Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/41119>.
Acesso em 16/10/2021 às 19h02.

Presidente do Crea-PR leva proposta de residência técnica à ministro do Trabalho Ônix Lorenzoni

16 de setembro de 2021, às 9h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na manhã desta quarta-feira (15), o Crea-PR deu mais um importantíssimo passo em direção ao objetivo de regulamentar um programa de residência técnica em nível federal para profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências. O presidente do Conselho, eng. civ. Ricardo Rocha, foi recebido em Brasília pelo Ministro do Trabalho e Presidência Ônix Lorenzoni, para apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido no Paraná há mais de 20 anos na área de residência técnica na gestão pública, e a sugestão de um programa especialmente voltado aos profissionais relacionados ao Sistema Confea/Crea.

“Essa visita é fruto de uma audiência realizada no Congresso Nacional, mês passado, com a deputada federal do Paraná, eng. civ. Leandre Dal Ponte, que conheceu o programa e se mostrou extremamente empolgada, sugerindo que o mesmo fosse levado ao ministro em forma de PL”, explica o presidente do Crea-PR.

Segundo a deputada, o Projeto de Lei 3169/2021 é muito importante neste momento pelo qual o país está passando. “É um programa onde todos ganham: os recém-formados, que precisam de uma oportunidade de primeiro emprego, que podem se especializar recebendo uma bolsa-auxilio, e o Estado, que muitas vezes não tem a possibilidade de completar com concursos ou cargos comissionados os quadros técnicos de ensino superior, necessários para o bom funcionamento da máquina pública”, destaca a engenheira Leandre.

A ideia do programa de residência técnica estava entre as ações propostas pelo presidente do Crea-PR no início da sua gestão e ganhou forças com a parceria da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). “A Seti já operacionaliza residências técnicas em Engenharia e Arquitetura, Gestão Pública e em Engenharia e Gestão Ambiental. A sugestão agora é que o governo federal regulamente um programa de residências técnicas para os profissionais das engenharias, agronomia e geociências que, em um primeiro momento, seria direcionado aos órgãos públicos federais, mas que pudesse ser ampliado para empresas privadas”, detalha Ricardo Rocha, comemorando a excelente aceitação do ministro Lorenzoni à sugestão, “ele imediatamente providenciou junto aos seus assessores para que a proposta fosse encaminhada”.

Deputada Leandre, Ônix Lorenzoni e presidente Ricardo Rocha.

Além do programa, foram também apresentadas ao ministro Lorenzoni as iniciativas do Crea-PR de qualificação e inserção do jovem no mercado de trabalho, e requalificação de quem já está atuando por meio de cursos EAD, desenvolvimento das associações de classe, ampliação do programa CreaJr, entre outras. “As ações do Sistema Confea/Crea englobam a vida do profissional desde quando ele está na faculdade, por meio do acompanhamento de melhorias e inovações na qualidade do ensino, até o momento que ele se aposenta, por meio dos benefícios da Mútua, que também faz parte do Sistema. O sucesso do encontro de hoje com o ministro do trabalho é mais um grande passo nos objetivos traçados pelo Crea-PR nos últimos anos que vai transformar a vida de muitos jovens profissionais e qualificar ainda mais o mercado das engenharias, agronomia e geociências no Paraná”, afirma o presidente do Crea-PR.


Comentários

  1. José Oriovaldo Palmeiro Ribeiro disse:

    Parabéns Presidente pela brilhante iniciativa. Esperamos que o Sr. Ministro do Trabalho encampe a ideia.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Estamos sempre lutando pela defesa dos profissionais e a melhoria constante da profissão! Agradecemos seu comentário.

  2. Todas as medidas que venham a motivar os estudantes ou jovens formandos serão sempre bem-vindas.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Exatamente, Francisco! Agradecemos seu comentário.

  3. LUCIDIO PAGNUSSAT disse:

    Muito bom. Meu amigo Onyx vai atender bem

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Com toda a certeza, Lucidio!

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *