Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2014/01/camara-municipal-de-curitiba-crea-pr-e-crea-sc-serao-parceiros-em-prol-da-acessibilidade/>.
Acesso em 28/03/2024 às 13h50.

Câmara Municipal de Curitiba, CREA-PR e CREA-SC serão parceiros em prol da acessibilidade

21 de janeiro de 2014, às 15h22 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

camara

Representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do Paraná e Santa Catarina (CREA-PR e CREA-SC) estiveram reunidos ontem com o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Paulo Salamuni. Participaram da reunião o presidente do CREA-PR, eng. civ. Joel Krüger, a assessora da presidência do CREA-PR, eng. civ. Vivian Baeta de Faria, e, representando o presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier, a eng. civ. Daysi Nass dos Santos da Comissão de Acessibilidade do CREA-SC e o assessor da presidência do CREA-SC, eng. civ. Nelton Luiz Baú.

Como deliberação do encontro ficou decidido que o CREA-PR, o CREA-SC e a CMC firmarão um convênio de mútua cooperação que terá entre outros objetivos colaborar com a Comissão Permanente de Acessibilidade, liderada pelo vereador Zé Maria (PPS). Segundo o presidente do CREA-PR, “a ideia é realizar a assinatura do convênio durante o lançamento do 3º Seminário Internacional de Acessibilidade, que acontecerá nos dias 27 e 28 de março, em Curitiba”.

Para Salamuni a parceria com os CREAs será extremamente profícua para auxiliar o trabalho dessa e de outras Comissões da Câmara. “Entidades como o CREA-PR e o CREA-SC serão parceiros estratégicos no auxílio das diversas comissões da Câmara, em especial as de caráter técnico, dando subsídio ao trabalho desenvolvido pelos vereadores, ressaltou.

A CMC já demonstrou interesse em republicar a cartilha “Acessibilidade: implementação do Decreto 5296/2004” editada pelo CREA-SC com o objetivo de facilitar o entendimento dos conceitos, regras e prazos estabelecidos no Decreto a todos os profissionais da engenharia.

Para Krüger, parcerias como esta são fundamentais para a disseminação da cultura da acessibilidade. “Auxiliar com o conhecimento técnico dos profissionais ligados ao CREA-PR o trabalho da Câmara de Vereadores de Curitiba é de fundamental importância para que a acessibilidade seja não apenas discutida, mas implementada de fato”, ressaltou.