Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/05/quase-90-empresas-sem-registros-no-crea-pr-serao-fiscalizadas-neste-mes/>.
Acesso em 28/03/2024 às 16h23.

Quase 90 empresas sem registros no Crea-PR serão fiscalizadas neste mês

Fiscalizações ocorrerão em todo o estado para verificar a habilitação dos profissionais e empreendimentos. Em cinco anos, 2,6 mil empresas se regularizaram após ações do Conselho

13 de maio de 2021, às 15h59 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Para zelar pela ética no exercício das profissões regulamentadas, o Crea-PR realiza fiscalizações constantes com intuito de coibir a prática ilegal das profissões e das empresas prestadoras de serviços nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. Neste mês de maio a ação fiscalizatória direcionada ocorrerá nas oitos Regionais paranaenses: Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa. Ao todo, quase 90 empresas não registradas no Conselho serão fiscalizadas, como fábricas de produtos de concreto e de equipamentos industriais e indústrias alimentícias.

A fiscalização intensificada será realizada por fiscais do Crea-PR, que verificam rotineiramente as empresas, mas agora farão a ação direcionada em empreendimentos investigados de forma virtual. O objetivo é entender, exatamente, quais serviços essas empresas prestam e caso seja identificada a falta do registro, o Conselho irá orientar a contratação de um profissional e a habilitação espontânea do estabelecimento. Se isto não ocorrer, a empresa poderá ser autuada. De 2017 até este ano, 2.648 empresas se registraram no Conselho após ações fiscalizatórias, sendo que 157 registros ocorreram em 2021, até a primeira semana de maio.

A gerente do Departamento de Fiscalização, engenheira ambiental Mariana Maranhão, explica que cabe ao Crea-PR defender e proteger a sociedade do exercício ilegal ou não ético das profissões, tanto por aquele que possua habilitação – mas não segue a conduta estabelecida -, quanto para o leigo que exerce qualquer atividade cujo o exercício dependa de habilitação. Ou seja, a sociedade fica mais segura quando as empresas se regularizam e contratam profissionais habilitados. Ela ainda lembra que existem leis que fortalecem as fiscalizações da autarquia federal.

De acordo com o Art. 59 da Lei 5.194/66, as firmas, sociedades, associações, companhias, cooperativas e empresas em geral, que se organizem para executar obras ou serviços relacionados na forma estabelecida nesta lei (nas áreas de Engenharia e Agronomia neste caso), só poderão iniciar suas atividades depois de promoverem o competente registro nos Conselhos Regionais, bem como o dos profissionais do seu quadro técnico. Na prática, a legislação prevê que a pessoa física ou jurídica sem habilitação legal que realizar atos ou prestar serviços públicos ou privados, reservados aos profissionais da Engenharia e da Agronomia, está automaticamente enquadrada no ilícito exercício ilegal das referidas profissões.

Mas a gerente reforça que, mais importante que a lei, é a consciência e o dever de cada profissional durante a prestação do serviço ou realização de obra. “É necessário saber que a empresa que está constituída para prestar atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências precisa ter profissionais habilitados prestando os serviços, afinal, quem faz as atividades são as pessoas, não as entidades jurídicas”, finaliza.

Nesta ação específica para identificar empresas não registradas, o Crea-PR executa duas das principais funções da autarquia, diz o gerente da Regional Maringá, engenheiro civil Hélio Xavier da Silva Filho. “A de registro, onde profissionais e empresas devem deixar públicos seus dados e sua regularidade, indicando quem são as pessoas que executam os serviços e pelo que estão responsáveis, e a de fiscalização, pois temos muitas empresas atuando no estado sem o devido registro e pior, sem a participação de um profissional habilitado”, lembra. A regularidade dos serviços prestados para a sociedade é comprovada pela apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) contemplando o serviço, emitida por profissional habilitado.

Conforme o que estabelece a Lei 5.194/66, art. 1º, as obras/serviços fiscalizados pelo Crea-PR são as relacionadas com a exigência da participação de profissional da área das Engenharias e Agronomia na realização dos seguintes empreendimentos:

  1. a) Aproveitamento e utilização de recursos naturais;
    b) Meios de locomoção e comunicações;
    c) Edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e artísticos;
    d) Instalações e meios de acesso a costas, cursos, e massas de água e extensões terrestres;
    e) Desenvolvimento industrial e agropecuário.”

    De forma geral, a fiscalização do Crea-PR busca atingir os seguintes objetivos:

  • Na área de serviços profissionais: garantir à sociedade a prestação de serviços técnicos por profissionais habilitados, em condições de oferecer tecnologia moderna e adequada para cada caso, visando alcançar os objetivos técnicos, econômicos e sociais compatíveis com o desenvolvimento técnico e necessidades dos usuários.
  • Na área de produção e matérias-primas em geral: garantir a produção e serviços de melhor qualidade através da participação efetiva de profissional habilitado.
  • Na área de proteção do meio ambiente e do próprio homem: defender o uso racional de produtos e serviços visando proteger a sociedade, os trabalhadores e o meio ambiente.

No Portal de Serviços do Crea-PR tem mais informações sobre o que é necessário para se registrar no Conselho e qual a importância em fazer a habilitação.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *