Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2011/06/rasca-rodrigues-abre-congresso-do-meio-ambiente-em-cascavel/>.
Acesso em 28/03/2024 às 19h01.

Rasca Rodrigues abre congresso do meio ambiente em Cascavel

4 de junho de 2011, às 4h05 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Considerado um dos principais especialistas do meio ambiente no Paraná, o deputado estadual e ex-secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, abriu na noite de sexta-feira (030 o Congresso Meio Ambiente – Futuro Sustentável, organizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel, em parceria com o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
Ao falar para uma plateia formada por profissionais e acadêmicos, Rasca Rodrigues apontou os desafios do século 21. São eles: geração de riquezas sem degradar o meio ambiente; preservação de recursos naturais, geração de renda e inclusão social; adequação de processos produtivos ao desenvolvimento sustentável e recuperação gradativa da qualidade ambiental.
O deputado apresentou um dado interessante, extraído de pesquisa feita pela Revista do Meio Ambiente. Conforme levantamento, 56% dos brasileiros não sabem o que é sustentabilidade. A dúvida é manifestada nas classes C e D. “A conscientização e a participação de todos como agentes multiplicadores é recurso indispensável para mudar essa realidade”, comenta.
A destinação dos resíduos sólidos é outra preocupação iminente. Rasca ressaltou a responsabilidade das empresas geradoras de embalagens pelo recolhimento, seja de forma direta ou indireta.  Sobre o congresso, Rasca frisou que “trata-se do primeiro passo para a mudança de comportamento”.
O vice-presidente do CREA-PR, André Gonçalves, destacou o papel do congresso no sentido de promover a conscientização entre os vários segmentos da sociedade.
A presidente da Aeac, Marli Aoki, criticou a política de reaproveitamento do lixo. “É falha. Cada um precisa fazer a sua parte, evitando jogar lixo pelas ruas e reduzindo o uso de automóveis responsáveis pela emissão de gás carbônico”. Segundo ela, muitos dos desastres ambientais, como as enchentes, são reflexos da ação do homem e do lixo jogado na cidade.
Marli destacou ainda as ações desenvolvidas pela Aeac, como o plantio de 800 mudas de árvores em sua sede recreativa feito por profissionais e crianças da pré-escola.
Neste sábado, o congresso terá continuidade. Confira programação no rodapé deste site.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *