Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/43664>.
Acesso em 24/01/2022 às 20h28.

Crea-PR fiscaliza obras da ponte de integração Brasil-Paraguai

Obra está com mais de 70% do projeto concluído

22 de dezembro de 2021, às 8h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Foto: Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional/Divulgação.

Representantes do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) estiveram na última semana para realizar fiscalização e visita técnica na obra da Ponte de Integração Brasil-Paraguai. A obra, iniciada em agosto de 2019, já está com mais de 70% do projeto concluído.

“É de praxe que a autarquia realize esse tipo de fiscalização periodicamente e, agora, quase na etapa final, o objetivo era averiguar a parte documental das empresas, dos profissionais envolvidos, de projetos, das (ART) Anotações de Responsabilidade Técnica dos serviços e das condições de trabalho”, explica o gerente da regional Cascavel do Crea-PR, Geraldo Canci.

Nesse sentido, toda a estrutura foi fiscalizada. Segundo o relatório, em todas as etapas foram realizados ensaios e testes para maior segurança antes, durante e depois da obra. O andamento do projeto está conforme o esperado, não há atrasos e não houve acidentes com graves desde o início das obras.

“É um demonstrativo de que mesmo em grandes obras, se forem tomados os cuidados com a segurança, os acidentes podem ser evitados ou amenizadas as gravidades”, complementa Geraldo.

Além disso, outro detalhe importante é que grande parte das atividades já foram concluídas, tais como a armazenagem de produtos químicos; desmonte de rocha; avaliação e vistoria; concretagem; levantamento planaltimétrico; dentre outros detalhes.

“Obras de grande magnitude como essas chamam muito a atenção, pois envolve a expertise de diversos profissionais. Nessa, por exemplo, tivemos o trabalho de engenheiros eletricistas, civil, mecânicos, além de outros profissionais especializados em questões específicas como concretagem e estaiamento. É uma obra complexa que demanda muita responsabilidade e durante a fiscalização, conseguimos verificar isso de perto”, finaliza Canci.

No total, já foram investidos mais de R$162 milhões na obra, que é resultado de uma parceria entre Governo do Paraná, Itaipu Binacional e Governo Federal, sendo que a administração da execução é de responsabilidade do DER/PR. Quando concluída, a ponte terá 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros. Serão duas pistas simples com acostamento e calçada. Com o projeto, espera-se que veículos pesados vindos da Argentina e Paraguai deixem de transitar pelo centro de Foz do Iguaçu, além de descongestionar a Ponte Internacional da Amizade que, atualmente, é a principal ligação entre Brasil e Paraguai.


Comentários

  1. JORGE SEKIYA disse:

    Estive em Foz, vi obra em adiantado andamento da ponte, porém a rodovia de ligação, entroncamentos, tanto no BR como no Paraguai, ainda mal começaram. Será que concluirão até setembro.!

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá! Nos resta aguardar, Jorge.

  2. Caros colegas

    Grato por repassarem as informações sobre o andamento da ponte que será muito útil para toda a região. O que noto é que nas notícias que tenho lido, aparecem várias informações básicas mas sempre fica uma em falta que é essencial: Para quando está previsto o fim da obra? Em algum lugar eu li que a previsão é para setembro de 2022. Essa data está mantida até o momento? (vai ser pertinho das eleições mas faz parte…)
    Abraço a todos.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Orlando! Tudo bem?
      Sim, a previsão continua para 2022. Para setembro!

  3. jose antonio coelho disse:

    Bom dia.
    Será que seria possível complementar com algumas informações:
    1- Uma localização, com referencia a ponte atual? ;
    2- Qual a construtora, ou o consórcio responsável pela execução?
    3- Quem projetou , empresa, profissional individual?
    4- Quando a previsão de entrega?
    Agradeço antecipadamente

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, José! Tudo bem?
      Vamos lá!
      1- Uma localização, com referência a ponte atual?
      Fica no marco das três fronteiras, aproximadamente 10 km da ponte da amizade.
      2- Qual a construtora, ou o consórcio responsável pela execução?
      Consórcio Construbase-Cidade-Paulitec
      3- Quem projetou , empresa, profissional individual?
      A licitação previa que o consórcio que executasse a ponte deveria também projetá-la. Portanto, no geral, a ponte foi projetada pelo Consórcio Construbase-Cidade-Paulitec.
      4- Quando a previsão de entrega?
      Previsão de termino é para setembro de 2022.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *