Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/01/encic-orienta-conselheiros-que-representarao-os-profissionais-paranaenses/>.
Acesso em 16/04/2024 às 03h34.

ENCIC orienta novos conselheiros que representarão os profissionais do Paraná

23 de janeiro de 2023, às 20h04 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

novos-conselheiros-crea-parana

Nesta segunda-feira, dia 23, os novos conselheiros do Crea-PR foram recepcionados no 8º Encic – Encontro de Integração dos Novos Conselheiros, que aconteceu na sede do Sinduscon em Curitiba. São 78 conselheiros passarão a fazer parte do Plenário do Crea-PR – de um total de 144, com posse marcada para quarta (25), durante a primeira Sessão Plenária do ano. Ao longo do dia eles participaram de palestras realizadas por representantes de departamentos do Crea-PR e de órgãos públicos, tendo a oportunidade de conhecer melhor sobre o Sistema Confea/Crea e sobre todo o funcionamento das atividades do Conselho, além de questões técnicas, regimentais e de legislação.

presidente-ricardo-rocha
Presidente Ricardo durante sua fala.

Na fala de abertura, o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, deu as boas-vindas a todos e afirmou: “hoje será um dia para muitos conhecerem pela primeira vez o funcionamento da nossa autarquia. Agradeço aos que estão dando continuidade ao mandato, aos que chegam pela primeira vez e aos que estão retornando”. O presidente comentou ainda sobre os profissionais que trabalharam nos Colegiados de Entidades de Classe, de Instituições de Ensino e de Inspetores e que hoje estão retornando como conselheiros, “me deixa muito feliz”, declarou e disse: a doação e o comprometimento de todos ao longo do próximo ano serão essenciais para o bom trabalho do Conselho. Vocês contribuirão muito com seu conhecimento e vivência, fomentando debates sempre em prol da melhoria das Engenharias, da Agronomia e das Geociências. Vocês serão lembrados pelas pegadas que deixarão. Vamos juntos nesta caminhada!

A entrada desses profissionais confirma o cumprimento do Art. 43 da Lei n.º 5.194 de 1966, que determina que o Plenário dos Creas deve se renovar anualmente pelo terço de seus membros. No Paraná, 78 novos conselheiros passam a atuar juntamente com a autarquia na defesa e valorização das profissões das Engenharias, Agronomia e Geociências. São 45 conselheiros titulares e 33 suplentes.

Ainda pela manhã, ocorreu a palestra do superintendente do Crea-PR, Eng. Agr. Celso Roberto Ritter, sobre a Estrutura do Conselho e o Regimento Interno.

Em seguida aconteceu a palestra do Dr. Rafael Humberto Galle sobre Papel e conduta do agente público. Ele falou especialmente dos princípios e deveres: legalidade, impessoalidade, supremacia do interesse público, presunção de legitimidade / veracidade dos atos praticados, indisponibilidade do interesse público, controle ou tutela. O Dr. Rafael é especialista em compliance, assessoria e consultoria trabalhista em direito do trabalho pela academia Brasileira de Direito Constitucional, pós-graduado em advocacia trabalhista pela Escola Superior de Advocacia Nacional – ESA-OAB.

À tarde, o encarregado de Dados do Confea – DPO, Alessandro Melo falou da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Ele abordou e importância de adotar novos hábitos, relação entre físico, digital e privacidade, valor da informação, e cada um como agente de tratamento destas informações, no controle, nas políticas púbicas e na personalização. Alessandro é especialista em LGPD, membro do Comitê de Governança da ANPPD, Especialista em Inteligência e Governança de Dados. Formado em Administração com MBA em Data Science e Business Intelligence, Marketing e Gestão Estratégica, e possui certificações internacionais em Privacidade e Segurança de Dados pela EXIN e Inteligência Competitiva pela SCIP.

Encerrando a programação, o facilitador do Departamento de Assessoria Técnica, Geól. Paulo Sartor, falou sobre área restrita do Conselheiro e suas funcionalidades e o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação – DTI, Leandro Araújo, complementou a fala do geólogo explicando o Sistema Eletrônico de Informações – SEI.

Confira os registros do evento em nosso Facebook.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *