Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/11/maringa-londrina-e-apucarana-recebem-governanca-cooperativa-do-crea-pr/>.
Acesso em 29/03/2024 às 10h50.

Maringá, Londrina e Apucarana recebem Governança Cooperativa do Crea-PR

Próximas agendas serão realizadas em dezembro nas sedes do Conselho em Guarapuava, Pato Branco, Cascavel e Curitiba.

25 de novembro de 2022, às 11h21 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Com o objetivo de aproximar e ouvir profissionais atuantes no mercado e lideranças regionais em busca de melhorias para o Sistema Profissional, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) deu início a realização dos encontros de Governança Cooperativa  por todo o Estado. Realizada duas vezes ao ano, a ação reúne representantes de Entidades de Classe, de Instituições de Ensino, Conselheiros, Inspetores e profissionais do Sistema.

Os encontros seguem em dezembro e estão previstos para Guarapuava (5), Pato Branco (6), Casvavel (7) e Curitiba (15). Até o momento, as agendas foram realizadas em Maringá (16), Londrina (17) e Apucarana (18).  O presidente do Conselho, Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, esteve presente em todos os encontros regionais. Entre os temas discutidos estão as metas e os desafios para 2023, com foco no fortalecimento dos vínculos de base, e as ações da Frente Parlamentar.

“Reunir conselheiros, ex-conselheiros, profissionais da fiscalização, membros do CreaJr e demais grupos é fundamental para discutirmos novas ideias e ideal para ter, o que gosto de chamar, ‘inteligência coletiva’. Com a governança cooperativa e participativa, temos acesso a demandas que permitem ao Crea avançar, tanto no trabalho enquanto gestão, como no papel de proteger a sociedade a partir da nossa atuação”, pontuou Rocha.

Estiveram presentes durante as reuniões representatnes do Colégio de Instituições de Ensino (CIE); CreaJr-PR; Comissão das Entidades de Classe Regional (CDER) e do Colégio de Inspetores Regional (CDIN).

Maringá

A Governança Cooperativa no Noroeste do Paraná reuniu diferentes Entidades de Classe. Coordenadores de curso representantes do CIE discutiram pautas relacionadas ao detalhamento das atribuições dos colegiados e das atribuições de sua atuação junto à Frente Parlamentar. Os representantes do Conselho em  comissões, comitês, conselhos consultivos, entre outros, também mostraram os resultados do trabalho, da importância das representações e sua forma de organização regional e estadual.

Representantes de Entidades de Classe e membros do CDER abordaram assuntos como Edital de Chamamento, cursos on-line, revisão de registros, dentre outros. O debate sobre fiscalização foi realizado junto aos integrantes do Colégio de Inspetores Regional (CDIN). O Encontro Estadual do CreaJr-PR, que ocorrerá em 2023, foi outro tema apresentado durante o debate do calendário do CreaJr-PR.

As atividades foram encerradas com a Plenária dos Colegiados Regionais, que contou com apresentação da Conferência das Cidades 2023 e homenagens aos indicados do Prêmio Destaque Profissional 2022, aos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) 2022, e à ex-conselheiros.

Londrina

No Norte do Paraná, a conversa com integrantes do CDER teve como foco, principalmente, o Edital de Chamamento – apresentando propostas de novas metodologias e valores – e as demandas a serem trabalhadas em 2023 junto à Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na sequência, junto aos representantes do CIE, a reunião visou o realinhamento com os coordenadores de cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências da região e o repasse das ações desenvolvidas pelo Colégio Estadual.

A ética profissional, o trabalho de fiscalização e a importância da interação entre as diferentes frentes de atuação em todas as regionais do estado também foram evidenciadas com a troca de experiências durante o encontro do CDIN. Os desafios e metas para 2023, ao lado do balanço dos trabalhos do ano atual, foram tema central da Comissão Acadêmica Regional, além de estabelecer a meta de aumentar o número de representantes de cursos com membros dirigentes e o registro de atividades técnico-acadêmicas.

Por fim, foram entregues os certificados aos indicados ao Prêmio Destaque Profissional de 2022 e apresentada a necessidade da ocupação dos espaços de discussão de políticas públicas por parte dos membros do Crea-PR, ressaltando de que forma deve ser a atuação dos profissionais nesses locais e levando proposições que beneficiem as profissões e a proteção da sociedade no que compete às engenharias.

Apucarana

As atividades iniciaram com encontro do presidente do Crea-PR com a presidente do Sindicato das Indústrias de Pré-Moldados de Concreto do Norte do Paraná (SINDCCON) e vice-presidente da FIEP, Carmen Lúcia. O ponto discutido foi a desoneração do setor no que se refere à Anotação de Responsabilidade Técnica – ART – de serviços possivelmente enquadrados em múltipla mensal. O assunto será levado para debate em âmbito nacional com outros presidentes dos Creas.

Na sequência, o Colégio de Entidades Regional abordou diferentes ações a serem trabalhadas no próximo ano, como à Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), cursos on-line, revisão de registros, além do Edital de Chamamento, com a apresentação de propostas de novas metodologias e valores. Durante o Colégio de Inspetores, ética profissional, o trabalho de fiscalização e a importância da interação entre as diferentes frentes de atuação pautaram os debates.

As atividades realizadas durante o ano foram relembradas durante a Plenária dos Colegiados. O convênio do Sistema Profissional com a ABNT, a manutenção da anuidade por dois anos consecutivos, editais de chamamento público, programa de estandes, ações de fiscalização, atendimento ao público, trabalho dos colegiados são alguns dos exemplos de projetos. Além disso, o ano de 2022 foi marcante para o Crea-PR, com a realização da primeira edição do Prêmio Engenheira Enedina Alves Marques, os avanços durante a 77ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, ocorrida em Goiânia-GO, os debates construtivos do Fórum de Docentes e Discentes, e a programação do 48º Encontro Paranaense de Entidades de Classe.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *