Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/09/crea-pr-participa-da-sistematizacao-das-propostas-para-o-congresso-nacional-de-profissionais/>.
Acesso em 28/03/2024 às 10h03.

Crea-PR participa da sistematização de propostas para o Congresso Nacional de Profissionais

A coordenadora do CEP paranaense, Eng. Civ. Lígia Francovig Rachid, secretariou o eixo Atuação Profissional

15 de setembro de 2022, às 20h00 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Coordenadores dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEP) concluíram nesta quinta (15), no Hotel Planalto Bittar, em Brasília, a sistematização de 356 propostas debatidas de maio a setembro, em eventos microrregionais e locais. Durante os dois dias, os 27 coordenadores abordaram os eixos temáticos do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP): Inovação Tecnológica, Infraestrutura e Atuação Profissional. Ao final, foram reunidas 59 propostas, respectivamente, com 10, 14 e 35 propostas, que serão discutidas em oito salas, no 11º Congresso Nacional de Profissionais, a ser realizado de 6 a 8 de outubro, em Goiânia.

Coordenador do grupo de apoio ao CNP, criado pelo Confea, o gerente de relacionamentos institucionais do Confea, eng. amb. Renato Muzzolon Júnior, descreveu a metodologia aplicada para os debates. “Foram criados grupos conforme os eixos temáticos, secretariados por três coordenadoras, que tiveram plena autonomia para discutir e sistematizar as propostas. Sugerimos uma metodologia de divisão interna, principalmente no caso do eixo temático Atuação Profissional, que contou com 200 propostas, e teve 27 subgrupos, apenas para ajudar nas discussões. Tudo transcorreu conforme o nosso planejamento, e as propostas sistematizadas em cada grupo foram confirmadas por todos os coordenadores ao final. Agora, as propostas passam a ser Propostas Nacionais Sistematizadas”, descreve, informando que o credenciamento dos delegados para o CNP será realizado no dia 6 de outubro, a partir de 18h.

Sistematização das propostas foi acompanhada pelo presidente em exercício do Confea, eng. civ. José Carlos PimentaSistematização das propostas foi acompanhada pelo presidente em exercício do Confea, eng. civ. José Carlos Pimenta

No encerramento da sistematização, o presidente em exercício do Confea, eng. civ. José Carlos Pimenta, destacou a importância da sistematização, comentando alguns temas que poderiam vir a ser abordados nas propostas. “São quase 400 propostas a serem sistematizadas em pouco mais de 50 propostas, a serem encaminhadas depois do CNP ao plenário para se transformarem em resoluções e outros normativos, dentro desses três pilares muito representativos, englobando tudo o que a gente precisa para colocar de dentro para fora do Sistema os nossos posicionamentos para que o país tenha o desenvolvimento que a Engenharia e a Agronomia podem dar”, comentou.

Atuação Profissional

 Secretária do eixo temático Atuação Profissional, eng. civ. Lígia Francovig RachidSecretária do eixo temático Atuação Profissional, eng. civ. Lígia Francovig Rachid

Com 200 propostas divididas em 27 subeixos, o eixo temático contou com a experiência da engenheira civil Lígia Eleodora Francovig Rachid, coordenadora do CEP-PR, em seu secretariado. No primeiro dia da sistematização, descreve, os subeixos foram analisados para analisar a convergência de suas propostas. “Tinha um eixo temático com 18 propostas, mas a gente conseguiu reduzir para duas propostas. Não que todas não fossem contempladas, foram, mas elas convergiram. Porque o objetivo é que a gente não leve coisas similares ou repetidas para o CNP para que lá os profissionais tenham mais tempo para discutir sobre as propostas que foram levadas para lá. A gente está vendo que isso está sendo possível sem prejudicar nenhuma proposta dos profissionais”, comentou, ainda antes da conclusão dos trabalhos.

Segundo Lígia, as propostas foram discutidas por todos os participantes do grupo. “Nós discutimos para que todos soubessem o que estava sendo tratado, o que facilitou a análise das convergências”. Para ela, o eixo temático demonstra a preocupação com a eficiência do Sistema. “Independente da região, os anseios são muito parecidos. Vejo isso positivamente porque todo mundo está enxergando coisas parecidas”, diz.
A coordenadora do CEP-PR considera ainda que a valorização de propostas para o crescimento do país está sendo desenvolvida aos poucos no Sistema. “O profissional do Sistema preocupa-se com a sua região, com o cliente, mas ele ainda não conseguiu enxergar a importância que a profissão dele tem para o desenvolvimento do país. Isso é uma coisa que tem sido disseminada desde 2019, mas agora é que ela está aflorando. Mas esse eixo tem relação com essa proposta porque mesmo estando preocupado com a sua atuação profissional, as pessoas também estão preocupadas que tenha profissionais habilitados para fazer aquele tipo de trabalho, em benefício da sociedade”, aponta.

Veja mais fotos no Facebook do Confea

Inovação Tecnológica

Secretária do eixo temático Inovação Tecnológica, eng. quim. Helenice GarciaSecretária do eixo temático Inovação Tecnológica, eng. quim. Helenice Garcia

Para a secretária do grupo, engenheira química Helenice Garcia, atual vice-presidente do Crea-SE e coordenadora do CEP-SE, “a sistematização representa uma valorização do pensar dos profissionais de várias modalidades de todos os estados que elaboraram propostas nesses três eixos que têm aspectos complementares e que a gente precisa aglutinar  para levar ao CNP uma síntese que atenda essas expectativas que apresentam particularidades, mas que contemplam anseios que são de todo o país”, apontando ainda que as propostas do eixo temático Inovação Tecnológica abrangem normatizações profissionais e outras que precisam ser representativas do conjunto de propostas exequíveis a serem apresentadas ao CNP.

Infraestrutura

Secretária do eixo temático Infraestrutura, eng. amb. Wanessa RochaSecretária do eixo temático Infraestrutura, eng. amb. Wanessa Rocha

Coordenadora do CEP-GO, a engenheira ambiental Wanesa Rocha secretariou o grupo, considerando que o trabalho foi dividido em subeixos como transportes, saneamento básico, obras públicas e infraestrutura em si para que as 78 propostas chegassem mais robustas ao CNP. “O que a gente quer é que o Sistema contribua para o desenvolvimento do país. Essa discussão veio para agregar como o Sistema pode contribuir para o desenvolvimento nacional. Às vezes, falta na ponta a população ter conhecimento desse fato”, diz, informando que os temas foram também discutidos por todos após as discussões nos subgrupos.

O presidente em exercício do Confea citou o contexto do escoamento da produção de soja. “Ela sai mais cara não devido à produção, mas em decorrência do transporte, da infraestrutura terrível das estradas, filas para descarregar nos silos. A Embrapa fez muito bem a parte dela, os dirigentes da agroindústria estão fazendo a parte deles, mas chega na hora do transporte, os nossos produtos às vezes perdem a competitividade, devido ao custo elevado da falta de infraestrutura que o Brasil ainda tem. Isso também é Engenharia, é Agronomia. Então, está a nosso cargo tentar resolver isso. Se deixarmos só para os políticos, eles não vão resolver”, disse, lembrando os modais desvalorizados como o ferroviário e o fluvial.

Secretárias Lígia Francovig Rachid (Crea-PR), Helenice Garcia (Crea-SE) e Wanessa Rocha (Crea-GO), ao final da sistematizaçãoSecretárias Lígia Francovig Rachid (Crea-PR), Helenice Garcia (Crea-SE) e Wanessa Rocha (Crea-GO), ao final da sistematização
Adaptação do texto de Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea /
Fotos: Thiago Zion – Confea

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *