Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/engenheiros-agronomos-e-geocientistas-assumem-secretarias-do-governo-do-estado/>.
Acesso em 28/06/2022 às 21h57.

Engenheiros, Agrônomos e Geocientistas assumem cargos no Governo do Estado

Além dos representantes em secretarias, o ex-presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Álvaro Cabrini Jr., estará à frente da diretoria de Regulamentação Fundiária da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

5 de maio de 2022, às 8h30 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Presidente Ricardo e Assessor Euclesio na COHAPAR visitando Cabrini e o presidente da companhia.

O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, confirmou recentemente a mudança no comando de seis secretarias estaduais, além da substituição de diretores-presidentes, superintendentes e outros servidores. As alterações levam em conta a legislação eleitoral, que exige a desincompatibilização de funções na administração pública direta ou indireta para os interessados em participar como candidatos no pleito de outubro.

As alterações ocasionaram a saída de diversos profissionais do Sistema Confea/Crea de cargos do governo, enquanto outros chegam para ocupar essas posições estratégicas.

Os novos secretários são Louise da Costa e Silva Garnica (Planejamento e Projetos Estruturantes), ampliando a participação das mulheres no primeiro escalão da administração estadual; Everton Souza (Desenvolvimento Sustentável e Turismo); Elisandro Pires Frigo (Administração e Previdência); Fernando Furiatti (Infraestrutura e Logística); César Neves (Saúde); e Rogério Carboni (Justiça, Família e Trabalho). Eles substituem, respectivamente, Valdemar Bernardo Jorge, Márcio Nunes, Marcel Micheletto, Sandro Alex, Beto Preto e Ney Leprevost.

Saiba quem são os novos profissionais do Sistema dentro do Governo do Estado:

SEDEST – Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

O Geólogo Everton Souza substitui o Eng. Agr. Márcio Nunes. Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná, Everton Souza ocupava o cargo de diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Sedest. Ele também possui especialização em Traçadores Ambientais e em Gestão Municipal de Recursos Hídricos.

SEAP – Secretaria da Administração e da Previdência

O Eng. Agríc. Elisandro Pires Frigo substitui Marcel Henrique Micheletto. Graduado em Engenharia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com mestrado em Engenharia e doutorado em Agronomia, Elisandro Pires Frigo era diretor-geral da Seap. Também foi coordenador de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed).

SEIL – Secretaria de Infraestrutura e Logística

O Eng. Civ. Fernando Furiatti substitui Sandro Alex no comando da secretaria. O profissional é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com especialidade de Gestão Ambiental Rodoviária. Foi analista de infraestrutura e chefe da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, além de assessor do Ministério da Infraestrutura. Ocupava o cargo de diretor-geral do DER/PR.

Com a saída do Eng. Civ. Fernando Furiatti para o comando da Infraestrutura e Logística, o Eng. Civ. Alexandre Castro Fernandes passa a ser diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Ele atuava como diretor de Operações do órgão.

SEDU – Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas

O Eng. Agr. Augustinho Zucchi assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) em janeiro deste ano.

Além dos secretariados, diversos engenheiros do Sistema, que já trabalhavam nas secretarias, ascenderam para cargos de coordenação. No PARANACIDADE, a Eng. Civ. Camila Mileke Scucato e o Eng. Civ. Helio Sabino Deitos assumiram, respectivamente, os cargos de superintendente executiva e de diretor de operações do órgão. Já na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a diretoria de regularização fundiária foi assumida pelo presidente de gestão anterior do Crea-PR, e ex-superintendente do PARANACIDADE, Eng. Agr. Alvaro Cabrini Jr.

“Parabenizo o governo pela escolha de profissionais do Sistema Confea/Crea para esses cargos, que são essenciais para o desenvolvimento do Paraná. Precisamos de engenheiros, agrônomos e geocientistas nestes cargos estratégicos, vamos em frente!”, disse o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

Confira quem são os outros novos secretários estaduais:

Louise da Costa e Silva Garnica (Planejamento e Projetos Estruturantes)

A nova titular da pasta é advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2001. Foi chefe de gabinete da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes entre fevereiro de 2019 e março de 2020 e, desde então, exercia o cargo de diretora-geral. Foi, ainda, integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM/PR entre fevereiro e julho de 2019.

César Neves (Saúde)

Médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é especialista em cirurgia geral e gastroenterologia pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, além de pós-graduado em Endoscopia Digestiva, Medicina do Trabalho e Gestão Pública e Auditoria. Era chefe de gabinete da Sesa desde 2019.

Rogério Carboni (Justiça, Família e Trabalho)

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2002), tem especialização em Direito Administrativo pelo UniCuritiba. Foi diretor-geral da Casa Civil do Governo do Estado; conselheiro de Administração do Parana Previdência; diretor administrativo e financeiro do Detran/PR e coordenador das Juntas Administrativas de Recursos da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba. É membro do Iprade – Instituto Paranaense de Direito Eleitoral e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR.

Fonte e fotos: Agência Nacional de Notícias


Comentários

  1. Duran disse:

    Interessante a matéria do CREA-PR. Engnheiros Agrônomos, Geólogos são lembrados em suas funções importantes que ocupam, no entanto, Engenheiro Florestal não é Engenheiro pelo que se percebe. Quem assumiu o IAT – Instituto Água e Terras? Tudo indica que é Engenheiro Florestal.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Mariano. Tudo bem?
      Claro que os Florestais são engenheiros, nós não ficamos sabendo desta troca dentro do IAT, por isso não está na matéria. Seria do profissional José Volnei Bisognin que o sr. está falando?

  2. Ronaldo sandri disse:

    Muito bom 👍…..pessoas com curso superior alavanca mais o sistema….att Ronaldo

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Nosso foco como Conselho é sempre estar trabalhando em prol das melhores oportunidades para os nossos profissionais! Agradecemos pelo apoio, Ronaldo! 💪

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *