Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/01/regional-do-crea-pr-divulga-balanco-com-as-principais-acoes-de-2021/>.
Acesso em 28/03/2024 às 15h18.

Regional do Crea-PR divulga balanço com as principais ações de 2021

Em ano marcado pela pandemia, as fiscalizações do exercício profissional nas Engenharias, Agronomia e Geociências chegaram a 2.785 no Sudoeste

7 de janeiro de 2022, às 16h31 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Relatório elaborado pela gerência da Regional Pato Branco do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) neste mês revela que a equipe da autarquia somou 2.785 atividades de fiscalização nos municípios do Sudoeste, em 2021. A modalidade com maior número nos relatórios foi a Engenharia Civil – 457, seguida por Agronomia – 429, Engenharia Mecânica – 260 e Engenharia Elétrica – 256, entre outras. Mesmo utilizando ferramentas tecnológicas e cruzamento com bancos de dados de órgãos governamentais, a equipe de fiscais percorreu 38.445 km na região.

“Tivemos ainda 731 denúncias e diligências e 1.259 processos de fiscalização foram analisados. As Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) emitidas após fiscalizações chegaram a 561. São números que demonstram, na prática, o trabalho que o Crea faz para fiscalizar o exercício ilegal das profissões no ano que passou”, comenta o Engenheiro Civil Diogo Colella, gerente da Regional Pato Branco. 

Barbara Meurer, Engenheira Civil de Mangueirinha e coordenadora regional dos Inspetores da Regional Pato Branco do Crea-PR, credita os resultados à eficiência da equipe do Conselho e, também, da abertura para a participação dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências.

“O Crea dá espaço para manifestação dos profissionais. Nós, inspetores, temos a função de aproximá-los do Conselho e das entidades de classe, de receber sugestões e também alertas de problemas. É importante observar que, mesmo com todos os problemas decorrentes da pandemia, o trabalho tem sido bem feito”, analisa Barbara.

Atendimentos e denúncias

A Regional também registrou 5.879 atendimentos ao público e 3.373 protocolos finalizados. “O tempo médio de resposta foi inferior a um dia útil de tratamento. O percentual de satisfação com o atendimento prestado foi de 94,14%”, frisa Diogo Colella.

Leidiane Mensch Tille, agente administrativa da Inspetoria de Francisco Beltrão do Crea-PR, salienta que a virtualização dos atendimentos explica a agilidade nos encaminhamentos. “O processo digital facilita muito, pois o formato permite interação assim que os protocolos são feitos, evitando idas e vindas por parte dos profissionais, das empresas e da sociedade”, destaca.

A agente observa ainda as diferentes opções de canais para que a sociedade possa fazer denúncias de exercício irregular da profissão e de infrações de conduta ética. “O processo de denúncia pode ser tratado de forma anônima. O Crea, desta forma, busca amparar a sociedade, fiscalizando o exercício e a conduta dos profissionais.” 

Para denúncias, o Conselho disponibiliza aplicativo, disponível para iOS e Android, o telefone 0800 041-0067 ou pela internet (https://www.crea-pr.org.br/portaldeservicos/registrar-denuncia/).

Convênio Casa Fácil

Neste ano, foi celebrado novo convênio entre a Prefeitura de Pato Branco, a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco (Area-PB) e o Crea-PR, referente ao programa Casa Fácil, que estabelece parceria entre as entidades de classe e Administração Municipal para a construção de moradias populares com até 50 m². A ação é voltada para famílias com renda de até três salários mínimos e um único terreno.

O Livro de Ordem, ferramenta digital destinada ao preenchimento por parte dos profissionais, foi mais uma novidade. “Ainda houve a implantação do atendimento on-line, com possibilidade de envio de documentos digitalizados pelos clientes diretamente de seus equipamentos, para registro de protocolos totalmente virtuais, e pelo Whatsapp”, completa o gerente da Regional.

Profissionais e empresas

O número de profissionais registrados na Regional Pato Branco do Crea-PR chegou a 3.275, 715 mulheres e 2.560 homens. Ao todo, 338 novos profissionais do Sudoeste registraram-se em 2021. A atual composição dos profissionais por Inspetoria está assim: Pato Branco – 1.260; Francisco Beltrão – 1.161; Realeza – 563; e Palmas – 291.

A Regional de Pato Branco do Crea-PR tem 1.627 empresas registradas, volume superior às Regionais de Ponta Grossa (1.373), Guarapuava (1.293) e Apucarana (964) e próximo ao da Regional Londrina (2.059). Em 2021, no Sudoeste, foram registradas 249 empresas. Atualmente, a distribuição por Inspetorias é: 587, em Francisco Beltrão; 556, em Pato Branco; 360, em Realeza; e 124, em Palmas.

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Contato para a imprensa

Antônio Menegatti

(46) 99912-9002

ascompatobranco@creapr.org.br


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *