Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/art-anotacao-de-responsabilidade-tecnica/tabela-de-equivalencia-do-sistema-antigo-para-o-atual>.
Acesso em 06/03/2021 às 01h20.

Tabela de equivalência do sistema antigo para o atual

Com a publicação da TOS-Tabela de Obras e Serviços – unificada, editada pelo Confea por meio das Decisões Plenárias 0430/2018 e 1853/2018, o Crea-PR desenvolveu um sistema de registro da ART Nacional, que foi estabelecida pelo Confea por meio da Res. 1.025/2009.

Com a padronização dos tipos de obras e serviços, a adoção TOS acima referida passou a ser obrigatória por todos os Creas.

Diante disto, o Crea-PR desativou a sua tabela de tipos de obras para registro de ARTs para atender esta determinação.

A tabela de tipo de obras do Crea-PR apresentava menos tipos de obras e sem o detalhamento que a atual TOS do Confea passou a apresentar.

A Tabela de Equivalência dos Tipos de Obras das ARTs do Crea-PR com a TOS-Tabela de Obras e Serviços apresentada a seguir tem como propósito orientar os profissionais e empresas com sugestões de equivalências para preenchimento da ART.

Assim, cabe aos profissionais e empresas o correto enquadramento das obras e serviços contratados e suas especificidades quando do preenchimento de suas ARTs, podendo utilizar as sugestões da Tabela de Equivalência.