Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2011/04/evento-de-reciclagem-e-preservacao-tera-simposio-nacional-sobre-gestao-de-residuos/>.
Acesso em 16/04/2024 às 08h07.

Evento de reciclagem e preservação terá simpósio nacional sobre gestão de resíduos

26 de abril de 2011, às 19h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Dar visibilidade às ações que promovam a sustentabilidade e o intercâmbio entre agentes da iniciativa privada e a academia em temas associados à gestão de resíduos é a proposta do segundo Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, evento promovido pelo NIMAD / UFPR e que acontece simultaneamente a VI ReciclAção – Feira Brasileira de Reciclagem Preservação e Tecnologia Ambiental entre os dias 4 e 7 de maio no Centro de Eventos Expo Unimed Curitiba.
A ReciclAção deste ano tem como foco a recente discussão sobre política nacional de resíduos sólidos, que estabelece regras para o recolhimento de embalagens usadas, incentiva a indústria da reciclagem e proíbe os “lixões” a céu aberto, assim como a importação de qualquer tipo de resíduo e a instituição do mecanismo conhecido como “logística reversa”. Além do Encontro haverá outros três eventos técnicos paralelos a feira, que terá mais de 70 expositores com serviços, produtos e tecnologias para o setor de reciclagem e preservação ambiental e promete movimentar a economia que vem do lixo.
O Encontro
A realização do II Encontro Nacional de Gestão de Resíduos (ENAGER) dentro da VI ReciclAção tem a pretensão que o setor empresarial apresente seus produtos ao mesmo tempo em que possa interagir com pesquisadores sobre novos métodos e processos, visando uma adequada gestão de resíduos de origem urbana, rural e industrial.
Durante o evento serão apresentadas contribuições relacionadas à gestão de resíduos assim como indicados os rumos e perspectivas de forma a possibilitar o desenvolvimento sustentável segundo padrões éticos.
O ENAGER 2011, realizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR (NIMAD), é uma continuidade do I Encontro Nacional de Reciclagem, realizado 2008. Nesta edição o evento prevê palestras e clínicas tecnológicas, onde consultores especialistas em diferentes áreas estarão atendendo a participantes, previamente inscritos, para sugerir alternativas a dúvidas relacionadas à gestão de resíduos.
Na programação dos painéis estão previstos temas como “Reuso da água e reciclagem de resíduos na construção civil”; “Design e sustentabilidade: Soluções para habitação de interesse social”; “Gestão de resíduos na indústria de base floresta” e “Mitos sobre a reciclagem”. Haverá ainda a exposição de resumos e pôsteres científicos.
Para o diretor da ReciclAção 2011, Valdir Bello, o ENAGER representa a aproximação do setor científico com a iniciativa privada com a possibilidade da geração de melhores tecnologias para a sociedade. “A realização de um evento de tamanha importância da UFPR dentro da ReciclAção ratifica os objetivos de promover uma integração entre todas as esferas em prol do desenvolvimento sustentável”, fazendo da ReciclAção o principal forum para discussões e debates sobre assuntos que visam a reciclagem e a preservação ambiental no sul do Brasil completa Bello.

As inscrições para o ENAGER 2011 estão abertas desde 7 de fevereiro somente pelo site do  www.prppg.ufpr.br/enager2011.  Dúvidas, informações e inscrições podem ser obtidas e realizadas com a secretaria do evento no telefone 41-3203.1189 ou pelo e-mail montebello@montebelloeventos.com.br e para envio de resumos e posters no fone (41)3361-3012 ou pelo e-mail: coordcatec.enager2011@gmail.com ou coordgeral.enager2011@gmail.com.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *