Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/crea-pr-debate-as-influencias-do-seguro-agricola-e-a-guerra-na-ucrania-na-agronomia-brasileira/>.
Acesso em 15/08/2022 às 13h08.

Crea-PR debate as influências do seguro agrícola e a guerra na Ucrânia na agronomia brasileira

17 de março de 2022, às 14h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na última quarta-feira (16), o Crea-PR realizou uma live com o tema “Seguro Agrícola e Guerra Ucrânia: Impactos na Agronomia”.

Presidente Eng. Ricardo Rocha
Presidente Eng. Civ. Ricardo Rocha

Com participação da Eng. Agr. e perita agrícola, Lilian Schauff, doEng. Agr. Mario M. Chaves, do vice-presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, do conselheiro Federal pelo Confea, Eng. Agr. Daniel Galatassi e também do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, e com mediação da jornalista Patricia Giannini, o evento teve como foco comentar as medidas que estão sendo tomadas pelas seguradoras para garantir ao agricultor o apoio neste momento e também as possíveis ações do Brasil mediante ao conflito no leste da Europa.

Rocha iniciou a live comentando sobre a relevância deste debate para o cenário da agricultura paranaense e também da importância do seguro agrícola em meio as dificuldades que o clima e questões econômicas infligem. “Esta é uma questão que precisa ser debatida e necessita de ações imediatas, porque não podemos, agora que temos a necessidade do seguro agrícola, ter dificuldade nessa implementação”, comenta.

Em seguida, a Engenheira Lilian Schauff iniciou a sua apresentação relembrando os últimos dois casos de sinistralidade no Brasil, devido à pandemia de Covid-19, e também da crise hídrica que impactou a região sul do país. Devido a estes dois acontecimentos, as seguradoras agrícolas vêm reforçando sua atuação para que o produtor rural tenha mais garantias sobre a continuidade do seu trabalho. ”Em 2021 foi talvez o maior ano de contratação de seguro, chegamos a 14 milhões de hectares contratados, o que representa 17% da área plantada no Brasil, o que demonstra que o seguro agrícola tem muito que crescer ainda”, ressaltou Lilian.

Ao decorrer da live cada participante comentou sobre como a relação comercial Brasil-Rússia tende a se reinventar diante da demanda de fertilizantes que atingem não somente o Brasil, como o mundo todo. Mario M. Chaves, Engenheiro especialista na área de fertilizantes, falou sobre a força da China no seguimento e apresentou a evidente participação da Rússia em relação aos demais países na produção e exportação de fertilizantes e outros produtos. “Nós dependemos de importar 95% do nosso potássio e nitrogenado. É hora de a Agronomia agir, do Agrônomo ir a campo. Precisamos de boas análises e alternativas para driblar este grande problema”, comentou Chaves.

Acesse o nosso canal no YouTube e confira tudo o que foi falado pelos profissionais durante a transmissão.

Registro dos participantes da live

Perguntas e Respostas

Como em todo “Crea Debate”, o final da live foi dedicado para os questionamentos dos espectadores. Abaixo destacamos algumas perguntas realizadas. Confira todas em nossa Live.

— Nesse momento, qual a importância da utilização de bioinsumos e biofertilizantes nas diversas culturas (soja, milho e feijão)?

Clodomir Ascari: “Já temos mais de 450 produtos bioinsumos registrados no ministério da agricultura, então certamente o Brasil terá nos próximos anos uma grande revolução”.

— Vocês acreditam que este é o momento da adubação foliar mostrar seu potencial? Já que haverá uma tendência natural dos produtores buscarem esta adubação com uma alternativa?

Lilian Schauff: “Acredito que sim. Todas essas alternativas de adubação tem uma contribuição primordial no processo produtivo. Acima de tudo isso é muito importante para o conhecimento, o agrônomo que está recomendando precisa ter um bom conhecimento da ferramenta que ele tem a disposição, tanto biológico, como químico, foliar ou via raiz”.

Clique aqui e confira todas as perguntas e respostas. Elas ocorrem a partir do minuto 37:00.

Serviço

Clique aqui para retirar seu certificado. 

Acesse o canal do Crea-PR no YouTube e inscreva-se para não perder nossas próximas Lives.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *