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Acesso em 14/06/2021 às 05h49.

CDER realiza 73ª reunião

9 de maio de 2021, às 20h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Durante a manhã da última sexta-feira (07), foi realizado, de forma virtual, a reunião a 73ª reunião ordinária do Colégio de Entidades de Classe – CDER-Estadual, encontro que reúne representantes de diversas Entidades de Classe do estado, Gerentes do Crea-PR, profissionais e colaboradores do Conselho.

O encontro iniciou-se com a apresentação da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua/PR, representada pelos Diretores Geral, Eng. Civ. Julio Russi, Financeiro, e Administrativo, Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron, que contou com temas relacionados a convênios e benefícios da Entidade para os associados a ela, como o Divulga Mútua, TECNOPREV, entre outros. Saiba mais clicando aqui.

Dando sequência, o Gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes, fez uma fala sobre os eventos do Edital de Chamamento e a segunda etapa do Programa que foi encerrada recentemente. “Agradeço a participação de todas as Entidades de Classe neste Edtial. Frisando novamente que os eventos podem ser híbridos ou 100% digitais. Temos um orçamento interessante disponibilizado às Entidades. Usem a abusem da nossa consultoria disponibilizada pelo ProEC – Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe. Os Editais são um ganho não só para as Entidades, mas para todo o Conselho!”, comentou o Gerente.

Após este momento, o Diretor do CredCrea – Cooperativa de Crédito direcionada aos profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea – Cesar Fabre, deu uma palavra sobre as ações da entidade e a recente ampliação da Cooperativa aqui no estado. Cesar destacou que a Cooperativa está crescendo significativamente, conquistando nesta sema a marca de mais de R$1 bi em recursos na modalidade de empréstimos a uma carteira de mais de 24 mil cooperados. Saiba mais sobre o CredCrea.

Em seguida destas falas iniciais, foi o momento dos informes dos Conselheiros Federais paranaenses, com a participação do Cons. Federal Eng. Agr. Daniel Galafassi. Galafassi abordou o andamento do projeto que regulamenta a possibilidade de realização de patrocínios pelos Creas, destacando que a proposta esta em relato de vistas por um conselheiro e com a previsão de ser aprovado ainda no mês de maio. O Engenheiro também destacou sua participação junto a um grupo de trabalho que está atendendo a demanda do Ministério da Agricultura sobre agricultura de baixo carbono e apontou os Creas Paraná e Goiás como destaques em investimentos neste seguimento.

Presidente Ricardo Rocha.

A pauta teve sequência com um debate entre os representantes estaduais das Entidades de Classe sobre a alteração do artigo 36 do projeto de lei 5.194. O Coordenador do CDER, Eng. Amb. Luiz Guilherme Vieira, comentou sobre a sua participação na reunião do CDER Nacional onde foi discutida a proposta de PL para regulamentar a questão do repasse de até 10% do valor das ARTs para as Entidades de Classe. Não houve conclusão ou encaminhamento no momento, será monitorado e encaminhamento do projeto e em momento oportuno o CDER irá convocar uma reunião específica para debater o assunto e se posicionar e enviar contribuições ao projeto. O Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, fez uma fala rápida ao final do debate. “Pouco provável que voltemos ao modelo antigo – com relação aos repasses que eram feitos. Sempre indico os Editais de Chamamento para auxiliar as Entidades, que é o mais simples de ser feito nos dias atuais”, finalizou Ricardo.

Logo após o debate, os Gerentes Regionais do Crea-PR realizaram os informes relacionados ao Planejamento Estratégico, o trabalho da Frente Parlamentar, o 14° Prêmio Crea de Qualidade, CreaJr e como estão as ações da Agenda Parlamentar, onde destaca-se o trabalho planejado e organizado junto às Entidades de Classe.

Confira o calendários das próximas reuniões do CDER:

74ª 04/junho 9 às 12h Virtual
75ª 16/julho 9 às 12h A definir
76ª 03/setembro 9 às 12h A definir
77ª 07/outubro 9 às 12h A definir
78ª 10/novembro 9 às 12h A definir
79ª 10/dezembro 9 às 12h A definir

Participaram da reunião:

Participantes da reunião.

Ricardo Rocha de Oliveira – Presidente Crea-PR; Cesar Fabre – CredCrea; Daniel Galafassi – Conselheiro Federal; Claudemir Marcos Prattes – Gerente do DRI; Alcides Pascoal Junior – Coord. Reg. de Apucarana; Charles José Ferri – Coord. Reg. Cascavel; Luiz Guilherme Grein Vieira – Coord. Estadual; Taciana Achcar Malheiros Vannucci – Coord. Reg. Adj. Curitiba; Ronan Maciel Marcos – Coord. Reg. Guarapuava; Fabiana Yuka Sasaki Endo – Coord. Reg. Adj. Londrina; Aline Priscila Bortolotto – Coord. Reg. Maringá; Silverio Candido da Silva – Coord. Reg. Adj. Maringá; Dirceu Schnem – Coord. Reg. P Branco; Sandro Dias Baptista – Coord. Reg. P Grossa; Débora Irene Pereira – Jornalista Crea-PR; Lucas Nogas – Jornalista Crea-PR; Diogo Colella – Gerente Regional Pato Branco; Edgar Tsuzuki – Gerente Regional Londrina; Ana Paula Afinovicz – Gerente Regional de Ponta Grossa; Geraldo Canci – Gerente Regional de Cascavel; Luciane Saldanha – Gestora de Eventos do Crea-PR; Mario Guelbert Filho – Assessor Técnico do DRI; Samir Jorge – Assessor da Presidência do Crea-PR; Thyago Nalim – Gerente Regional de Guarapuava; Eduardo Ramires – Gerente Regional Curitiba; Jeferson Ubiali – Gerente Regional de Apucarana; Murian – Presidente da ABEC-PR; Júlio Russi – Diretor Presidente da Mútua-PR; Luiz Eduardo Caron – Diretor Administrativo da Mútua-PR; Harlon Ferreira – Diretor Financeiro da Mútua-PR e Rodolfo Grabarski – Facilitador do DRI.


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