Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/01/crea-fiscaliza-acessibilidade-em-espacos-publicos/>.
Acesso em 28/03/2024 às 17h58.

Profissionais do Crea-PR percorrem o Estado fiscalizando acessibilidade em espaços públicos

Em parceria com o MPPR, a Autarquia já realizou 10 fiscalizações somente em janeiro e fevereiro de 2022, através do serviço de Fiscalização Integrada de Acessibilidade (FIA)

12 de janeiro de 2023, às 17h57 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Dados divulgados recentemente pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos revelam que, em 2021, o Paraná teve 453 denúncias e 1.767 violações de direitos das pessoas com deficiência, das mais diversas natureza, recebidas através do Disque 100. Segundo a Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) há, pelo menos, 1 bilhão de habitantes no mundo com algum tipo de deficiência, sendo que 80% deles vivem em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Em nosso Estado, diversos órgãos atuam na verificação do cumprimento dos direitos à acessibilidade, entre eles, o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), que através de um convênio formalizado com o Crea-PR, solicita acompanhamento da Autarquia em ações específicas. Durante os mais de 12 anos de existência, esse convênio de Fiscalização Integrada de Acessibilidade (FIA) do Crea-PR já vistoriou mais de 640 locais no Estado.

“Esse trabalho consiste na verificação de alguns itens das normas de acessibilidade em espaços de uso público coletivo. A principal norma abrangida é a ABNT NBR 9050/2020 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A fiscalização é chamada Integrada porque pode ter o acompanhamento de Conselheiros e Inspetores do Crea-PR da região, e também outros órgãos convidados como a Prefeitura e associação de engenheiros local”, detalha o agente de fiscalização II do Defis (Departamento de Fiscalização), engenheiro civil, Felipe Fontoura de Moraes.

Na execução desse serviço, os fiscais Engenheiros Civis do Crea-PR realizam a vistoria in loco e elaboram um Relatório Circunstanciado para ser analisado pela Comissão de Acessibilidade do Crea-PR (CAS). Em caso de desconformidades, a CAS encaminha o caso ao MPPR. Isso porque a legislação não fornece ao Crea-PR poderes para aplicar punições aos empreendimentos que tiverem desconformidades com a norma, assim, através da parceria com o MPPR, é possível, por exemplo firmar, Termos de Ajuste de Conduta, nos quais os empreendimentos se comprometem a fazer as reformas e adequações necessárias.

“Esta forma de cooperação é muito efetiva. No MPPR, existem Promotorias especializadas na defesa dos direitos de pessoas com deficiência, mas eles possuem estrutura limitada para realizar vistorias por conta própria e acabam solicitando isso ao Crea-PR. Já o Crea-PR possui mais fiscais, mas não os poderes legais para resolver os problemas detectados. Então, um complementa o outro”, avalia Felipe.

As FIAs ocorrem em espaços públicos de uso coletivo, como escolas, unidades de saúde, repartições públicas, calçadas, praças, terminais de ônibus, aeroportos. Desde o convênio com o MPPR, as fiscalizações ocorrem, em sua maioria, a partir de pedidos do Ministério, ou seja, a partir do recebimento de demanda. É importante destacar que o Relatório Circunstanciado de FIA feito pelo Crea-PR abrange uma parcela dos requisitos estabelecidos pela ABNT NBR 9050/2020, servindo apenas como panorama geral de alguns aspectos priorizados. Dessa forma a fiscalização é feita de forma visual, com um levantamento que prioriza itens de maior relevância e que sejam evidentes ao olhar, tais como: calçadas (piso regular, guias rebaixadas para travessias de rua, obstáculos); circulação Interna (piso regular, largura das passagens e portas); escadas (dimensões dos degraus, corrimão, sinalização); rampas (inclinação, corrimão, sinalização); elevadores/Plataformas (altura dos botões, sinalização); banheiros (espaço para cadeira de rodas, barras de apoio); e estacionamento (vagas exclusivas, sinalização).

Em virtude da pandemia, os números de fiscalizações realizadas anualmente sofreram redução. Em média, antes das medidas restritivas impostas em virtude do enfrentamento à Covid-19, o Crea-PR, realizava cerca de 50 FIAs por ano. Com a retomada gradativa das atividades, somente no primeiro bimestre de 2022, 10 fiscalizações já foram executadas pela Autarquia, nas regionais de Curitiba, Cascavel, Pato Branco e Ponta Grossa, e outras 12 demandas já estão pendentes para execução no Estado.

“Temos previsão de fiscalizações em espaços como o Museu Histórico de Londrina, Hospital de Clínicas, Secretarias Municipais, Centros Ocupacionais de Idosos. Então são ações em espaços amplamente utilizados pela sociedade como um todo, que sente diariamente a necessidade de um ambiente acessível, inclusivo, com qualidade de tráfego e direito a mobilidade segura”, acrescentou Felipe.

Em Guarapuava, as últimas vistorias feitas pela Regional do Crea-PR em ações do FIA percorreram Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além da Unidade de Acolhimento Especial Fundação Proteger, estabelecimentos bancários e um Centro de Educação profissional. De acordo com o gerente da Regional Guarapuava do Crea-PR, Thyago Giroldo Nalim, a parceria firmada entre o MPPR e o Crea-PR nas atuações do FIA trata de uma contribuição importante da Autarquia, no que se refere ao direito de ir e vir de todo cidadão.

“É preciso que tenhamos clareza em pensar que a acessibilidade não é somente para quem tem alguma deficiência. Um espaço acessível é bom para todos e beneficia também pessoas com mobilidade reduzida permanente ou momentânea. Idosos que podem ter alguma dificuldade para caminhar, famílias com carinhos de bebês, crianças com carinhos de brinquedo ou motocas. Em todos esses casos, se tivermos calçadas irregulares, por exemplo, não há um trânsito de qualidade. Nesse sentido, a acessibilidade serve para diversos tipos de situações e para vários momentos da vida de cada um de nós”, enfatizou o gerente.

Texto “TBT”, produzido em 2022.

O que é um TBT?

Throwback Thursday é uma gíria popular que traduzido significa Quinta-feira do retorno ou Quinta-feira da nostalgia, costuma-se ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários das mídias sociais publicam às quintas-feiras.


Comentários

  1. João Baptista Montanari says:

    Acessibilidade é um assunto pouco conhecido no meio acadêmico. É um tema pouco abordado pelas faculdades de engneharia e arquitetura e a maioria dos profissionais nem tem conhecimento da existência da Lei 13.146/2015 e da NBR 9050. Não faz sentido cobrar o atendimento à Legislação e Normas Técnicas, sem antes promover uma ampla divulgação e discussão do tema. A acessibilidade deve ser prevista desde a elaboração de plantas de loteamento, onde a despisição das ruas, altura do meio fio, posicionamento de bocas de lobo, posteamento, arborização e poços de visita, interferem na execução de rampas para acesso de cadeirantes e na execução da rota acessível. Já as edificações, estas devem ser projetadas de forma que o acesso seja compatível com a calçada, de forma a não formar rampas ou degraus.
    A falta de conecimento e os projetos elaborados sem compatibilização dificultam ou até mesmo impossibilita a adequação à acessibilidade.
    Estou propondo à administração de nossa cidade, a realização de um simpósio para tratar do assunto, onde serão convidados os profissionais da região e se possível, com a participação de membros do comitê de acessobilidade do CREA PR. Desta forma, pretendemos contribuir para que o assunto seja amplamente divulgado e que se dê a importâncianecessária, e para solucionar os problemas ainda na fase de projeto.

    • Crea-PR says:

      Excelente iniciativa, João. Sem dúvida a atuação integrada torna as ações mais efetivas e eficazes, em todos os aspectos!

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *