Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2011/04/iep-debate-problemas-com-lixo-nas-cidades/>.
Acesso em 28/03/2024 às 15h17.

IEP debate problemas com lixo nas cidades

5 de abril de 2011, às 13h30 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O manejo e a destinação final de resíduos sólidos urbanos e sua implicância na degradação ambiental tem sido objeto de preocupação e de exaustivo debate no âmbito do Banco de Ideias do Instituto de Engenharia do Paraná. Nesse sentido, o Instituto promove o I Seminário sobre Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos no Paraná nesta quarta-feira (6), a partir das 9h.

A questão adquire contornos negativos nos grandes aglomerados urbanos onde o crescimento populacional não foi acompanhando pela implantação de políticas de co-responsabilidade no trato do lixo urbano. Coleta seletiva para fins de reciclagem dos materiais não degradáveis e de sua redução na composição dos aterros sanitários, acúmulo do lodo orgânico resultante do tratamento de esgoto, destinação para resíduos resultantes de demolições serão temas tratados no evento.

No seminário, governo, academia e terceiro setor se unem com o objetivo de avaliar as principais alternativas existentes no tratamento do lixo urbano e fornecer diretrizes básicas para a consolidação de um sistema integrado de manejo no Paraná, em consonância com a política e a legislação federal. Palestrantes como Rosamaria Milleo Costa, Assessora Jurídica do Consórcio Metropolitano da Secretária Municipal de Meio Ambiente de Curitiba; Engenheiro Agr. Luiz Lucchesi, Prof. Dr. do Departamento de Solos da UFPR e Marilza Aparecida de Lima, Presidente da ONG Lixo e Cidadania e Representante do Movimento Nacional dos Catadores farão parte do corpo de ministrante.

Em razão de todas essas questões e pelo fato de se considerar que tanto o manejo como a destinação de resíduos sólidos encontram sempre solução nas mais diversas modalidades da Engenharia, o IEP se propõe, com este seminário, dar inicio a uma série de debates com o propósito de contribuir com os poderes públicos e com a população paranaense na busca por soluções apropriadas.

Inscrições no site: www.iep.org.br


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *