Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/05/crea-pr-e-utfpr-discutem-programa-de-mentoria-para-egressos/>.
Acesso em 29/03/2024 às 12h15.

Crea-PR e UTFPR discutem programa de mentoria para egressos

19 de maio de 2023, às 11h01 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Crea-PR e UTFPR discutem programa de mentoria para egressos.

Na tarde desta quinta-feira (18/05), o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira visitou a sede da UTFPR em Curitiba a convite da vice-reitora da instituição, a Eng. Agr. Tangriani Simioni Assmann. Entre os objetivos da reunião estiveram a ampliação de atividades entre as instituições, propostas de criação de programas de incentivo para os estudantes e a curricularização da extensão, tema atual que envolve a formação dos profissionais do futuro em nossas instituições de ensino superior (IES).

Durante o encontro representantes da UTFPR apresentaram a sugestão de criação de um sistema de mentoria, em parceria com o Crea-PR, para melhorar e apoiar a inserção dos egressos das IES e ampliar a atratividade dos cursos de formação de engenheiros, agrônomos e geocientistas, contribuindo para transformar estudantes em profissionais capacitados e com maior possibilidade de sucesso no exercício profissional. Para ilustrar a questão, o Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Guilherme Alceu Schneider comentou sobre a importância de atuação das Empresas Júnior, mas lembrou que muitas vezes elas enfrentam dificuldades na realização de atividades relacionadas às profissões regulamentadas.

“A empresa Júnior esbarra em uma questão cuidadosa. Às vezes ela tem espaço para trabalhar, mas não é valorizada. A ideia é que as Empresas Júnior estejam no mesmo nível das demais empresas no mercado e também tenham mais participação social. Essas empresas têm regulamentação, mas precisam ser acompanhadas por professores registrados no Crea”, explica o presidente Ricardo.

Para as instituições de ensino esse é um assunto muito importante, já que está relacionado ao processo de curricularização da extensão. A resolução, que está em vigor desde de 2018, prevê a alteração de PPCs (Projeto Pedagógico de Cursos), de forma a tornar as atividades de extensão obrigatórias na graduação. Essa iniciativa pretende aproximar o estudante da atuação prática e da sociedade como um todo. É papel do Crea-PR garantir que as normas de regulamentação nacional que regem a atuação de estudantes e professores das engenharias sejam atendidas.

Durante a conversa o presidente Eng. Civ. Ricardo Rocha lembrou que as Empresas Júnior, os programas de extensão ou com atividades práticas com presença bolsistas, devem ter o devido registro no Conselho Profissional. Portanto é importante garantir a fiscalização e proporcionar oportunidades para que esses programas sejam colocados em prática de acordo com a legislação e regulamentação, proporcionando o exercício profissional dentro de preceitos éticos das profissões.

Crea-PR e UTFPR discutem programa de mentoria para egressos

Programa de mentoria

O principal assunto discutido foi a apresentação de uma proposta por parte da UTFPR para um programa de mentoria em parceria com o Crea-PR, em especial na transição de estudantes como profissionais em início de carreira. A ideia é aproximar alunos de profissionais formados, para compartilhar conhecimento e preparar os universitários para atuar de forma ética e capacitada, com profissionalismo e seriedade, para que esses jovens entrem no mercado de trabalho com mais experiência e habilidades necessárias a sua atuação.

Esse é um programa que pode ser abraçado por ambas as instituições e pode gerar excelentes resultados. Após a apresentação do projeto, os representantes de ambas as entidades aceitaram o desafio e se mostraram dispostos a manter o diálogo sobre o assunto, na busca discutir a formatação e como implantar a proposta.

O CreaJr-PR já tem atuado nesses espaços para incentivar a participação dos alunos e preparar os egressos para o futuro. O presidente lembrou a história dos cursos de engenharia no Paraná e comparou com o cenário atual das principais universidades, ressaltando a importância das políticas de inserção profissional em curso, com o destaque das atividades organizadas e coordenadas com a participação do CreaJr-PR.

O gerente Eduardo Ramires lembra que existem caminhos para que o estudante se aproxime desde o início da faculdade à vida profissional. “Além da participação como membros do Programa CreaJr-PR, temos diversas Entidades de Classe que permitem a participação direta dos estudantes”, conta Eduardo.

Segundo Guilherme Alceu, a UTFPR é a instituição que mais forma engenheiros no Paraná e acredita que uma parceria pode fortalecer as duas instituições.

Crea-PR e UTFPR discutem programa de mentoria para egressos

Presença no Conselho

O encontro também abriu espaço para o diálogo sobre a presença das instituições de ensino, em especial a UTFPR, no Conselho. É através dessa representação que assuntos como a curricularização, podem ser debatidos juntos às universidades. Entre as demandas e necessidades apresentadas no encontro também estão assuntos mais urgentes como a atratividade dos cursos de engenharia e os desafios para tornar a grade curricular cada vez mais completa, preparando efetivamente os alunos para o mercado de trabalho.

O presidente Ricardo falou ainda sobre várias vantagens de participação e registro no Sistema Profissional, entre elas o cursos gratuitos a disposição nas Entidades de Classe e Pltaformas do Crea-PR, e o contrato entre o Sistema Confea/Creas/Mútua e a ABNT, que permite que profissionais possam consultar as normas técnicas e obter vantagens, como descontos, na sua aquisição.

A Vice-Reitora da UTFPR, Eng. Agr. Tangriani Simioni Assmann lembra que pela primeira vez a reitoria e vice-reitoria da instituição são ocupadas por engenheiros. O Reitor é o Eng. Mec. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho. “Esse é um momento histórico, então precisamos investir ainda mais na boa relação da UTFPR com o Crea-PR”, celebra Tangriani.

Ao final da reunião, os presentes concordaram que existem muitas oportunidades de parceria entre as o Crea-PR e a UTFPR e que essa proximidade é benéfica para todos, de estudantes a profissionais formados.

Estiveram presentes no evento: Presidente do Crea-PR, Gerente da Regional Curitiba, Eng. Agr. Eduardo Ramires, Vice-Reitora da UTFPR, Eng. Agr. Tangriani Simioni Assmann, Assessor de Desenvolvimento Intercampi da UTFPR, Wagner Endo, Pró-Reitor Adjunto de Graduação da UTFPR, Guilherme Alceu Schneider, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Claudia Regina Xavier, Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Roberto Molina de Souza e o Diretor de Projetos e Obras da UTFPR, Amacin Rodrigues Moreira.

Por Guilherme Wordell
Fotos: Guilherme Wordell


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *