Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/10/crea-debate-inspecao-predial-fiscalizacao-em-condominios/>.
Acesso em 28/03/2024 às 16h40.

CREA DEBATE! – Inspeção Predial (fiscalização em condomínios)

29 de outubro de 2021, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Nesta última quinta-feira do mês de outubro, 28/10, o Crea-PR realizou a live com o tema de ‘Inspeção Predial (fiscalização em condomínios)’. O encontro contou com a participação da especialista em avaliações e perícias e conselheira pelo Crea-PR, eng. civ. Vera Regina Fiori; o facilitador da fiscalização da Regional Maringá, eng. civ. Djalma Bonini;  o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha; o relator do Projeto de Lei que cria laudo de inspeção técnica de edificações (PROJETO DE LEI Nº 6.014/2013 – PL nº 6.382/2013 e PL nº 6.841/2013), deputado federal Luizão Goulart; e teve mediação da jornalista Débora Pereira.

Apresentação do eng. Djalma.

O presidente do Crea-PR abriu o debate destacando o trabalho do Conselho em estar buscando sempre a transparência nas atividades realizadas tanto pelo Crea, quanto pelos profissionais em atuação, visando a manutenção das edificações sempre com profissionais habilitados. “A partir de números e dados da nossa fiscalização também iremos demonstrar a orientação que o Crea-PR tem dado na busca de contribuir com a sociedade”. disse. A engenheira Vera complementou a abertura feita pelo presidente explicou onde lamentou a falta de leis que abrangem essa temática em nosso país. “No Brasil todo, pouquíssimos municípios possuem leis próprias de vistorias. Aqui no Paraná, por exemplo, apenas a cidade de Maringá possui uma lei, de 2017, que só foi aprovada em decorrência a um acidente. […] Hoje nós temos um projeto de lei tramitando na Câmara de Deputados, mas seria importante se cada município tivesse a sua lei baseada na cultura da sua cidade”, finaliza.

Em seguida, o deputado federal Luizão Goulart destacou que os municípios devem se atentar a questão da inspeção predial, pois são eles que autorizam a construção de uma obra. “As prefeituras deveriam acompanhar mais de perto – junto ao Crea, desde o desenvolvimento das obras – conforme o projeto aprovado no Departamento de Urbanismo da Prefeitura – até a emissão do Habite-se”, comenta.

O engenheiro civil. Djalma Bonini, representando a fiscalização do Crea, trouxe para o debate números coletados pelo Crea-PR a respeito da fiscalização feita em condomínios. “No nosso trabalho nós procuramos as atividades onde é possível e passível de se encontrar atividade profissional das mais diversas modalidades dentro do nosso Conselho. As três principais funções que fazemos que nós fazemos de fiscalização dentro do condomínio são os processos gerados; ARTs verificadas e os comunicados”, pontua.

Deputado Luizão.

Djalma mostrou que as partes mais fiscalizadas nos condomínios são as centrais de gás; os elevadores; controle de pragas e SPDA – para raio. O próprio Crea-PR em seu site disponibiliza um manual de fiscalização para Condomínios que explica melhor como funcionam todas as atividades voltadas para essa questão.

Após este momento de apresentações, a live deu abertura para os profissionais e população que estavam acompanhando participarem fazendo perguntas no chat do YouTube. Confira algumas perguntas que foram destaque:

  • “De que forma está sendo trabalhada a conscientização das pessoas sobre a importância da inspeção e manutenção das edificações para que elas apoiem e peçam pela aprovação desta lei? Porque a maioria das pessoas considera um gasto, não uma medida de segurança.”

Deputado Luizão: a aprovação de uma lei no Congresso Nacional depende das pessoas fazerem contato com seus deputados, assim algum Conselho, como o Crea por exemplo, se posiciona a favor para essa aprovação e também para conscientizar as pessoas.

Em complementação a fala de Luizão, o presidente Ricardo pontuou, “certamente quando aprovada a lei, não só o Crea-PR, mas o Sistema Confea/Crea estará à disposição para divulgar essa lei e para que isso possa ser feito através de cartilha, debates, apresentações pelos nossos fiscais, inspetores e conselheiros”, finalizou.

  • “Tem alguma referência de periodicidade de manutenção para os diversos sistemas de uma edificação?”
Eng. Vera Regina.

Eng. Vera: existe sim! Essa “ronda” é feita a cada um ou dois anos, entre outros lugares do prédio que necessitam de uma avaliação em intervalos de tempo diferentes, como as caixas d’água, sistema de esquadrilha, entre outros.

Finalizando os debates, a mediadora Débora Pereira, agradeceu a participação de todos os convidados nessa última live do “Crea Debate!” no ano de 2021, além da intensa participação de vários profissionais e parceiros do Crea no estado do Paraná e também de fora via chat gerando um debate bastante enriquecedor para todos.

Confira a live na íntegra.

 

 

Texto: Brenda Borges – Comunicação Crea-PR


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *