Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/43232>.
Acesso em 24/01/2022 às 19h51.

Crea-PR renova compromisso com o Pacto Global

30 de dezembro de 2021, às 11h49 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Neste ano foi publicado no site internacional do Pacto Global o Comunicado de Engajamento do Crea-PR referente ao período 2019-2020, que inicia com a carta de reafirmação de compromisso com os Princípios do Pacto Global, firmado pelo presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira.

O Comunicado de Engajamento tem o objetivo de reportar publicamente as principais ações desenvolvidas pela empresa no período, que estão relacionadas aos 10 Princípios do Pacto Global.

Entenda melhor o Pacto Global

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Hoje já são mais de 15 mil organizações signatárias, articuladas por cerca de 70 redes em 160 países ao redor do mundo. O Brasil é a terceira maior rede local, com 880 signatários.

Atualmente, a Rede Brasil organiza grupos de trabalho nos quais as empresas signatárias podem se envolver, definindo focos de atuação, alinhados a um ou mais dos princípios advogados pelo Pacto.

Atuação do Crea-PR e o CRSC

No Crea-PR, as ações relacionadas aos princípios do Pacto são monitoradas e, quando aplicável, planejadas, pelo Comitê de Responsabilidade Socioambiental Corporativa (CRSC). Nos próximos anos, com a reafirmação do compromisso do Crea-PR por parte da gestão atual, o Conselho inicia um novo momento do CRSC, com nova formação e atuação com planejamento estratégico e metas próprias.

Fiscalização e Relações Institucionais têm papel fundamental

O cumprimento do papel de fiscalizar, realizado de forma eficaz, naturalmente torna o Crea-PR um agente importante em prol dos princípios do Pacto. Conforme citado no relatório publicado, no que diz respeito à atuação externa em prol dos direitos humanos e das relações de trabalho, resultados significativos são atingidos pelo Crea por meio de fiscalizações relacionadas ao descumprimento do salário mínimo profissional, desvios de conduta ética e exercício ilegal da profissão.

Por outro lado, a atuação do Departamento de Relações Institucionais, por meio das ações relacionadas a convênios, Entidades de Classe e Instituições de Ensino, geram efeitos positivos diretos sobre a sociedade empresarial, profissional e demais, permeando todos os aspectos defendidos pelo Pacto Global. Nesse sentido, a mensuração de resultados pode não ser quantitativa, mas é percebida e afirmada no sentido qualitativo.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, adotada em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nessa agenda, chamada de Agenda 2030, estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Esses objetivos são um dos focos de atuação das empresas signatárias do Pacto Global. As ações desenvolvidas, se estiverem relacionadas aos ODS, devem contribuir para o atingimento de uma ou mais das 169 metas estabelecidas pela ONU para o mundo.


Comentários

  1. Cleiton disse:

    Vide Audiência Pública “Obrigatoriedade do passaporte sanitário” ocorrida na AlePR em (11_11_2021).

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá novamente, Cleiton.
      Essa questão sobre o “passaporte sanitário” é muito pessoal. Nós, Crea-PR, defendemos a vacinação da população.

      1. cleiton disse:

        Dentro desse video da audiencia publica foi falado sobre o real interesse do pacto global.

        1. Comunicação Crea-PR disse:

          Não entendemos seu questionamento, Cleiton.

  2. CLeiton disse:

    Que vergonha ver que o conselho de engenheiros apoia essa agenda nefasta.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Cleiton. Tudo bem?
      Uma pena que pense assim. Nós, Crea-PR, achamos o Pacto Global ótimo para o Conselho e a sociedade.

  3. ÁLVARO CÉSAR VANOLLI disse:

    Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pode ser sintetizado em um só: “amai-vos uns ao outros”.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *