.

Este trabalho irá se intensificar nos próximos meses, com o agendamento de reuniões a serem realizadas entre nossas Entidades de Classe, com participação dos nossos gerentes regionais, e os gestores públicos de suas respectivas regiões.

O envio de 399 ofícios aos gestores marca o início desta importante ação de valorização profissional das engenharias, agronomia e geociências em nosso Estado. Nos últimos anos, já tivemos  vários avanços na inserção de profissionais nos quadros técnicos públicos locais (acompanhe matéria no site da Agenda Parlamentar).

Mas queremos muito mais!

Vamos debater junto aos nossos gestores públicos que para o sucesso de qualquer gestão é necessário que o município valorize – e tenha em seu quadro técnico – profissionais devidamente habilitados, com carreiras atraentes e salários adequados, que possibilitem a capacitação, o desenvolvimento e a permanência do conhecimento acumulado, para o exercício de importantes funções públicas.

Profissionais com esse perfil certamente apresentam condições para contribuir de forma qualificada com as gestões municipais, indicando e aplicando ferramentas modernas que permitem melhorar a eficiência da administração pública. Com isso, teremos a ampliação na busca e obtenção de recursos públicos e, consequentemente, sua utilização em projetos que nos levem a cidades mais justas e humanizadas.

Além disso, como presidente do Crea-PR posso afirmar que essas cidades se fortalecerão a cada dia a partir da efetiva  construção coletiva – sempre sob uma liderança firme e cidadã, aberta a olhares de especialistas e para a adequada participação de seus habitantes.

Participação, aliás, que é incentivada e praticada no Conselho, com nossas Entidades de Classes (Associações, Sindicatos, Institutos e Clubes) das Engenharias, Agronomia e Geociências. Entidades que também estão à disposição para participar das discussões de todas as questões relacionadas às nossas profissões e das políticas públicas relacionadas a elas.

A gestão que queremos, profissional e participativa, é possível. E o Crea-PR é um aliado nesta jornada por meio da Agenda Parlamentar.

Gestores públicos, vamos construir juntos o Paraná do futuro.  As engenharias, agronomia e geociências estão à disposição de vocês!

Ricardo Rocha de Oliveira

Presidente do Crea-PR


Comentários

  1. SSilvas disse:

    Ok, interessante também termos o posicionamento ao chamamento dos aprovados já homologados ao preenchimento legal de vagas vislumbradas pelo Concurso Público 2019, visto já ter havido o término da vigência do estado de calamidade pública estabelecido pela União.

    gratos!

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *