Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/01/inscricoes-para-concursos-seminario-acessibilidade/>.
Acesso em 28/03/2024 às 18h55.

Crea-PR abre inscrições para mostra de trabalhos técnicos e concurso de fotografias

Atividades são parte da programação do VI Seminário Internacional de Acessibilidade, que acontece em Curitiba no mês de maio

20 de janeiro de 2023, às 8h45 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

seminario-internacional-acessibilidade

Estão abertas as inscrições para a Mostra de Trabalhos Técnicos Científicos e para o Concurso de Fotografias do VI Seminário Internacional de Acessibilidade, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O evento será nos dias 10 e 11 de maio de 2023, no Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil), no bairro Tarumã, em Curitiba.

“O objetivo é motivar e sensibilizar os profissionais das engenharias e o público em geral com relação às questões de acessibilidade, às pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida e para o público em geral  –  tanto na área urbana quanto na rural”, explica a Engenheira Civil Célia Neto Pereira da Rosa, coordenadora adjunta do Seminário.

Confira o site do evento

O evento é promovido pelo Crea a cada dois anos. “Sempre há a participação de profissionais de outros países com palestras para mostrarem essa realidade para nós, o que está sendo feito, principalmente na Europa, onde há uma população mais idosa. Essa é a maior preocupação: que a gente prepare as cidades não só para as pessoas com deficiência, mas lembrando que a nossa população está envelhecendo e a gente vai precisar cada vez mais de mobilidade, de condições de ir e vir para as pessoas idosas”, detalha Célia. “Queremos disseminar cada vez mais essa conscientização para que os profissionais contemplem essas necessidades na hora de fazer seus projetos e executar as suas obras. Muitas vezes não percebemos mas a dificuldade é muito grande pra as pessoas que têm algum tipo de deficiência e para os idosos acessarem alguns prédios públicos, postos de saúde e escolas. Temos que conscientizar a todos até porque a necessidade de espaços acessíveis é lei e temos que cumpri-la”.

Inscreva-se gratuitamente!

Inscrições

Apresentação de Trabalhos Técnicos-Científicos

 

Para a Mostra de Trabalhos Técnicos Científicos, podem se inscrever estudantes universitários e profissionais que desejem expor trabalhos relacionados ao tema central do 6º seminário: “Universo Acessível – Desafios e Soluções”. O regulamento e demais informações para participação estão disponíveis no aplicativo do evento.

Mostra Fotográfica

 

Já a Mostra de Fotografia é aberta a todas as pessoas. Para participar é necessário se inscrever e tirar uma foto original, sem modificações, de situações que retratem a falta de acessibilidade ou uma excelente acessibilidade. “Não queremos só o errado, mas também o certo. Fotos que mostrem uma situação de acessibilidade ou não, de forma que o público depois possa ver”, comenta a  coordenadora. “É muito bacana essa apresentação de fotografias porque você tem ali uma diversidade muito grande e a visão de cada um. Eu, que não tenho nenhum tipo de deficiência, como é que eu vejo essa acessibilidade? E essa pessoa que tem deficiência, como é que ela vê essa acessibilidade?”, pontua.

Os melhores trabalhos inscritos em ambas as mostras receberão certificação.

As inscrições tanto para a Mostra de Trabalhos Técnicos quanto a Mostra de Fotografia encerram em 20 de abril, e podem ser feitas gratuitamente no aplicativo do evento.


Comentários

  1. Carolina says:

    Olá vai ter transmissão online ?

  2. Sandra Silva Korndorfer says:

    É gratuito?

  3. Paulo Otávio Ghizoni says:

    CALÇADAS URBANAS: A regulamentação das calçadas principalmente em áreas urbanas não funciona, é uma área pública onde a responsabilidade de construção é do dono do lote?! As obras são aprovadas individualmente junto as prefeituras, não se tem um mecanismo eficiente de controle da continuidade dessa via, o resultado é obstáculos e mais obstáculos, os profissionais estão conscientes sim, o principal problema é o setor público, na minha visão.

    • Comunicação Crea-PR says:

      Olá, Paulo! Tudo bem?
      Bom ponto de vista! Que tal participar do nosso Seminário para trazer esse assunto para o debate? Agradecemos seu comentário!

  4. Carolina says:

    Muito bom. Vamos participar

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *