Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/06/engenheiros-mecanicos-celebram-profissao-neste-dia-5-de-junho/>.
Acesso em 28/03/2024 às 07h40.

Engenheiros mecânicos celebram profissão neste dia 5 de junho

No Paraná, há mais de 13 mil profissionais habilitados, com registro regular; no Sudoeste, 243 profissionais estão ativos no mercado

3 de junho de 2022, às 16h09 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Profissional extremamente necessário na indústria, em todas as suas frentes. Responsável pelo desenvolvimento de maquinários, eletrodomésticos, veículos automotores, aeronaves, elevadores, entre outros. Detentor de conhecimento especializado e, ao mesmo tempo, múltiplo, com olhar dinâmico e voltado para o futuro. Esse é o engenheiro mecânico, celebrado neste domingo, 5 de junho. 

Atualmente, há 13.078 profissionais registrados no Crea-PR, na modalidade Engenharia Mecânica e Metalúrgica. Destes, 9.668 são engenheiros mecânicos. Os demais possuem títulos como, Engenheiro Aeroespacial, Engenheiro Automotivo, Engenheiro Naval, entre outros. Na Regional Pato Branco do Conselho, que compreende os municípios do Sudoeste, há 243 engenheiros mecânicos: 15 na Inspetoria de Palmas; 26 na Inspetoria de Realeza; 95 na Inspetoria de Francisco Beltrão; e 107 na Inspetoria de Pato Branco.

O engenheiro mecânico Cesar Rubert, inspetor do Crea-PR em Francisco Beltrão, observa que a modalidade de Engenharia Mecânica está presente na vida das pessoas, muitas vezes de forma imperceptível. “É a Engenharia dos mecanismos. Seja da produção de um parafuso à construção de um foguete, a Engenharia Mecânica toca a vida das pessoas”, reflete.

Engenheiro Mecânico Cesar Rubert 

Cesar, que é graduado há dez anos, comenta que houve uma grande evolução da Engenharia Mecânica nos últimos anos, exigindo que os profissionais da área sejam cada vez mais especializados. “Algo que os profissionais têm que saber é que tudo envolve a responsabilidade técnica. Hoje, com a quarta revolução industrial, a Indústria 4.0, existem ferramentas e tecnologias para auxiliar nas tarefas. Mas, é preciso evoluir, sair da zona de conforto e investir no conhecimento”, afirma Cesar, que também é engenheiro de segurança do trabalho. 

A vivência na profissão foi compartilhada com os estudantes do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR – Campus Pato Branco, nesta sexta-feira (03). “O amor à profissão é o que diferencia os profissionais. Era feliz antes, desbravei uma nova área e encontrei uma nova felicidade”, explica Cesar que, desde 2016, trabalha com a inspeção de máquinas e equipamentos em indústrias da região. 

O Crea-PR é a autarquia responsável por fiscalizar o exercício profissional dos Engenheiros Mecânicos.  Por meio dela, o Crea-PR zela pela integridade e ética no exercício profissional. Além de defender a sociedade, a fiscalização tem o objetivo de impedir o exercício ilegal da profissão, tanto para quem possui habilitação e não segue a conduta estabelecida, como para o leigo que exerce qualquer atividade relacionada, que dependa de habilitação.

“O Crea conta com a Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, composta por profissionais ilibados e experientes, que trabalham no sentido de cumprir a legislação, fazer a promoção da fiscalização, avaliar os pontos críticos e que necessitam de atualização”, explica Ricardo Vidinich, engenheiro mecânico e conselheiro na CEEMM. Segundo Ricardi, o principal desafio do Engenheiro Mecânico na atualidade é se especializar com eficiência e eficácia, diante da indústria de quarta geração. 

 

Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), autarquia que este ano comemora 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Informações para a imprensa:

Antônio Menegatti

(46) 99912-9002

ascompatobranco@creapr.org.br

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *