Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/01/7o-encic-marca-as-boas-vindas-aos-novos-conselheiros/>.
Acesso em 29/03/2024 às 09h54.

7º Encic marca as boas-vindas aos novos conselheiros

17 de janeiro de 2022, às 19h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nesta segunda-feira, dia 17, os novos conselheiros do Crea-PR foram recepcionados pelo presidente da autarquia, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, na abertura do 7º Encic – Encontro de Integração dos Novos Conselheiros. Os 78 conselheiros participantes passarão a fazer parte do Plenário do Crea-PR, com posse marcada para quarta, dia 19, na primeira Sessão Plenária do ano. Ao longo do dia eles participaram de palestras realizadas por representantes de todos os departamentos do Crea-PR, tendo a oportunidade de conhecer melhor sobre o Sistema Confea/Crea e todo o funcionamento das atividades do Conselho, além de questões técnicas, regimentais e de legislação.

A entrada desses profissionais confirma o cumprimento do Art. 43 da Lei n.º 5.194 de 1966, que determina que o Plenário dos Creas deve se renovar anualmente pelo terço de seus membros. No Paraná, 90 novos conselheiros passam a atuar juntamente com a autarquia na defesa e valorização das profissões das Engenharias, Agronomia e Geociências. São 48 conselheiros titulares e 42 suplentes.

Na fala de abertura, o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, falou de aspectos que confirmam que “o Sistema Profissional faz a diferença para todos os profissionais, por terem uma profissão regulamentada, e esse Sistema carrega o nome dos conselheiros, esse conjunto de profissionais que traz uma inteligência coletiva para o Conselho”.

Para ele, a função de conselheiro é muito importante pela troca de ideias entre pessoas que convivem na base com as Entidades de Classe, nas inspetorias (microrregiões do estado). “O papel de vocês é fundamental para manter o conselho ativo em suas atividades, o gestor de fiscalização, por exemplo, tem papel fundamental de interagir, debater as ações, e ainda o fundamental parecer dos conselheiros nos processos”, diz o presidente.

No Paraná são no total 143 conselheiros, com uma Plenária bem distribuída, com representantes de todas as regiões do Paraná. “Em 2021, mesmo com a pandemia as atividades seguiram e mostramos que nossas profissões são fundamentais para a sociedade; estamos ativos no construção das políticas públicas, participando ativamente de todos os debates importantes, deixando claro nosso posicionamento enquanto política institucional para o desenvolvimento da agricultura, da economia, mostrando a importância das nossas profissões, que fazem a diferença”, diz Rocha.

E finaliza: “sou entusiasmado pelo Conselho, acredito que a organização faz a diferença para nossas profissões, e que nossas profissões fazem a diferença para a sociedade, então fico entusiasmado pelo que representamos e como precisamos trabalhar para tornar nossas profissões cada vez mais fortes”, diz o presidente Ricardo.

Ainda pela manhã, conversaram com eles o superintendente Engenheiro Agrônomo Celso Roberto Ritter;  representando os gerentes regionais, o Engenheiro Civil Diogo Colella, gerente em Pato Branco; o procurador Robson Arbigaus Rothbarth; o representante do Departamento de Assessorias Técnicas, Engenheiro Eletricista Leonardo Marçal; e a gerente do Departamento de Planejamento e Controle, Juliane Marafon.

Durante a tarde, foi a vez da facilitadora da Secretaria Geral, Ana Cristina Barni; da jornalista da Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR, Débora Pereira; do gerente do Departamento Contábil e Pessoal, Ricardo Bittencourt; da gerente do Departamento de Fiscalização, Engenheira Ambiental Mariana Maranhão; do gerente do Departamento de Relações Institucionais, Claudemir Prattes; do gerente do Departamento de Suprimentos e Serviços, Sandro Luis Marangoni; e da gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Tatiana Breda.

Acesse aqui o álbum do evento.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *