Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/42020>.
Acesso em 05/12/2021 às 10h59.

CreaJr-PR tá on! Confira como foi a live desta quinta-feira

15 de outubro de 2021, às 15h41 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Na noite da última quinta-feira (14), o CreaJr-PR, em parceria com a Unicentro, realizou a sua segunda live do Programa no Youtube do Crea-PR. Focada na importância do associativismo e cooperativismo no desenvolvimento dos jovens profissionais, o “CreaJr tá on” contou com as apresentações do presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha; do ex-presidente da FNEAS – Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária, e atual assessor da presidência do Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, eng. amb. Renato Muzzolon Jr.; e do diretor da CredCrea, econom. Cesar Fabre.

Claudemir Marcos Prattes (à esq.) e o eng. civ. Ricardo Rocha (à dir.).

Durante a abertura, o presidente do Conselho, eng. Ricardo, falou sobre o início da sua vida profissional e seu contato com o associativismo. “O associativismo foi essencial no começo da minha carreira. Me envolvi ainda na faculdade com o CEAL, Clube de Engenharia de Londrina, fazendo cursos, participando de palestras, além de realizar diversas outras atividades com a Entidade. Isso foi fundamental para que eu, como jovem profissional na época, pudesse criar minha rede de contatos”. Em seguida, ele falou sobre o período logo após a universidade. “Assim que iniciei minha vida como engenheiro, fiz meu mestrado e tive a oportunidade, a convite da AREAC – Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel – e do Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção Civil, de ir para Cascavel lecionar. A Associação foi fundamental na implantação do curso de Engenharia Civil na cidade. A partir daí, comecei a me envolver mais com as associações e o Sistema Profissional. Quando vi, me apaixonei pelo associativismo”, disse Ricardo.

Eng. amb. Renato Muzzolon Jr.

Dando continuidade à Live, o eng. amb. Renato Muzzolon Jr. comentou sobre o que o associativismo representou em sua vida e o que trouxe de benefícios. “Eu sempre estive muito envolvido com o Sistema, desde minha época de estudante, participando do CreaJr, até depois de formado, como presidente de Entidade de Classe. Tudo começou em 2005, quando representei o CreaJr, Programa que ainda estava em implantação. Ainda como estudante, sempre fui muito participativo. Auxiliei, por exemplo, na fundação da APEAM – Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais. Pouco tempo depois, em 2011, assumi a presidência da Entidade. Eu sou fruto disso, dessas políticas de renovação do Sistema Confea/Crea”, pontuou Renato que hoje tem um grande papel dentro desse Sistema.

O gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes, comentou, durante a fala de Renato, sobre o Manual de orientação para criação de novas associações, criado pelo Sistema Confea/Crea, em parceria com a FNEAS, e citou dados das Entidades paranaenses, mostrando sua importância para o Sistema. “As Entidades têm, em sua essência, o fortalecimento dos profissionais, das profissões e a missão de levar conhecimento técnico e apoio aos colegas da mesma área. Elas representam os profissionais dentro do Crea, elas são os profissionais! Hoje o Crea-PR tem em seus registros 95 Entidades, sendo 64 com representação no Conselho, ou seja, que tem poder de voto e de proposição nas pautas do plenário e das Câmaras Especializadas”, define o gerente, que também foi mediador do encontro.

Econom. Cesar Fabre.

O economista Cesar Fabre, diretor da CredCrea, comentou sobre a fundação da cooperativa e os serviços que ela oferece. “O associativismo sempre esteve no meu sangue, desde o Ensino Fundamental até a formação superior. A CredCrea tem como foco auxiliar as entidades, os profissionais e o associativismo como um todo, é um prazer fazer parte deste processo. Nossa missão é ser diferente, não queremos só oferecer uma linha de crédito”, disse Fabre.

Alessandra Silva dos Santos.

 

Um ponto alto do encontro foi a participação da ex-coordenadora estadual do CreaJr-PR, Alessandra Silva dos Santos, que falou de sua experiência no Programa. Alessandra hoje está na França, realizando um intercâmbio na cidade de Montpellier. “O CreaJr foi um marco na minha vida e no meu currículo. A minha trajetória tem tudo a ver com o CreaJr. Eu ingressei no Programa logo que entrei na faculdade, e isso me trouxe uma rede de contatos muito maior que somente na graduação. O CreaJr foi um diferencial na minha formação, em todos os processos seletivos que participei para chegar aqui fui questionada sobre o Crea e o CreaJr. Tenho certeza que a participação no Programa foi preponderante para eu estar aqui hoje”, comentou.

Após as explanações iniciais, o gerente do DRI começou um segundo bloco, com uma rodada de perguntas aos palestrantes, onde foram discutidos diversos temas importantes para os acadêmicos e profissionais, como “O que o Sistema faz por você“, além das perguntas realizadas no chat do Youtube.

Quer saber mais? Acesse a live e confira na íntegra.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *