Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/05/entidades-de-classe-e-a-sua-importancia-dentro-do-sistema-confea-crea/>.
Acesso em 28/03/2024 às 09h12.

Entidades de Classe e a sua importância dentro do Sistema Confea/Crea

Entidades e o associativismo são essenciais dentro do funcionamento do Conselho. Saiba mais sobre a importância de ambos.

17 de maio de 2021, às 18h39 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

Muito se questiona sobre o que são as Entidades de Classe e qual sua importância dentro do Crea-PR e do Sistema Confea/Crea como um todo. Elas podem ter vários nomes: associação, clube, instituto, entidade, mas a missão é sempre a mesma: integrar os profissionais da área e defender seus interesses comuns. As Entidades de Classe nada mais são do que associações de profissionais, sem fins lucrativos, que representam os profissionais das áreas abrangidas dentro do Sistema.

“As Entidades têm, em sua essência, o fortalecimento dos profissionais, das profissões e a missão de levar conhecimento técnico e apoio aos colegas da mesma área. Elas representam os profissionais dentro do Crea. Elas são os profissionais!”, define o gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes. O relacionamento do Crea-PR com as Entidades de Classe é realizado principalmente por meio do DRI e das Regionais do Conselho, que têm em suas premissas, a busca pelo fortalecimento das Entidades de classe, com foco na melhoria contínua de seus processos e procedimentos.

A visão adotada pelo DRI, em parceria aos Gerentes Regionais do Conselho, é a de que as Entidades de Classe estejam fortalecidas, que sejam referência em gestão e se tornem agentes de valorização profissional, participando nas questões de interesse da sociedade com visão humana e social, através da mobilização de seus associados.

O Departamento, visando promover ações de auxílio e promoção das Entidades, coordena os Editais de Chamamento do Crea-PR – programa que objetiva incentivar as ECs a realizarem palestras, cursos, eventos, congressos, revistas e publicações técnico-científicas para seus associados – e o EPEC – Encontro Paranaense de Entidades de Classe – evento anual do Conselho que premia as melhores Entidades do estado.

“Como funcionam as Entidades? E elas são importantes?”

Essas são algumas das perguntas que pairam pela cabeça dos profissionais. Afinal, se eu já estou registrado no Crea, por que me associaria a outra Entidade? O trabalho realizado pelas ECs é bem diferente do que é feito pelo Conselho. O Crea tem como objetivo a regulamentação e fiscalização das empresas e profissionais da área de engenharia, agronomia, geociências, e suas ramificações, como tecnólogos. Já as Entidades representam os profissionais dentro do Conselho através das comissões, comitês, câmaras especializadas e as reuniões plenárias.

O Coordenador do CDER – Colégio de Entidades Regionais – e atual presidente da APEAM – Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais, Eng. Amb. Luiz Guilherme Vieira, fala sobre como era sua visão antes e depois de conhecer as Entidades de Classe. “Antes de entrar na associação, eu não sabia como o Sistema funcionava, e como era todo o trabalho que é realizado pelas Entidades e pelo Crea. Não sabia que as Entidades tinham conselheiros, não sabia de nada. Hoje sei que as Entidades representam os profissionais e o quão importantes elas são dentro deste processo. Elas são um braço do Crea”, pontua o engenheiro.

Luiz explicou também qual a importância da Entidade na vida do profissional. “A associação surgiu com a intenção de levar as demandas dos Engenheiros Ambientais – que é uma modalidade relativamente nova – ao Conselho. Nós criamos a Entidade com a premissa de ter uma representatividade dentro do Sistema Confea/Crea”, comenta Luiz.

Após a fundação de uma nova Entidade de Classe, a mesma tem que comprovar o seu funcionamento, por melo menos três anos. Ela deve possuir o registro, estatuto, regimento interno e daí deve se apresentar ao Crea. Com a aprovação do Conselho Regional, o pedido de homologação vai para o Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, para que ela possa entrar na próxima renovação do terço e ter direito a conselheiro.

Luiz também ressalta como é o funcionamento das Entidades, desde sua criação, até o trabalho do dia a dia. “Após todos esses trâmites, conseguimos entrar no Crea. Hoje, pela APEAM, nós temos um conselheiro. Ele é a ponte entre a EC e o Sistema. Nós recebemos diariamente diversas dúvidas e sugestões de profissionais engenheiros ambientais da região e encaminhamos isso para o nosso conselheiro nos representar dentro da Câmara Especializada de Engenharia Civil – que é onde a Eng. Amb. está alocada hoje – e lutar por isso. Com o tempo percebemos que sozinhos a gente não iria muito longe e que juntos somos mais fortes”, finaliza Luiz.

As Entidades de Classe são as responsáveis não só por representar os profissionais perante o Sistema Confea/Crea, elas também têm o papel de promover a valorização e aperfeiçoamento profissional através de cursos, palestras, revistas técnicas, entre outros. Isso é feito através dos Editais de Chamamento, programa do Conselho que apoia estas ações. “Desde a publicação do primeiro Edital de Chamamento em 2017, o Crea-PR já destinou R$ 7,2 milhões para projetos de Entidades de Classe, por meio de seus editais de fomento”, comenta o gerente do DRI, Claudemir Prattes.

Hoje o Crea tem em seus registros 95 Entidades, sendo 64 com representação no Conselho, ou seja, que tem poder de voto e de proposição nas pautas do plenário e das Câmaras Especializadas.

Além desses benefícios já informados, diversas Entidades/Associações/Clubes de Engenheiros tem outras vantagens, como planos de saúde, descontos em cursos e eventos, entre outros. Converse com a entidade da sua modalidade, informe-se sobre os benefícios e associe-se! “O associativismo é muito importante. Na verdade, ele não é só importante, ele é essencial para uma constante melhoria sua profissão!”, comenta o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

Associativismo

Por conceito, o associativismo é uma iniciativa que consiste na constituição de grupos de pessoas ou de organizações que se reúnem para gerar soluções, bem como superar desafios e dificuldades nos mais variados âmbitos, tendo como objetivos reunir esforços para desenvolver atividades de interesse comum; fortalecer os laços de solidariedade do grupo; defender os interesses de todos os associados; entre outros. Para o coordenador do CDER, Eng. Luiz, além da representação, “o associativismo promove grande interação entre os profissionais, difundindo a troca de conhecimento, gerando oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, impulsionando a promoção de eventos e cursos técnicos, dentre outros benefícios”.

O associativismo pode iniciar já durante a graduação, ou pelos jovens profissionais, que têm nessa oportunidade uma escola de desenvolvimento participativo e de aprendizagem profissional. Existem Entidades de Classe paranaenses que aceitam registro dos estudantes da área, algumas vezes até com isenção de anuidade como forma de incentivo.

É estudante? Entre em contato com o CreaJr-PR e saiba mais sobre o Programa!

Onde encontro uma entidade de classe?

As Entidades da sua região podem ser encontradas no site do Crea-PR (clique aqui). Para se associar, você deve entrar em contato com a EC e solicitar a associação.

Não encontrou uma Entidade na sua região que contemple a sua modalidade? Que tal criar a sua?

Tem mais alguma dúvida? Escreve pra gente aqui nos comentários.

O Crea-PR apoia e incentiva as Entidades de Classe.

Faça você o mesmo, associe-se! Você, e a sua profissão, saem sempre ganhando.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *