Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/10/encontro-estadual-reune-entidades-de-classe-de-todo-o-parana/>.
Acesso em 29/03/2024 às 11h30.

Encontro estadual reúne Entidades de Classe de todo o Paraná

O 48º EPEC terá a realização de palestras, oficinas e a entrega de prêmios para profissionais e organizações destaques em 2022

21 de outubro de 2022, às 14h52 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A cidade de Foz do Iguaçu recebe, entre os dias 26 e 28 de outubro, o 48º EPEC – Encontro Paranaense de Entidades de Classe. Promovido pelo Crea-PR, o evento tem como objetivo reunir gestores e representantes das Entidades de Classe e lideranças das áreas tecnológicas para debater tendências, inovações e os rumos das Engenharias, Aagronomia e Geociências.

A programação prevê a realização do 31º Fórum de Inspetores, que visa orientar e promover a troca de ideias entre os profissionais, a revelação dos vencedores do 15º Prêmio Crea-PR da Qualidade (PCQ) e a entrega do Prêmio Destaque Profissional. O gerente de relações institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes, conta que são altas as expectativas para o evento.

“O 48º EPEC vem para reunir mais de 800 profissionais, de 90 Entidades de Classe, como associações, sindicatos, clubes e institutos de diferentes regiões do Paraná, com foco no trabalho de fortalecimento dos ramos das Engenharias, Agronomia e Geociências. Esperamos ver muita interação e troca de experiências entre os profissionais”, celebra.

A programação do encontro prêve a realização de palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de diversos temas. Entre os principais assuntos está a celebração do aniversário de 20 anos da criação do Código de Ética Profissional, que terá a participação do Engenheiro Eletricista, Edison Macedo, e o Arquiteto, Jaime Bernardo Pusch. Presentes durante a abertura no dia 26 de outubro, com início previsto para 20h, os participantes são dois dos relatores responsáveis pelo desenvolvimento do código e contarão histórias de como foi o desenvolvimento.

“O nosso código já foi modelo de referência para vários países, nós temos uma grande obra-prima. E a presença dos autores para um bate-papo descontraído em comemoração aos 20 anos de história do código de ética das profissões é uma grande honra. Durante os dias do evento, ainda vamos ter diferentes momentos para abordar a inovação, com o objetivo de entender o papel das nossas entidades no incentivo e na produção de ações em prol do desenvolvimento”, comenta.

Frente Parlamentar

Outro assunto a ser trabalhado durante o evento é a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Criada em junho de 2022, a Frente propõe uma ação conjunta, com objetivo de se tornar a principal ferramenta para a formulação de políticas públicas de desenvolvimento, fornecendo elementos que contribuam com os atuais e futuros planos dos governos municipais e do estado. Assim, contribuir para o desenvolvimento do Paraná, de forma harmônica, equilibrada com modernidade e com a aplicação de tecnologia e novas técnicas, criadas pelas diversas profissões participantes do sistema profissional.

“A implantação da frente parlamentar foi um marco para as profissões ligadas pelo Sistema Confea/Crea no Estado. Agora, as nossas entidades estão debatendo e propondo pautas com questões estratégicas, de importância e relevância no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o Paraná e para as Engenharias, Aagronomia e Geociências. Vamos atuar diretamente, seja com uma contribuição na legislação, em discussão dentro da casa, na criação de novas regulamentações, na melhoria de regulamentações existentes e que necessitam de aperfeiçoamento, sempre com o olhar técnico das nossas profissões”, enfatiza o gerente de relações institucionais do Crea-PR.

Qualidade nas organizações

Em sua décima quinta edição, o Prêmio Crea-PR da Qualidade – PCQ irá consagrar as organizações profissionais que alcançaram alto desempenho em sua gestão. Com onze critérios de avaliação, subdivididos em centenas de itens e subitens, o reconhecimento analisa, anualmente, pontos como liderança, comunicação, qualificação profissional, padronização de procedimentos, aperfeiçoamento profissional, ética profissional, atuação junto ao sistema, captação de recursos, entre outros.

“Pelo décimo quinto ano seguido, estamos mantendo esse ciclo de avaliações, com auditorias em nossas entidades de classe. O prêmio traz um diagnóstico muito apurado dessas organizações, que envolve desde conceitos universais de gestão, como assuntos específicos do nosso sistema profissional. É analisado como está a atuação dessa entidade junto ao sistema, como é sua contribuição, como está atuação no cenário de políticas públicas junto aos poderes públicos, constituídas em âmbito regional e municipal”, afirma Prattes.

A cerimônia de divulgação dos vencedores será no dia 28 de outubro, a partir das 20h.

Destaque Profissional

Promovido anualmente com o objetivo de reconhecer, homenagear e compartilhar com a sociedade os profissionais que tiveram uma atuação de destaque comunitário em suas regiões, nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências, a nona edição do Prêmio Destaque Profissional terá cerimônia de entrega no dia 28 de outubro, a partir das 19h30. Os vencedores das três categorias (Profissional Destaque, Carreira Destaque e Educador Destaque) de cada regional foram divulgados pelo Crea-PR no mês de setembro.

O evento

Realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), o encontro conta com a organização do Colégio de Entidades Regionais (CDER), Colégio de Inspetores (CDIN), Colégio de Instituições de Ensino (CIE) e o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-PR) e da cooperativa de crédito, CredCrea.

As inscrições para o 48º EPEC – Encontro Paranaense de Entidades de Classe, que será realizado no Rafain Palace Hotel & Convention, estão disponíveis no site do evento.

Informações para a imprensa:

Eduardo Pereira

(41) 9 9860-0023

ascomcuritiba@creapr.org.br


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *