Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2016/10/14-de-outubro-dia-do-engenheiro-de-seguranca-do-trabalho-no-parana/>.
Acesso em 28/03/2024 às 06h27.

14 de outubro: Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho no Paraná

14 de outubro de 2016, às 9h58 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Em 14 de outubro é comemorado o Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho no Paraná, conforme Lei 10268/1993. No Crea-PR são registrados hoje cerca de 3.100 profissionais de nível superior que possuem a especialização em engenharia de segurança do trabalho. Estes engenheiros têm a responsabilidade de zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador, reduzindo ou eliminando o risco de acidentes no ambiente de trabalho através do desenvolvimento e fiscalização de planos de prevenção de acidentes ambientais. Alguns profissionais também criam equipamentos e máquinas que respeitam as condições de segurança do trabalhador e diminuem os custos das empresas.

Para o trabalho nas empresas, os engenheiros de segurança de trabalho são essenciais, pois é importante investir na prevenção de acidentes ambientais, tanto para evitar o afastamento de funcionários quanto para se adequar a padrões e certificações internacionais em saúde e segurança. Além disso, a própria sociedade está mais atenta às responsabilidades sociais da empresa, o que inclui a saúde ocupacional e a preservação ambiental.

Na estrutura organizacional do Crea-PR existe a Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho – CEEST, que é o órgão encarregado de julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização pertinentes a esta especialização profissional e às infrações do Código de Ética. A CEEST é composta por Conselheiros Regionais indicados pelas entidades de classe e instituições de ensino.

Este dia também marca a constituição da Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança (APES), que aconteceu em 14 de outubro de 1974, e é hoje a segunda mais antiga do Brasil em atividade, presidida pelo engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Flavio Freitas Dinão. A APES reúne os engenheiros da área no Estado e com suas ações mostra que a prevenção de acidentes de trabalho deve ir além do cumprimento da legislação.

Informações: www.apes.eng.br

(Débora Pereira – ACS Crea-PR)