Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/creajr-pr-realiza-primeira-live-voltada-aos-futuros-profissionais/>.
Acesso em 15/08/2022 às 13h44.

CreaJr-PR realiza primeira live voltada aos futuros profissionais

23 de julho de 2021, às 13h01 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Nessa quinta-feira (22), ocorreu o início de um ciclo de lives focados no público do CreaJr-PR. O encontro aconteceu as 19h e contou com a participação do presidente do Crea-PR, Eng. Civil Ricardo Rocha e como convidado o Eng. Florestal José Calori, autor do livro ‘’Gestão, competências e habilidades para o século XXI’.

O tema principal da live foi as competências e habilidades necessárias para o futuro profissional. O Engenheiro José Calori comentou as mudanças e transformações que vem acontecendo ano a ano “o contexto em que vivemos hoje dentro das nossas profissões é de um mundo em aceleração, é um mundo em que todos os dias são criadas novas tecnologias. O engenheiro civil, por exemplo, nem precisa mais ir a campo para ter todas as coordenadas e fazer todo o estabelecimento da área em que precisa, ganhando assim muito tempo e qualidade de trabalho” pontuou.

Em sua fala José Calori define o que é habilidade de acordo com o contexto do seu livro, “são procedimentos mentais que a gente usa para determinar um problema ou tomar uma decisão. Existem duas habilidades que considero importante. Quando eu tenho a habilidade da confiança, eu consigo mudar a dinâmica relacional das pessoas levando ao sucesso daquela área, quanto mais confiança, mais eu consigo delegar, mais autonomia as pessoas tem, gerando mais resultado. Toda a vez que um líder é visto como uma ameaça ele não terá apoio. Como segunda habilidade trago a capacidade de aceitar e valorizar o erro, não se preocupem em errar uma vez, cada vez mais os profissionais que se arriscam e tentam fazer coisas diferentes vão ter seus erros valorizados ou pelo menos subvalorizados, em grandes empresas vemos o erro como um caminho do aprendizado”, finalizou Calori.

Com a live encaminhando para o final, foi aberto o bloco de perguntas:

– O trabalho cooperativo e associativista é um caminho para quem está no inicio da carreira?

José Calori: “Eu diria que é essencial no começo, no meio e no fim da carreira, toda vez que participamos de associações, de eventos como esse criamos uma atualização na carreira, o que é essencial. Ainda considero importante movimentar essa associação e não apenas ter uma participação passiva, porque isso faz com que esse profissional seja diferente, seja especial. Afinal o profissional altera o meio e o meio altera o profissional”.

– Ser totalmente especialista e aprofundar-se em uma área de conhecimento é o caminho para o futuro profissional?

José Calori: “Uma das coisas mais importantes que precisamos ver agora é que o mercado está forte para programadores, por exemplo, mas você deve seguir o que você quer. No mercado tem espaço para os dois, o que se especializa em um único tema e o generalista. Eu diria para o jovem para pensar se seu sonho é muito grande em alguma área, segue, você se dará bem nele, mas se você tem alguma dúvida, abre seu coração para a aprendizagem, para a aprendizagem , que te fará fazer várias conexões”.

O Presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha agradece a todos os participantes “fico feliz pela iniciativa de vocês do CreaJr-PR em possibilitar esse excelente debate”, completa dizendo “não temos que ter medo de errar, temos que tentar, os jovens precisam viver intensamente para construir seu currículo, aproveitem as oportunidades”. E para finalizar o encontro o Presidente Ricardo cita um poema do escritor, poeta e crítico literário Paulo Leminski “nunca cometo o mesmo erro duas vezes, já cometo duas, três, quatro, cinco, seis, até esse erro aprender que só o erro tem vez”.

Para conferir a live na integra acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=-1GkiBDGJOY .

Texto: Débora Reusing – Comunicação Crea-PR


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *