Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/09/em-construcaoencontro-de-colegio-de-entidades-debate-associativismo-ferramentas-aos-profissionais-e-eventos/>.
Acesso em 28/03/2024 às 08h21.

Colégio de Entidades de Classe debate associativismo, ferramentas aos profissionais e eventos

3 de setembro de 2021, às 18h34 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Durante a manhã desta sexta-feira (03), foi realizada, de forma virtual, a reunião n.° 75 do Colégio de Entidades de Classe – CDER-Estadual, reunindo representantes de diversas Entidades de Classe do estado, gerentes do Crea-PR, profissionais, colaboradores do Conselho, e, especialmente nesta reunião, ocorreu a participação dos presidentes de gestões anteriores do Crea-PR, eng. civ. Joel Krüger (2012 ~ 2017), e o eng. agr. Luiz Antonio Rossafa (2000 ~ 2005).

Presidente eng. civ. Ricardo Rocha.

Em sua fala de abertura, o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, resumiu as ações mais recentes do Sistema Confea/Crea e realizou informes sobre os temas discutidos no Colégio de Presidentes que aconteceu nesta semana, com destaque para a PEC 108 e a MP 1040, ressaltando a vitória do Sistema em derrubar as questões relativas ao Salário Mínimo Profissional e a regulamentação das profissões. “Vitórias e mais vitórias do Sistema e de nossas profissões. Nestes últimos meses podemos afirmar que o Congresso Nacional reconheceu a força do nosso Sistema e a importância das Engenharias, Agronomia e Geociências para o país”, disse Ricardo.

Em seguida, o presidente do Conselho falou sobre as ações do Planejamento Estratégico do Crea-PR focadas nas Entidades de Classe, com destaque ao portal das Entidades de Classe, que deve ser lançado neste mês, e o trabalho do Associativismo realizado pelo Crea.

Ao citar as ações relacionadas às Entidades de Classe, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, que criou o Colégio de Entidades de Classe em sua gestão no Paraná, e o ex-presidente do Crea-PR, eng. Rossafa, ressaltaram o quanto o Paraná está à frente de outros estados na representatividade através dessa grande parceria entre Colegiado e Conselho. “Este Colégio representa a força do associativismo paranaense e o orgulho que temos dele”, disse Joel. Rossafa complementou: “vemos aqui um trabalho muito importante, as Entidades são um grande parceiro do Sistema, sem elas, não existimos”, ressaltou o presidente de gestão anterior.

Dando continuidade ao encontro, os gerentes regionais do Crea-PR, eng. eletric. Thyago Giroldo Nalim, e a eng. agr. Ana Paula Afinovicz, apresentaram aos representantes de Entidades os resultados da campanha de associativismo do Crea. “Conseguimos mais de 400 profissionais novos para as associações com as nossas ações até o momento. Temos certeza que bateremos a nossa meta de mil associados assim que as próximas ações forem concluídas”, enfatizou Ana ao fim de sua explanação.

Em seguida, os outros gerentes regionais do Crea-PR, eng. civ. Diogo Artur Tocacelli Colella; eng. agr. Eduardo Ramires; e o eng. civ. Geraldo Canci, realizaram informes sobre a aproximação entre Crea e as Instituições de Ensino do estado; CreaJr e membros dirigentes; e a Agenda Parlamentar, ações do Crea-PR relacionadas ao Planejamento Estratégico do Conselho.

Finalizando o encontro, o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes, destacou alguns assuntos, como a aprovação da minuta do Edital de Chamamento Público para 2022, o planejamento para o Encontro Paranaense de Entidades de Classe 2021, a situação dos protocolos das Entidades de Classe, data do lançamento de novos cursos disponibilizados na plataforma ProCrea2.0, o 14º PCQ – Prêmio Crea-PR de Qualidade, e o apoio das Entidades na divulgação do CONEST.

A próxima reunião do CDER acontece em outubro.

Texto: Lucas Aron Nogas – Comunicação Crea-PR


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *