Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/738>.
Acesso em 14/06/2021 às 05h26.

Marina Silva fala sobre desafios ambientais na SOEAA

29 de setembro de 2011, às 12h43 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

“O mundo já dispõe de tecnologia suficiente para enfrentar os desafios e os desastres ambientais. A grande questão é ética, de atitude da sociedade. A realidade só muda quando esta mesma sociedade se determina em busca de saídas, independente de governos”, disse a ex-ministra de Meio Ambiente e ex-senadora Marina Silva, durante palestra “Pesquisa e Inovação na Solução dos Desafios Ambientais”, proferida nesta quarta-feira na 68ª SOEAA – Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, em Florianópolis.

Na opinião de Marina, é necessária a criação de um sistema de prevenção nos níveis nacional, estadual e municipal, levando em conta o poder dos cidadãos, fundamental nos momentos críticos das catástrofes. O treinamento das equipes da Defesa Civil é outro pré-requisito básico em situações extremas. “São necessárias pessoas altamente preparadas para enfrentar o pior”, disse.

Questionada sobre o Código Florestal em tramitação no Congresso, a ex-ministra reiterou que a matéria, como está redigida, é um retrocesso e abre precedentes para amplos desmatamentos. “O importante é produzir um bom texto, que contemple a preservação ambiental, em sintonia com os anseios da sociedade.” Marina comentou que o planeta vive hoje uma “crise de valores” e que é preciso ter sentido de urgência para o que está acontecendo. Do contrário, ocorrerá uma banalização desta crise.

A SOEAA segue até sexta-feira (dia 30), com debate oficial dos candidatos à presidência do CONFEA (com a presença do presidente licenciado do CREA-PR, eng. agrônomo Álvaro Cabrini Jr), que acontece das 14h às 17h.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *