Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/11/atualizacao-e-integracao-de-equipes-marcam-o-primeiro-dia-do-13o-seminario-de-fiscalizacao-do-crea-pr/>.
Acesso em 28/03/2024 às 15h32.

Atualização e integração de equipes marcam o primeiro dia do 13º Seminário de Fiscalização do Crea-PR

22 de novembro de 2022, às 19h11 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Teve início nesta terça, dia 22, o 13º Seminário de Fiscalização do Crea-PR que ocorre em Toledo-PR, com a participação do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, de toda a equipe de fiscalização e das assessorias técnicas, conselheiros, inspetores coordenadores de Inspetorias e demais convidados.

Conforme explica a gerente do Departamento de Fiscalização, Eng.ª Amb. Mariana Maranhão, “o Seminário tem como objetivo atualizar e integrar a equipe de fiscalização do Crea-PR, permitindo também interação com as Câmaras Especializadas e Colégio de Inspetores, fortalecendo assim esta atividade tão importante para combater o exercício ilegal e não ético das profissões do Sistema Confea/Crea”.

Participaram do dispositivo de honra na abertura do evento, além do presidente, a conselheira federal, Eng.ª Agr. Márcia Laino, o conselheiro gestor de fiscalização, Geog. José Roberto Francisco Benhed, o coordenador do Colégio de Inspetores (CDIN), Eng. Eletric. Gilberto Dias de Melo, e o agente de fiscalização Marco Antonio de Souza, representando a equipe de fiscalização.

O presidente Ricardo Rocha relembrou o período vivido de pandemia, “um tempo de grande aprendizado, de adaptação e em que houve um aumento da produtividade de fiscalizações em algumas áreas, com a interação e cruzamento de dados. Espero que esse encontro tenha esse viés de debate e atualização para os próximos meses de trabalho”.

Rocha destacou a participação de profissionais da equipe de fiscalização do Crea-RS, relembrou a Campanha Hotel Mais Seguro feita em conjunto entre os Creas Sul. Falou ainda da importância da “fiscalização preventiva, orientativa e educativa, em primeiro lugar, e punitiva se necessário. A verdadeira intenção é orientar a sociedade para que ela fique segura justamente por meio da contratação de profissionais”. Ele afirmou ainda que “este Seminário é o espaço de debates e ideias para refletir como vai ser a fiscalização daqui alguns anos, e hoje sinto orgulho do trabalho de vocês, de trabalhar nessa fiscalização com todos vocês”.

O agente Marco Antonio agradeceu a toda a equipe de trabalho e desejou a todos “um excelente seminário, com uma grande oportunidade de troca de experiências entre os funcionários da fiscalização. Me sinto honrado de estar aqui representando todos os meus colegas”.

O inspetor Gilberto Dias falou um pouco de sua trajetória como profissional e de sua proximidade com o Conselho que já dura 40 anos. “É importante estarmos próximos do Sistema Profissional, fazermos parte de uma associação, pois isso serve para nos fortalecer. Sabemos que o trabalho de um fiscal não é fácil, por isso agradeço o trabalho de todos que combatem o exercício ilegal da profissão”. O coordenador do CDIN reforçou ainda a forma de abordagem. “A fiscalização praticada primeiramente de forma orientativa é fundamental, pois fiscalizar é proteger a sociedade, e todos nós somos fiscais enquanto estamos no Crea, é isso que os profissionais e a sociedade esperam de nós”, afirma.

O gestor de fiscalização José Roberto agradeceu a oportunidade de participar do evento e comentou sobre “o trabalho que temos feito nos últimos dias de integração das nossas atividades de Geografia com o Sistema Profissional, por meio de um treinamento com os agentes de fiscalização, passando em todas as regionais do Crea-PR”, explica.

A conselheira federal Márcia Laino, representando o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, afirma que “o Sistema respira fiscalização, foi para isso que foi criado e para isso que trabalhamos. Este é um momento de valorização de nossos fiscais e a fiscalização é como uma força cidadã que coíbe a atuação em desacordo com a legislação. Tenho certeza que os trabalhos desses dois dias se desenvolverão com eficiência e competência”.

Programação

A primeira palestra foi do Tiago Henrique Vinicius Dudek, deficiente visual, que compartilhou com os participantes a sua experiência de vida, levantando reflexões sobre os diferentes pontos de vista que cada pessoa pode ter, baseados em sua vivência.

Na sequência, a Eng.ª Eletric. Ana Carolina Sala Moreno, do Núcleo de Inovação Tecnológica do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). Especialista em Energias Renováveis, a palestrante possui MBA em Gestão de Projetos, Mestrado em Engenharia de Energia, e cura Doutorado em Energia e Sustentabilidade. De 2006 a 2008 atuou como agente de fiscalização no Crea-PR na Inspetoria de Foz do Iguaçu, Regional Cascavel. Desde 2009 está no PTI, com experiência em projetos de pesquisa, desenvolvimento, negócios e inovação na área de energia.

Logo após, vindos do Crea-RS, a supervisora de fiscalização, técnica em contabilidade, Raquel Fortes Rodrigues, com 29 anos de atuação como agente fiscal; e o técnico em eletrotécnica e bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do RS, Homero Balzarete Lima Lopes, agente fiscal há 32 anos.

Eles falaram de suas experiências com a fiscalização em seu estado, especialmente a fiscalização em parques, uma área nova de atuação.

Na parte da tarde, a programação iniciou com a palestra do assessor da Comissão de Ética do Crea-PR, Eng. Quím. Paulo Cesar Markovicz, que falou dos procedimentos atuais dos processos éticos. O palestrante atua na área como assessor há 10 anos.

A palestrante Catarina Squilante, profissional com mais de sete anos de experiência em inovação e estratégia de negócios, falou sobre ‘Como resolver problemas difíceis’. Ela desenvolveu sua carreira em multinacionais e uma startup unicórnio na área de Estratégia de Negócios e Transformação Digital. Catarina é pós-graduanda em Master Business Innovation e se especializa constantemente em inovação para contribuir com o desenvolvimento de novos clientes e novos negócios.

Em seguida a Patrícia Moresco, do Departamento de Planejamento e Controladoria, apresentou a palestra ‘Como falar com o fiscalizado’, abordando aspectos de comunicação, perfis, política de comunicação e formas de abordagem oral e escrita, priorizando as técnicas de linguagem simples. Ela é graduada em Marketing e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, especialista em Design para Web, e possui MBA em Inteligência Competitiva e Planejamento Estratégico. Patrícia é mentora de estratégia para negócios e instrutora nas áreas de marketing, relacionamento com o cliente, comunicação assertiva e gestão para resultados. No Crea-PR desde 2007, já foi facilitadora das regionais Pato Branco e Curitiba, passando em 2015 a atuar nas áreas de planejamento estratégico e de comunicação corporativa.

Para encerrar os trabalhos do primeiro dia foi realizada a palestra do Eng. Cartogr. Giovani Castoldi. Ele é tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, integrante do Departamento de Tecnologia da Informação desde 2009, responsável pelo Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR. Ele falou sobre o desenvolvimento do projeto de fiscalização por imagens.

 

O 13º Seminário de Fiscalização segue nesta quarta-feira (23) com palestras e trabalhos em grupo.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *