Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/11/curitiba-sediara-26o-congresso-de-engenheiros-civis/>.
Acesso em 28/03/2024 às 07h25.

Curitiba sediará 26º Congresso de Engenheiros Civis

29 de novembro de 2021, às 16h05 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A cidade de Curitiba (PR) será palco, entre os dias 15 e 17 de dezembro, de um dos mais importantes eventos de Engenharia Civil do Brasil. Em sua 26º edição, o Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis acontecerá na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e reunirá grandes nomes da área em 13 palestras, painéis e mesas redondas abordando assuntos de importância para a profissão no país.

Aberto a profissionais e estudantes da área, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), entidade civil sem fins lucrativos voltadas aperfeiçoamento técnico, científico e cultural destes profissionais. Neste ano, além das últimas novidades e atualizações do setor, o encontro terá como destaque os debates voltados a um ensino superior de melhor qualidade para a Engenharia Civil e a importância desse aprimoramento de formação para a sociedade como um todo, dado o impacto da profissão na vida da comunidade.

“Acreditamos que as novas diretrizes curriculares possam trazer contribuições significativas para o processo de ensino e aprendizagem da Engenharia. Neste sentido, reconhecemos que a sua implantação não é uma tarefa fácil e precisa ser consentânea com a legislação que regulamenta o exercício profissional. A ABENC, sensibilizada pelos possíveis impactos trazidos pelas novas DCNs, cria neste CBENC espaços e oportunidades de discussão e reflexão sobre o tema”, destaca o Engenheiro Civil Francisco José Teixeira Coelho Ladaga, presidente da ABENC e porta voz do evento. “Temos uma profissão viva e com alta demanda, haja vista a efetiva contribuição da mesma à economia de nosso país neste momento de pandemia. É preciso cuidado para que propostas curriculares mal planejadas e supostamente inovadoras venham a descaracterizar esta clássica e histórica profissão”, alerta Ladaga.

Dentro deste enfoque, a palestra do Engenheiro Civil Marcos Tozzi, Doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em avaliação de cursos de graduação, abordará um dos assuntos mais importantes do momento que é a qualidade do ensino superior da profissão no Brasil.

Dando sequência ao tema, a palestra do Engenheiro Civil Dante Alves Medeiros, Doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor desde 1985 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das melhores escolas de Engenharia Civil, será de grande destaque, com discussões sobre diretrizes curriculares específicas para o ensino da profissão.

Serão realizadas ainda palestras sobre assuntos pertinentes à Engenharia Civil, como o Plano Diretor, Pontes estaiadas e protendidas, a nova Lei de Licitações, Engenharia Costeira e a NBR 15575 que trata do desempenho de edificações habitacionais, entre outras.

Engrandecendo o evento, a presença do Ministro da Infraestrutura, Engenheiro Civil Tarcísio Gomes de Freitas, que realizará a palestra de encerramento abordando o tema “A Infraestrutura Brasileira”.

Abaixo a programação completa

15 de dezembro

19h – Abertura Solene

16 de dezembro

8h30 – “Como aumentar a produtividade e a competitividade da produção de estruturas em concreto autodensável e reforçado com fibras”, a cargo do Engenheiro Civil Ricardo Ferreira.

10h – “A importância do Plano Diretor”, a cargo do Engenheiro Civil e Professor Doutor Rubens Eugenio Barreto Ramos.

11h – “Pontes protendidas e estaiadas, da inspeção visual à especial”, a cargo do Engenheiro Civil       Doutor Carlos Henrique Siqueira.

14h – “Mútua voltada para os profissionais”, a cargo Engenheiro Agrônomo Francisco Almeida.

15h – “Engenharia Civil: DCNs – Desafios para a formação e exercício profissional”, com o Engenheiro Civil Doutor Dante Alves Medeiros.

16h – “Engenharia Costeira”, com o Engenheiro Civil Doutor Eduardo Felga Gobbi.

17h – “A nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021”, com o Engenheiro Civil José Eugênio Souza de Bueno Gizzi.

17 de dezembro

8h30 – “Avaliação da qualidade do ensino de Engenharia Civil”, com o Engenheiro Civil Doutor Marcos Tozzi.

10h – “Mananciais de abastecimento e a poluição”, com o Engenheiro Civil Doutor Antônio Roberto Martins Barboza de Oliveira.

11h – “Trabalhista! E agora?! Onde as empresas mais erram?”, com o Juiz do Trabalho Doutor Marlos Augusto Melek.

14h – “Desempenho das Construções: como atender à NBR 15575”, com a Engenheira Civil Edna Possan.

15h – “Engenharia diagnóstica e os desafios da Vistoria Predial”, com o Engenheiro Civil e Arquiteto Doutor Alexandre de Moraes Ferreira.

16h – “Mesa redonda/debate: Legislação de Inspeção Predial”, com a Engenheira Civil Suenne da Silva Barros e o Engenheiro Civil e Arquiteto Doutor Alexandre de Moraes Ferreira.

17h – “Carta de Curitiba”, com os Engenheiros Civis Ney Fernando Perracini de Azevedo, Luiz Capraro e Vera Lucia de Lima Gomes.

18h30 – “Palestra de Encerramento – A Infraestrutura Brasileira”, com o Ministro da Infraestrutura Engenheiro Civil Tarcísio Gomes de Freitas.

 

Serviço:

26º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis

Data: de 15 a 17 de dezembro de 2021

Local: Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) – Rua Emiliano Perneta, 174 – Centro – Curitiba/PR

Realização: Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC)

Patrocinadores: Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Federação Nacional de Entidades de Engenharia Civil, Instituto de Engenharia do Paraná, Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE Nacional), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Grupo IDD e Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Paraná (ABENC-PR).

Ingressos: R$ 300 (inteira) e R$ 150 (meia entrada para estudantes de graduação). Vendas até 30 de novembro.

Onde comprar: Sympla (https://www.sympla.com.br/26-congresso-brasileiro-de-engenheiros-civis__1382079)

Informações para a imprensa

Daniela Licht – Básica Comunicações

E-mail: daniela@basicacomunicacoes.com.br

Telefone: (41) 99228-9577

www.basicacomunicacoes.com.br


Comentários

  1. Tiago Gonçales Quadros says:

    Muito bom ter esse tipo de evento em Curitiba. Espero conseguir ir.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *