Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/03/convenio-entre-crea-pr-prefeitura-de-londrina-e-ceal-oferece-assistencia-tecnica-gratuita-para-construcao-de-casas-no-jequitiba/>.
Acesso em 16/04/2024 às 02h57.

Convênio entre Crea-PR, Prefeitura de Londrina e CEAL oferece assistência técnica gratuita para construção de casas na cidade

Através do Programa Casa Fácil, famílias têm acesso a projetos arquitetônicos elaborados por profissionais habilitados, respeitando normas de uso e ocupação de solo

25 de março de 2022, às 15h47 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Famílias da zona norte de Londrina agora podem aderir ao programa Casa Fácil, ação fruto do convênio entre Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) e da Prefeitura do Município por meio da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab).

Pelo programa, as famílias terão acesso a projetos arquitetônicos e acompanhamento de um Engenheiro Civil de forma gratuita durante o período de obras. O Crea-PR reduzirá a taxa de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para R$5,22, desconto de quase 98%. A iniciativa atende à Lei Federal 11.888/2008, que assegura o direito de assistência técnica pública e gratuita para projeto e construção de habitação social para famílias de baixa renda, conforme prevê a Constituição Federal. A ART é um documento que identifica de forma legal, objetiva e rastreável que a obra ou serviço foi planejada e executada por um ou mais profissionais legalmente habilitados pelo CREA, e que cabe exclusivamente a este, ou a estes profissionais, a responsabilidade técnica pela obra ou serviço realizado, sem prejuízo às responsabilidades cíveis e criminais caso ocorram. A emissão da ART atende à Lei nº 6.496/77, cujo texto determina que todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes às Engenharias, à Agronomia e às Geociências, fica sujeito à “Anotação de Responsabilidade Técnica” (ART).

Registro da reunião

Famílias com renda mensal de até três salários mínimos com terreno legalizado e que não tenham outros imóveis podem aderir ao Programa Casa Fácil. Além disso, os interessados devem atender a outros dois requisitos: não possuir outro imóvel em Londrina e ser proprietário do terreno onde pretende construir, seja por escritura ou contrato de compra e venda registrado em cartório.

São 311 famílias do Jequitibá que podem solicitar adesão ao programa. Até o momento, pelo menos 60 já usufruem dos benefícios ofertados pelo convênio. Para obter mais informações sobre o funcionamento ou até mesmo fazer o agendamento, os interessados devem ir até à Cohab, que fica na rua Pernambuco, 1002.

O aditivo assinado nesta quinta-feira (24), no gabinete do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, estabelece que os projetos arquitetônicos das casas construídas no bairro serão elaborados por profissionais habilitados, respeitando as normas de uso e ocupação de solo, com a devida aprovação pela Secretaria Municipal de Obras, emissão de alvará de construção e certificado de conclusão de obra, o que permite depois a averbação da construção em cartório de registro. “Esse é considerado um avanço do programa. Anteriormente, o morador tinha que ser, de fato, proprietário do terreno. Hoje, ele precisa apresentar somente o termo de compra e venda do terreno, assinado entre ele e a Prefeitura, para ter acesso ao Casa Fácil. Comemoramos, portanto, essa inovação, já que Londrina é a primeira cidade do Paraná que assina esse aditivo, e será exemplo para as demais cidades do estado. O projeto já começa a valer imediatamente”, afirmou o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira.

No Casa Fácil, o CEAL cederá os modelos de projetos que já existem para ampliar o acervo da Cohab. “O Casa Fácil é um projeto tradicional, que merece nossa atenção. Esse aditivo assinado hoje tem o objetivo de dar dignidade para famílias que não conseguem construir de forma legal. Vamos beneficiar famílias vulneráveis, que poderão, finalmente, ter endereço”, comemorou o presidente do CEAL, Decarlos Manfrin.

Presentes no encontro e o documento do Casa Fácil

O presidente da Cohab, Luiz Cândido de Oliveira, conta que o projeto vem para tirar a informalidade na construção civil. “Com essa parceria, vamos conseguir levar orientação técnica gratuita e possibilitar que as famílias tenham projetos aprovados, legalizados e com alvará de construção”, afirmou o presidente da Cohab, Luiz Cândido de Oliveira. O prefeito Marcelo Belinati agradeceu ao Crea-PR e ao Ceal pela parceria. “O grande diferencial de Londrina é que entendemos que todo mundo precisa trabalhar junto. Desejo que façamos mais parcerias boas como essa para toda a cidade”, finalizou.

O Programa Casa Fácil foi criado pelo Crea-PR em 1989 e estabelece uma parceria com as entidades de classe e prefeituras para a construção de moradias com até 70m². Em três décadas, o programa já atendeu mais de 200 mil famílias.

Participaram da reunião no gabinete do prefeito,  o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira; o presidente do Ceal, Decarlos Manfrin; o presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), Luiz Cândido de Oliveira; Brazil Verçosa, Diretor do Crea-PR; Gilberto Dias de Melo, Inspetor-chefe do Crea-PR em Londrina; Claudemir Prattes, Gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR; Edgar Tsuzuki, gerente regional do Crea-PR em Londrina, Matheus Thum, vereador e Fernando Madureira, vereador.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *