Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/08/crea-pr-fiscaliza-ponte-do-rio-uba-entre-santo-antonio-da-platina-e-jacarezinho/>.
Acesso em 29/03/2024 às 07h27.

Crea-PR fiscaliza ponte do Rio Ubá, entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho

Fiscais do Conselho coletaram informações e fizeram registro fotográfico dos problemas encontrados na pista de rolagem; relatório circunstanciado será encaminhado para instâncias deliberativas do Crea-PR

30 de agosto de 2022, às 14h23 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizou fiscalização na Ponte do Rio Ubá, na BR-153, entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, no Norte Pioneiro. A ação foi feita após o aparecimento de buracos na pista de rolamento, que provocaram, inclusive, a interdição parcial do local.

Os fiscais do Crea-PR visitaram a estrutura junto a representantes da Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (APLA), Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP) e Associação Norte Pioneiro de Engenheiros Civil (ANPEC), entidades de classe parceiras do Conselho.

Também foram convidados para acompanhar os trabalhos o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR), conselheiros e inspetores do Crea-PR e representantes das Prefeituras de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho. Policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local para garantir a segurança dos envolvidos e a organização do tráfego diante da interdição da pista.

A responsabilidade de vistorias técnicas e estruturais das cidades é dos municípios, do DER ou DNIT, a depender da cada caso. Esta ação realizada pelo Crea-PR é chamada de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).  “As demandas por esse tipo de fiscalização são pontuais e geralmente partem de alguma denúncia. A partir daí, contatamos os órgãos parceiros e vamos a campo averiguar a responsabilidade técnica. Entretanto, a manutenção preventiva constante, que não nos compete, é um trabalho maior, que precisa estar no planejamento de obras dos órgãos competentes“, explica o Facilitador de Fiscalização, Alexandre Barroso. As FPIs normalmente são realizadas em locais com grande concentração de pessoas ou que envolvam riscos à vida ou ambientais.

Ainda segundo ele, constatou-se, a partir da fiscalização na ponte, que os reparos dos danos já estão sendo executados. “A expectativa, agora, é que ocorra a liberação total do local para trânsito ainda nesta semana”, comenta. Foi aberto um relatório de fiscalização, com anotações sobre as informações coletadas junto ao participantes, especialmente o DNIT e DER-PR, além das observações técnicas dos fiscais e registro fotográfico. “A partir disso, o Crea-PR vai confeccionar um relatório circunstanciado que será encaminhado para análise e deliberação das Câmaras Especializadas do Crea-PR”, finaliza Barroso. As Câmaras poderão, então, decidir pelo arquivamento do processo ou envio para Ministério Público (MP).

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), autarquia que este  ano comemora 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento

Samara Rosenberger

Londrina – PR