Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2016/07/representante-do-crea-pr-participa-de-aula-inaugural-de-disciplina-do-curso-de-agronomia-ufpr/>.
Acesso em 29/03/2024 às 03h39.

Representante do Crea-PR participa de aula inaugural de disciplina do curso de Agronomia – UFPR

29 de julho de 2016, às 15h28 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No dia 27 de julho o Coordenador da Câmara de Agronomia do Crea-PR, engenheiro agrônomo Rodrigo Luz Martins, participou da aula inaugural da disciplina intitulada Rural Concepts in Rural Sciences, ministrada para alunos da graduação em Agronomia da UFPR – Setor de Ciências Agrárias. Na oportunidade, Martins explicou aos presentes sobre o funcionamento do Crea-PR, da Câmara de Agronomia, e esclareceu sobre a importância da participação dos futuros colegas e dos professores nas entidades de classe e nas representações da Instituição de Ensino junto ao sistema Confea/CREA.

A disciplina está sendo ministrada pelo  engenheiro agrônomo  Dr. João Carlos Bespalhok Filho, professor do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, coordenador do curso de Agronomia da UFPR e Conselheiro Suplente do Crea-PR; pelo engenheiro florestal  Dr. Paulo de Tarso de Lara Pires, professor do  Departamento de Economia e Extensão Rural e coordenador da disciplina; e pelo engenheiro agrônomo Dr. Luiz Antônio Corrêa Lucchesi, professor do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, coordenador do Projeto de Extensão Universitária ‘Agronomia & Sustentabilidade: Agronomia para uma sociedade mais sustentável’, e presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná.

Conforme explica Lucchesi, “pela primeira vez na história da Universidade Federal está sendo ministrada, no Setor de Ciências Agrárias, uma disciplina na língua inglesa, com o objetivo de contribuir para uma melhor formação dos futuros Engenheiros Agrônomos graduados por este curso tradicional. A novidade faz parte do processo de internacionalização da UFPR e do Curso de Agronomia”.

Estão matriculados nesta disciplina optativa alunos dos cursos de Agronomia e de Engenharia Florestal. Em sua primeira edição, em período especial de férias, a disciplina Rural Concepts in Rural Sciences abordará aspectos relativos à Conservação Ambiental com ênfase no Solo e na Água, questões relativas ao aquecimento global e aspectos da Genética e Melhoramento Vegetal, com aulas ministradas inteiramente em inglês. A disciplina também está aberta a alunos estrangeiros e será oferecida regularmente nos próximos períodos.