Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/37684>.
Acesso em 24/06/2021 às 00h04.

Reunião do CDIN conta com a presença do presidente do Confea e do Crea-PR

6 de junho de 2021, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Ocorreu na noite da última quarta-feira (02) a terceira reunião do ano da nova composição do CDIN – Colégio de Inspetores. O encontro, que aconteceu de forma virtual, contou com a participação do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, e do presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Kruger. O presidente Ricardo abriu a reunião falando da importância do colegiado e a implantação do Livro de Ordem, ferramenta que passa a ser obrigatória a partir do mês que vem. “O Livro de Ordem é um documento instituído pelo Confea em 2017, com a finalidade principal de manter o registro do acompanhamento e da efetiva participação nas obras e serviços, especialmente nos casos de execução e fiscalização de obras. Ele é a memória escrita de todas as atividades relacionadas com a obra ou serviço de engenharia. Será importante vocês, como colegiado, darem uma atenção especial a isso”, comentou Ricardo durante a abertura do encontro.

Joel e os participantes da reunião.

Seguindo a reunião, a Gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR – DEFIS, Eng. Amb. Mariana Maranhão, apresentou situação atual da fiscalização no estado, qual vem sendo o fluxo do processo de fiscalização e a força-tarefa que será realizada nos condomínios do estado neste mês. “Até o momento fiscalizamos 7 mil ARTs, com um total de 12 mil atividades e 3.500 irreguralizades. Estamos buscando sempre coibir o trabalho irregular e orientar os profissionais. Desses processos, tivemos até o momento 56% de regularizações. Esperamos ter um bom resultado com os condomínios neste mês”, pontuou a gerente.

Após estas falas iniciais, o presidente Joel realizou uma apresentação geral sobre o trabalho que vem sendo feito em Brasília e destacou a importância do trabalho do Colegiado. “O trabalho no Confea é muito extenso, ele vai desde a base com os deputados estaduais, até o congresso nacional com a presidência e ministérios. Minha intenção é estar mais perto do Paraná neste segundo mandato, tentando participar de encontros como este. Precisamos debater assuntos como a fiscalização desde a nossa base. Temos que começar esse trabalho de ‘formiguinha’ do micro ao macro. Neste momento em que estamos passando, as engenharias, agronomia e geociências têm se mostrado essenciais para a população. Os aeroportos, os hospitais, as construções, todo é engenharia, tudo gira nas mãos da engenharia. E tudo isso passa pela representação dos inspetores do Sistema também. Vocês representam o Conselho regional e o nacional! Vocês, nossos inspetores, são essenciais nesse processo. Contem sempre com o apoio do Confea”, finalizou Joel.

 

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *