Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/10/engenharia-civil-curitibana-sera-destaque-em-evento-nos-estados-unidos/>.
Acesso em 29/03/2024 às 06h15.

Engenharia civil curitibana será destaque em evento nos Estados Unidos

Filipe Guedes Sanches é um dos mais jovens projetistas do mundo a ter o reconhecimento

20 de outubro de 2022, às 10h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Engenheiro Civil Filipe Guedes Sanches é um dos profissionais mais jovens do mundo convidados para participar do 12º Workshop Internacional sobre Concreto Estrutural. Realizado no próximo sábado (22/10) em Dallas, nos Estados Unidos, o evento selecionou oito engenheiros, com até 35 anos, que participaram em projetos de alta complexidade.

O Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon) foi o responsável pela seleção de jovens projetistas no País. Os perfis selecionados foram submetidos a análise e enviados para o Instituto Americano de Concreto (ACI) dos Estados Unidos. O ACI realizou uma nova seleção, com profissionais de todo o mundo e, então, convidou os engenheiros eleitos para contar suas experiências durante o evento, que tem como objetivo reunir e disseminar informações sobre o desenvolvimento e aplicação de padrões de projeto de concreto.

A homenagem a Filipe se deu por conta da sua participação no Casa Milano. Localizado em Curitiba, o empreendimento é um marco pela sua altura e tecnologia de túnel de vento utilizada em sua análise estrutural.

“Ter a oportunidade de apresentar este projeto é muito recompensador. Foram vários desafios superados por toda a equipe que participou do trabalho. Vejo que isso irá agregar de duas maneiras na minha carreira. A primeira é todo o aprendizado absorvido no processo, que foi enorme e muito rico. A segunda é a visibilidade promovida por esse reconhecimento, que gera conexões, parcerias e trocas de experiências”, comenta Filipe.

O profissional tem em seu currículo graduação em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com conclusão em 2016, e intercâmbio no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon, na França. Filipe também é mestre em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na área de pesquisa de sistemas estruturais, com término em 2020.

Desde 2018, Filipe ainda atua como professor de graduação e pós-graduação com foco nas áreas de tecnologia da construção de edifícios, projeto de estruturas de concreto armado, fundações e contenções na IDD – Educação Avançada, em Curitiba.

“Sinto que isso me traz muita motivação. Não apenas para mim como profissional, mas para todos envolvidos no processo. Vemos que a engenharia brasileira possui grande potencial de desenvolver soluções inovadoras e ousadas, tendo como objetivo melhorar nossas cidades e consequentemente a vida das pessoas”, celebra o Engenheiro Civil.

O profissional aponta ainda que, para estruturas deste porte, é fundamental realizar um estudo estrutural mais refinado e não apenas se basear em modelos simplificados. A análise do túnel de vento, por exemplo, pode gerar economia de material, além de garantir conforto e segurança aos usuários do edifício. No Casa Milano, estão previstos a utilização de aproximadamente 8.000 metros cúbicos de concreto e 1.100.000 quilos de aço.

Para o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, essa conquista demonstra o alto nível dos profissionais do Paraná e a excelente base educacional proporcionada pelas nossas universidades, sempre em busca da melhoria contínua.

O projeto

Projetado pela AS Estruturas, Engenheiros e Associados e em construção no bairro Champagnat, em Curitiba, o Casa Milano terá 33 andares e cerca de 140 metros de altura, o que o colocará como um dos cinco prédios mais altos da capital paranaense. Um dos destaques do empreendimento da GT Building é a vista panorâmica para o Parque Barigui, um dos pontos turísticos mais famosos da capital paranaense. O imóvel de luxo se destaca ainda por pontos como inovação, sofisticação e modernidade em sua arquitetura. A conclusão da obra está prevista para 2025.


Comentários

  1. Isabella Sanches says:

    Parabéns Eng. Filipe. Que maravilhoso ser representado num evento tão importante por um paranaense. Você é extremamente merecedor pela trajetória que trilhou até essa conquista.
    Sucesso sempre

  2. Parabéns Filipe!! Reconhecimento mais do que merecido! Muitas mais conquistas te esperam daqui para frente! Muito sucesso nessa jornada

  3. Mara Juliana says:

    Que orgulho!!! Parabéns Eng. Filipe.

  4. Wanderson sanches says:

    Parabens Filho! Estou muito orgulhoso e feliz com mais esta conquista! Sempre nos presenteando! Que venham novos desafios e conquistas a engenharia Brasileira está sendo divulgada lá fora o projeto è muito especial e complexo.👏👏👏👏👏

    • Comunicação Crea-PR says:

      Com certeza um exemplo a ser seguido, né? Agradecemos seu comentário, Wanderson e mande um abraço para o seu filho!

  5. Luis Felipe De Rosis Santos says:

    Isso tudo é fruto de muita dedicação e trabalho. Parabéns, Filipe, você merece!

  6. Elisabeth Penner says:

    Não há dúvida nenhuma de que esse reconhecimento é fruto do talento, da competência e da dedicação que ele sempre demonstrou em todas as atividades que assumia. Tive o prazer de ter sido sua professora e o sentimento é de muita satisfação com a certeza de que o sucesso sempre fará parte da carreira dele.

  7. Filipe Sances sempre foi um destaque, desde o início da universidade. Prêmio mais que merecido para um profissional tão brilhante. Parabéns, Sanches! Muito mais sucesso no seu caminho.

  8. Bruna Schreiner says:

    Incrível demais ver Curitiba e UTFPR entrando no mapa mundial da Engenharia. E não poderiamos estar melhor representados do que pelo Filipe Sanches! Pessoa e profissional incríveis!

  9. Helder Paiva says:

    Essa notícia já era esperada, o Sanches sempre foi um aluno inteligentíssimo, e um profissional com capacidade e competência fora da curva!

    Um abraços,

    Helder!

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *