Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2012/08/associacao-dos-engenheiros-agronomos-de-guarapuava-constroi-sede-propria/>.
Acesso em 28/03/2024 às 22h23.

Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava constrói sede própria

24 de agosto de 2012, às 11h55 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

altA Aeagro (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava) está construindo sede própria. O espaço é erguido em frente à Lagoa Dourada, no bairro Boqueirão e será utilizado para diversas atividades, de eventos técnicos a sociais.

As obras têm prazo para conclusão até setembro de 2013. Os operários trabalham atualmente na concretagem de lajes e erguem as paredes do piso inferior. Serão dois andares de área construída, somando 535,3 metros quadrados, que abrigarão auditório, palco e sala de reuniões. O espaço inclusive seguirá as normas de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

Segundo o presidente da Aeagro, engenheiro agrônomo José Roberto Papi, a construção da sede é um marco na história da entidade. “Uma sede para a entidade significa a sua concretização aos olhos da sociedade. É uma casa para abrigar as discussões de políticas profissionais, demandas da classe e elaboração das soluções, além de proporcionar ambiente de lazer, encontros sociais e aproximação dos profissionais”, ressalta.

O nome do edifício, localizado na rua Itapemirim, próximo à Acre (Associação Cultural Recreativa e Esportiva) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), já está escolhido: Engenheiro Agrônomo Mozart Danghuy. É ele quem doou o terreno à Aeagro ainda em 1977, ano em que a associação foi fundada. “Engenheiros agrônomos da região e do Estado nunca poderão agradecer o suficiente ao senhor Mozart por esse gesto”, homenageia Papi.

Apesar de a fundação ocorrer em 1977, a Aeagro passou por momentos de dificuldade. Como lembra o atual presidente, quase foi extinta quando passou de núcleo regional da associação estadual para associação local. Em 2002, um grupo de profissionais resolveu resgatar as atividades.

“Como ainda não temos a nossa sede, todas as ações da Diretoria e Conselhos de Ética e Fiscal são tratadas em reuniões nas casas dos colegas. Os eventos acontecem em locais cedidos ou alugados. Agora, teremos maior conforto e facilidades para realizações de eventos sociais e técnicos”, comemora Papi.

A AEAGRO, junto com a AEAG (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava) e a APROGEO (Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná) são as entidades de classe dos profissionais ligados ao sistema CONFEA/CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) com sede no município.