Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/03/quais-empresas-devem-ter-registro-no-crea-pr/>.
Acesso em 19/04/2024 às 15h57.

Quais empresas devem ter registro no Crea-PR?

10 de março de 2022, às 13h33 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Esse questionamento é um dos mais comuns entre os recebidos pelos canais de atendimento do Crea-PR. O Conselho sempre teve como foco encontrar as melhores formas para que todas as dúvidas relacionadas a este tema fossem sanadas por meios rápidos e ágeis.

A página no nosso site traz em detalhes todas estas informações. Paralelo a ela, todos os atendentes da Central de Informações (0800 041 0067) estão treinados para responder as mais diferentes dúvidas sobre o tema; os fiscais são orientados para, ao realizarem as fichas cadastrais nas empresas, explicarem sobre legislações e o caminho para a realização do registro; e as regionais realizam constantemente reuniões convidando empresas recém-registradas (ou com processo de solicitação em andamento) para tirar as dúvidas.

Mesmo com todas estas frentes, muitos profissionais ainda têm dúvidas quando constituem ou alteram as áreas de atuação de suas empresas. Na busca por reduzir essas dúvidas, nesta semana (08/03) o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, esteve em reunião com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) – Laudelino Jochem, com objetivo de propor um Termo de Cooperação para que ambas autarquias trabalhem didaticamente junto aos seus respectivos registrados sobre quais normativas devem ser verificadas no momento de abertura ou alteração de contrato de uma empresa. “Ainda temos muitas empresas que acabam sendo autuadas por não estarem registradas no Crea-PR devido ao desconhecimento por parte de seus empresários e contadores. Mesmo com todas as frentes de informações já citadas disponibilizadas pelo Crea, ao trabalharmos em conjunto com o CRC faremos com que ambos o atores de um processo de registro de empresas sejam diretamente e simultaneamente informados sobre as atenções necessárias na abertura de seus negócios”, diz Ricardo Rocha.

O presidente do Crea-PR elencou outras ações que farão parte deste Termo de Cooperação: “Orientações para o preenchimento do E-Social, parceria para a realização de cursos em conjunto e troca de informações sobre fiscalização”.

Na ocasião da reunião estiverem presentes a Facilitadora do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, Eng. Quím. Milena Pereira; Diretor Superintendente do CRC, Gerson Luiz Borges de Macedo; e Everson Luiz Breda Carlin, Vice-Presidente de Administração e Finanças do CRC.


Comentários

  1. Fernando Sulzbach Huppes says:

    Interessante.

    Aproveitem e cadastrem os professores universitários que atuam no ensino da engenharia. Muitos sequer são profissionais cadastrados ao CREA.

    Artigo de duas caras para a mesma moeda.

    • Comunicação Crea-PR says:

      Olá, Fernando. Tudo bem?
      O Sistema Confea/Crea só pode cobrar registro de profissionais que executam atividades de Engenharia ou Geociências, o que não é o caso dos professores. O Conselho está sempre incentivamos os docentes a realizem seus registros para que tenhamos um Sistema cada vez mais forte, mas isso não é algo que podemos exigir.

    • Fernando Sulzbach Huppes says:

      …você já viu um médico professor sem registro do conselho de medicina?

      Vocês estão justificando com lorota!

      • Comunicação Crea-PR says:

        Olá, Fernando. Tudo bem?
        Os professores médicos não são obrigados a ter registro do CRM. Somente os médicos que atuam como médicos são obrigados, assim como os engenheiros, agrônomos e geocientistas.

  2. Anderson says:

    Falou, mas não disse quais são as empresa, pelo jeito ninguém sabe ao certo.

  3. Alonso Henri says:

    Poderiam incluir mais fiscalizações no interior do Estado para valorizar a Engenharia, mas preferem ficar de braços cruzados assim como deixam de lado o concurso público que fizeram. Simplesmente lamentável!

    • Comunicação Crea-PR says:

      Olá, Alonso. Tudo bem?
      Nós realizamos diversas ações no interior, você tem dúvida sobre alguma região em específico? E sobre o concurso informamos que não estamos de braços cruzados. A questão da pandemia atrasou o processo e tivemos que esperar para realizar o chamamento dos aprovados. Informamos que estamos finalizando o documento que libera a contratação dos profissionais aprovados no concurso. Na segunda quinzena de março traremos mais informações sobre quando essa convocação começa.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *