Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/10/comitiva-formada-por-mais-de-50-profissionais-da-area-representara-o-parana-no-congresso-brasileiro-de-agronomia-cba-em-florianopolis/>.
Acesso em 28/03/2024 às 06h54.

Comitiva formada por mais de 50 profissionais da área representará o Paraná no Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), em Florianópolis

Crea-PR apoia iniciativa que promove desenvolvimento entre profissionais da área

15 de outubro de 2021, às 11h08 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) é um dos apoiadores do Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), que chega neste ano à sua 32ª edição. O Paraná será representado por mais de 50 profissionais ligados à área – sendo 10 presidentes de associações – no evento que será realizado entre os dias 19 e 22 de Outubro, em Florianópolis. O CBA é o maior encontro da agronomia brasileira e será palco de discussões sobre assuntos relevantes para a sociedade e para o agronegócio brasileiro.

Neste ano, a discussão deverá ser em torno do eixo Desafios Profissionais no Mundo em Transformação. Entre os temas, o CBA debaterá: formação profissional; oportunidades de trabalho, desenvolvimento rural; desafio da sustentabilidade; código florestal; agricultura 4.0; inteligência artificial; segurança alimentar; cooperativismo, sistemas inovadores de produção, entre outros.

O vice-presidente do Crea-PR e presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Clodomir Ascari, destacou a importância da participação da comitiva paranaense. “O evento trará debates sobre temas atuais em nossa área de atuação. Além do compartilhamento de informações e conhecimentos, o CBA será uma importante possibilidade de networking para profissionais da área, estudantes e entusiastas do agronegócio brasileiro”.

Segundo Clodomir, a participação de presidentes de Associações de Engenheiros Agrônomos de diversas regiões do Paraná também se faz fundamental para o desenvolvimento do agronegócio paranaense. “Certamente todo o conhecimento que tivermos acesso durante o evento será replicado nas regiões paranaenses se fazendo chegar até os produtores, profissionalizando cada vez mais a atividade no campo”.

Neste ano, em sua Palestra Magna, o CBA traz o Engenheiro Agrônomo Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 devido ao trabalho de impulsionamento do agronegócio brasileiro, quando criou e foi líder da revolução agrícola tropical sustentável que transformou o Brasil em potência agroalimentar global e trouxe novos horizontes para a segurança alimentar mundial.

Presidente do Confaeab (Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil), Kleber Santos, falou sobre a participação de Paolinelli no evento. “O ex-ministro foi e é exemplo de inspiração no agronegócio. E agora, diante deste novo normal, somos mundialmente reconhecidos pelo papel relevante de abastecimento de alimentos, fibras e energias renováveis”.

 

CBA

O evento tem abrangência nacional e é focado nos profissionais do setor agrário, alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, consultores técnicos e profissionais, mas também será aberto a todos aqueles que têm interesse nos temas que serão abordados.

Pela primeira vez em sua história, o CBA acontecerá de forma híbrida. Ou seja, seu formato será presencial e haverá transmissão on-line. Isso permitirá que congressistas que não puderam participar de forma presencial possam acessar de forma remota toda a programação do evento.

 

Programação

Em sua programação, o evento trará palestras com temas relevantes, minicursos, mesas redondas e painéis de debates sobre temas ligados à Agronomia e o novo mundo, voltados especialmente à política profissional e a aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população. Ao todo, serão 15 painéis com aproximadamente 40 palestrantes nacionais e internacionais, entre eles Alejandro Luis Bonadeo, vice-presidente da Associação Mundial dos Engenheiros Agrônomos (AMIA), e também o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, que falará sobre Agricultura no Mundo em Transformação.

Entre os painéis, serão abordados temas como: Gênero e Intergeracionalidade na Atividade Profissional; Exercício e Ética Profissional no Mundo em Transformação; Qualidade de Ensino e Formação Profissional; Organização Profissional; Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária; Recursos Hídricos e Conservação do Solo; Agricultura, Mudança Climática e Agrobiodiversidade, entre outros.

 

A programação completa poderá ser acessada no site do CBA, no www.cba-agronomia.com.br

 

Inscrições

As inscrições para o 32º Congresso Brasileiro de Agronomia já estão abertas e podem ser feitas através do site do CBA.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *