Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/curitiba-recebe-a-governanca-cooperativa-do-crea-pr/>.
Acesso em 06/10/2022 às 17h23.

Presidente do Confea participa de Governança Cooperativa em Curitiba

Encontro que elegeu representantes do CDER, CDIN e Comitê Mulheres e contou com a presença de diversas autoridades do Sistema Confea/Crea, agentes fiscais, profissionais e colaboradores do Conselho.

22 de março de 2022, às 11h21 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

Na noite desta última segunda-feira (21), foi realizada, em Curitiba, a Governança Cooperativa do Crea-PR, momento em que ocorrem reuniões simultâneas dos colegiados do Crea (Colégio de Entidades de Classe – CDER, Colégio de Inspetores – CDIN e Colégio de Instituições de Ensino – CIE), a reunião dos representantes do  CreaJr-PR da região; a eleição de representantes para o Comitê Mulheres Regional e a entrega dos prêmios Profissional e Carreira Destaque. Estiveram presentes no encontro diversas autoridades do Sistema Confea/Crea, inspetores, agentes fiscais, profissionais e colaboradores do Conselho.

CDER

Além das eleições para coordenadores regionais, adjuntos e suplentes, a reunião do Colégio de Entidades contou com diversos debates, dentre os temas discutidos, destacaram-se: a tabela referencial de honorários; o CEP e o EPEC, que serão realizados em julho e novembro, respectivamente.

Foram reeleitos para os profissionais: Eng. Amb. Luiz Guilherme (coordenador titular); e o Eng. Civ. Lucio Correa Moura (coordenador adjunto).

Eng. Civ. Julio Russi (diretor Mútua/PR); Eng. Civ. Lucio Correa Moura (coord. adjunto); Eng. Amb. Luiz Guilherme (coord. titular); Eng. Civ. Ricardo Rocha (pres. Crea-PR)

CDIN

Gerente Mariana Maranhão

Em paralelo a reunião do CDER, durante a reunião do CDIN, a gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS), Eng. Amb. Mariana Maranhão, explicou aos inspetores presentes no encontro o objetivo da Governança e quais são as metas do Departamento e do Colegiado para o ano. “No CDIN temos como foco discutir a fiscalização e como podemos melhorá-la. É o momento de debatermos o trabalho finalístico do Conselho, a nossa fiscalização”, disse a gerente.

Objetivos Fiscalização 2022

1 Realizar 25000 ações de fiscalizações
2 Elaborar 18000 relatórios de fiscalização irregulares
3 Identificar 9500 irregularidades do exercício ilegal
4 Elaborar 800 fichas cadastrais
5 Elaborar 88 fiscalizações de conduta profissional
6 Fiscalizar 433 hospitais

Ao final da reunião, duas engenheiras foram eleitas para representar a Regional Curitiba no Colégio Estadual de Inspetores do Crea-PR. Eleita como coordenadora titular tivemos a Eng. Agr. Jacqueline Teixeira, e, coordenadora adjunta, foi eleita a Eng. Agr. Nicolle Maftum. “É um prazer estar aqui representado a Regional. Nós somos a ponte entre os engenheiros, sociedade e Crea, é um cargo importante e estou honrada!”, disse a coordenadora titular.

Coordenadora titular, Eng. Agr. Jacqueline Teixeira, e coordenadora adjunta, Eng. Agr. Nicolle Maftum

“Todos os eleitos são essenciais para trabalhar didaticamente na base junto aos nossos profissionais, enfatizando questões relacionadas ao Conselho, e ouvindo os anseios e sugestões dos mesmos. Este ano em especial, onde teremos o CNP, é preciso incentivar a participação dos profissionais neste processo que permite o debate e propostas de melhorias para o Sistema Confea/CREA/Mútua,” destacou o presidente do Crea-PR.

Presidente Ricardo em sua fala

CIE

Durante a reunião do CIE, que foi realizada de forma híbrida, o gerente da Regional Curitiba, Eng. Agr. Eduardo Ramires, apresentou o objetivo e as expectativas do Colegiado para o ano, destacando as ações dos futuros coordenadores do CIE na região. O representante da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) na região, Eng. Eletric. Fernando Felice, falou sobre as responsabilidades e atribuições da CEAP como cadastramento dos cursos, organização do Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, e as participações nas reuniões do Confea. Em seguida, o gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI – do Crea-PR, Claudemir Prattes, falou sobre o trabalho do Departamento junto às Universidades do Estado e comentou sobre os recentes debates dentro do Conselho com relação às novas DCNs e os PPCs.

Encerrando o evento da Governança, foi o momento da Plenária dos Colegiados, reunião que visa debater o Sistema junto aos grupos presentes. O presidente Ricardo Rocha abriu o momento falando da importância do CEP/CNP e exemplificou a importância do processo com uma proposta que veio nos CNPs de anos anteriores e que foi acatada; as eleições do Sistema via Internet, que já estão acontecendo desde o ano passado.

Em seguida, a representante do Comitê Mulheres, Eng. Civ. Vera Regina, citou o Prêmio Crea-PR Enedina Marques que será lançado neste ano para homenagear mulheres profissionais e seus feitos, e realizou a eleição das representantes do Comitê Mulheres Regional Curitiba. Foram eleitas a Geógrafa Renata Adriana Garbossa Silva (Titular); a Eng. Agri. Aline Pallu Silva (Adjunta); e a Eng. Agr. Nicolle Maftum (3ª representante). A Governança contou também com a presença do gerente geral da CreadCrea, Rodrigo Zagonel. O gerente convidou os presentes a conhecerem a Cooperativa e se inteirarem sobre os serviços que a mesma oferece, que são os mesmos que um banco privado. “Hoje somos a quarta maior cooperativa do Brasil que atende segmentos e não cobramos taxadas de associação”, disse.

Presidente Joel realizando sua fala; presidente Ricardo ao seu lado

Encerrando o encontro, o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, destacou algumas ações do Confea recentes, por exemplo, a eleição para ocupar assento no Conselho Executivo da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi/WFEO – na sigla em francês e inglês). Krüger também abordou que o Confea está prestes a aprovar uma resolução que diz respeito aos Creas que têm problemas de sustentabilidade. “Estabelecemos uma linha de corte e 13 Creas receberão subsídio referente ao superávit do Confea em torno de 50 milhões de reais, isso também é um pedido antigo do Sistema”, comentou.

Gerente Eduardo

Após as falas dos representantes do Sistema, o gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, Eng. Agr. Eduardo Ramires, realizou a entrega das premiações do Prêmios Profissional e Carreira Destaque 2020 e 2021, ação que não foi realizada nos últimos anos em virtude da pandemia do coronavírus. “O exemplo é a única forma de ensinar as pessoas. Os profissionais aqui homenageados superaram desafios e conquistaram seus espaços, por isso são merecedores desse reconhecimento”, disse o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

Prêmios Profissional e Carreira Destaque

Confia abaixo os premiados e os registros fotográficos. Alguns profissionais não puderam estar presentes e, por isso, foram representados por outros profissionais indicados pelos premiados.

2020 2021
Carreira Destaque Carreira Destaque
Eng. Cart. Ary Luiz Marques Eng. Amb. Diana Maria Cancelli
Eng. Civ. Sergio Renato Vialle Eng. Civ. Reinaldo José Rodrigues dos Santos
Eng. Amb. Helder Nocko Eng. Seg. Trab. Jucelio Marcos Joly
Eng. Seg. Trab. Jucélio Marcos Joly
Profissional Destaque Profissional Destaque
Eng. Cartog. Paula Foltran de Azevedo Hamerschmidt Eng. Agr. Robson Leandro Mafioletti
Eng. Quím. Lucrécia Buba Eng. Abm. Tiago Martins Bacovis
Eng. Amb. Altamir Juliano Hacke Eng. Ftal. Marcelo Lubas

Confira os registros do evento

Fotos estão presentes também em nosso Facebook.


Comentários

  1. Wilson Portes disse:

    Parabéns pelo operoso grupo eleito , onde destaco minha cara amiga Jackeline Teixeira.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Agradecemos seu comentário, Wilson.

  2. Márcio Priotto disse:

    Excelente evento realizado pelo Crea-Pr, muito bem organizado.
    Parabéns aos organizadores do evento.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Agradecemos seu comentário, Márcio!

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *