Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/438>.
Acesso em 10/07/2020 às 18h44.

Profissionais acompanham apresentação da CREDCREA

10 de maio de 2011, às 13h44 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O plenário do CREA-PR sediou nesta segunda-feira a apresentação da CREDCREA – Cooperativa de Crédito dos Profissionais do CREA-SC, efetuada pelo presidente da cooperativa, engenheiro civil Gelásio Gomes, acompanhado do presidente da Central em SC, Moacir Krambeck.

A reunião foi uma retribuição à visita feita em 2010 à CREDCREA pelo presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr. “Ao invés de criar uma nova cooperativa, processo que leva cerca de dois anos, pensamos na possibilidade da CREDCREA montar uma agência em Curitiba para atender os profissionais paranaenses”, disse.

Presente em quatro cidades de Santa Catarina – Florianópolis, Rio do Sul, Itajaí e Jaraguá do Sul – a CREDECREA tem entre as metas para 2011 implementar mais dois pontos de atendimento no Estado. Com sete anos de atividade, a cooperativa é composta por 3,5 mil profissionais, representando mais de 10% dos profissionais de Santa Catarina. Entre as vantagens da CREDCREA – primeira do Brasil autorizada pelo Banco Central para fazer compensação bancária –, está o atendimento personalizado, a inexistência de taxa de manutenção de conta e taxas de juros menores.

Além disso, tem entre seus produtos e serviços (que podem ser utilizados por profissionais inscritos no CREA-PR e seus parentes, bem como por funcionários do CREA-PR, da Mútua-PR e de entidades) as cotas capital, conta corrente, poupança, aplicações, cartões de crédito e débito, transferências, pagamento de folhas e emissão de contracheques.

“A cooperativa é uma filosofia de vida e de atuação na sociedade, onde as pessoas e as empresas cooperadas se baseiam em valores de ajuda mútua, solidariedade, democracia e participação”, resumiu Gomes.

Atualmente são sete as cooperativas voltadas aos profissionais do Sistema CONFEA/CREA, de um total de 1.450 cooperativas em atividade no Brasil, atendendo 5 milhões de pessoas. Nos Estados Unidos, o número de cooperados sobe para 86 milhões, atendidos por 8.879 cooperativas.

A CREDCREA iniciou em 2002, composta por 33 profissionais e um patrimônio de R$ 33 mil. Hoje, seu patrimônio líquido é de R$ 6,830 milhões. O Banco Central autoriza disponibilizar 100% do capital para empréstimo, sendo destes 65% dos depósitos a prazo e 35% dos depósitos à vista.

O evento foi acompanhado por lideranças de Curitiba, representando sindicatos e entidades de classe.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *