Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/12/governanca-cooperativa-curitiba-2022/>.
Acesso em 28/03/2024 às 08h53.

Governança de Curitiba realiza homenagens e destaca a importância dos profissionais no meio político

15 de dezembro de 2022, às 8h30 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

plenaria-colegiados-curitiba-2022

O Crea-PR realizou, nesta última quarta-feira (14), o penúltimo encontro da Governança Cooperativa em 2022. O evento, que aconteceu em Curitiba na UFPR Setor de Ciências Agrárias, reuniu diversos representantes de Entidades de Classe, de Instituições de Ensino, conselheiros, inspetores, entre outros. O Crea-PR promove esse encontro direto com as lideranças regionais e as entidades duas vezes por ano, nas oito regionais do estado. O objetivo é ouvir diretamente quem está atuando no mercado para pensar em melhorias para o Sistema Profissional e o planejamento de trabalho do Crea-PR.

“A Governança Corporativa passa por todas as regionais do Crea no Paraná e funciona como uma oportunidade de discutir ideias, apresentar resultados e criar mais um canal de diálogo entre o Conselho e os representantes dele nas cidades”, disse o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

A programação

claudemir-prattes
reuniao-CDIN-crea-pr
encontro-CDER

O evento iniciou com as reuniões de dois dos colegiados do Crea-PR: o Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER) e o Colégio de Inspetores (CDIN), reuniões que tiveram como foco fazer um balanço do ano de 2022 e fazer algumas projeções para ano que vem. Os colegiados de Instituições de Ensino Regional (CIE) e do CreaJr já haviam se reunido previamente.

O Colégio de Entidades Regional reuniu-se para tratar de assuntos como o Edital de Chamamento, com a apresentação de propostas de novas metodologias e valores para o Edital 002/2023, demandas a serem trabalhadas no próximo ano, a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná, os novos cursos on-line, revisão de registros, dentre outros assuntos.

Já durante o Colégio de Inspetores foi tratado sobre o trabalho de fiscalização e a importância da interação entre as diferentes frentes de atuação em todas as regionais do estado.

Plenária dos Colegiados

plenaria-colegiados-crea
Presentes no encontro

O grande momento da noite foi dedicado à Plenária dos Colegiados, onde inspetores, conselheiros, representantes de Entidades de Classe e de Instituições de Ensino, profissionais e empresários se reuniram para debater diversos assuntos e realizar homenagens.

A Plenária começou com falas dos “braços” financeiros do Sistema Confea/Crea, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua, e a Cooperativa de Crédito CredCrea.

julio-russi-mutua
Apresentação Julio Russi

Durante sua fala, o diretor-administrativo da Caixa de Assistência, Eng. Civ. Julio Russi, deu um panorama da atuação da entidade no estado, benefícios desenvolvidos e ações da Mútua em 2022. “A cada dia que passa, associamos mais pessoas, pois temos programas que levam a apresentação da Mútua no momento da entrega das carteirinhas para os recém-formados”, comentou. Por meio da Mútua, é possível obter recursos para investimentos em equipamentos, veículos, férias e imóveis. As taxas de juros são normalmente inferiores às praticadas no mercado financeiro. Saiba mais sobre os benefícios da Mútua e associe-se!

credcrea
Representantes da CredCrea

Em seguida, os profissionais Rene e Marcos, representantes da CredCrea falaram sobre os benefícios da Cooperativa de Crédito e um pouco da história do órgão. “Atendemos demandas de profissionais de todo o sul do país. Muitas vezes de forma mais ágil que os bancos tradicionais. Para isso, basta que os profissionais nos apresentem suas necessidades, que nós iremos viabilizar o projeto. A CredCrea é para profissionais, Entidades de Classe, ela é para vocês!”, disse Rene. A Cooperativa CredCrea, tem em sua gama de serviços tudo o que se encontra em qualquer grande rede bancária, no entanto, a custos mais baixos. São linhas de acesso a recursos que ampliam o braço assistencial, como cartões de crédito e até financiamentos imobiliários nos mesmos padrões de bancos estatais. Acesse mais informações sobre a CredCrea aqui!

Após as falas da Mútua e CredCrea foram entregues os certificados referentes ao Prêmio Destaque Profissional de 2022 que não puderam ser entregues durante o 48° Encontro Paranaense de Entidades de Classe. O Prêmio Profissional Destaque é promovido anualmente pelo Crea-PR, com o objetivo de reconhecer, homenagear e compartilhar com a sociedade o potente trabalho dos profissionais que tiveram uma atuação de destaque comunitário em suas regiões, nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.

Os homenageados foram o Eng. Seg. Trab. Roberto Serta; Eng. Amb. Felipe Maia Ehmke; Eng. Eletric. Julio Shigeaki Omori; Eng. Agr. Hugo Reis Vidal; Eng. Seg. Trab. Marcos Jose Taborda; Eng. Civ. Miguel Mansur Aisse.

Encerrando o evento, o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, destacou as ações da Agenda Parlamentar neste ano, relembrou alguns eventos importantes, como o lançamento do Prêmio Crea-PR Eng. Enedina Marques, que homenageou mulheres que fazem a diferença com a atuação como engenheiras, o Congresso Estadual de Profissionais, o Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) e o Fórum dos Inspetores, realizados em Foz do Iguaçu.

assessor-samir
presidente-ricardo
gerente-eduardo

Já o assessor de Gestão de Políticas Públicas do Crea-PR, Eng. Civ. Samir Jorge, falou aos convidados sobre a importância de fortalecer a representatividade das profissões na elaboração de políticas públicas nos municípios através da Conferência das Cidades e da participação dos profissionais nos conselhos dos municípios. “precisamos falar, precisamos estar presentes, precisamos pautas os municípios com as nossas demandas. Se façam presentes, valorizem as nossas profissões!”, finalizou.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *