Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/galeria-de-presidentes>.
Acesso em 09/04/2020 às 13h39.

Galeria de Presidentes

Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira

2018 ~ Atual

A gestão é marcada por processos de fiscalização mais assertivos, dinâmicos e participativos; inovação tecnológica; processos digitais com o uso do SEI; modernização e melhoria do programa de capacitação e atualização de conhecimento ao corpo funcional; implantação do Colégio das Instituições de Ensino.

Engenheiro Civil Joel Krüger

2012 ~ 2017

Gestão pautada nos pilares fundamentais na historia do Conselho: planejamento, compromisso, dedicação e continuidade dos trabalhos executados nas gestões anteriores; deu continuidade ao Encontro Paranaense de Entidades de Classe, Fórum de Docentes e Colégio Empresarial; é o segundo paranaense na presidência do Confea, com mandato até 2020.

Engenheiro Agrônomo Álvaro José Cabrini Jr.

2006 ~ 2011

Investiu em fiscalização com 90% dos agentes formados em ensino superior das áreas de atuação do Conselho; criação da Governança Cooperativa; fiscalização em editais e licitações de obras públicas; criação do Programa de Acessibilidade; parcerias com órgãos públicos para desburocratizar serviços e valorizar os profissionais; instalação da Regional Apucarana e da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Engenheiro Agrônomo Luiz Antonio Rossafa

2000 ~ 2005

Implementação de um modelo de gestão focado em resultados; fiscalização mais orientativa; fortalecimento das entidades de classe; aquisição de frota própria para a fiscalização; e o Projeto Paraná, que discutiu o desenvolvimento sustentável do Estado com a participação dos profissionais de tecnologia.

Engenheiro Civil Ivo Gilberto Martins

1997 ~ 1999

Investiu em tecnologia de informação para informatizar documentos e a Fiscalização Preventiva Integrada em parceria outros órgãos; instalação das Regionais Cascavel, Pato Branco, Ponta Grossa e Curitiba; criação do Campo Fácil em parceria com a Associação de Engenheiros Agrônomos de Cascavel; criação da Revista do Crea-PR; inicio da informatização dos processos administrativos.

Engenheiro Civil Orlando Maciel Strobel

1991 ~ 1996

Pautou a gestão na modernização do Conselho; criou o Fórum de Docentes e Discentes; realizou o 1º Congresso Estadual de Profissionais; implementou a diplomação dos profissionais seniores como Remidos do Sistema.

Engenheiro Civil Ivo Mendes Lima

1985 ~ 1990

Ampliou o atendimento no Estado; implementou eleições diretas para Inspetores; criou a Central de Informações via 0800; criou a ART única; criou o Fórum de Inspetores; e lançou o Programa Casa Fácil, que foi reconhecido pela ONU.

Engenheiro Civil Rubens Curi

1979 ~ 1984

Responsável pela criação de um sistema de fiscalização em obras e construções do Estado, além de outras áreas, época em que foi criada a placa ‘CREA Fiscalização Federal’. Na sua gestão iniciou-se o atendimento do Crea-PR no interior do estado e foi inaugurada a sede administrativa no endereço atual no Alto a Glória, Curitiba.

Arquiteto Armando Strambi

1973 ~ 1978

Primeiro arquitetos a ocupar a presidência, até então somente engenheiros civis ocuparam o cargo. Em seu mandato melhoraram muito as condições materiais de funcionamento do Plenário e das Câmaras Especializadas. Implantou o programa de orçamento, que planejava as ações do ano seguinte para aprovação pelo Plenário.

Engenheiro Civil Elato Silva

1970 ~ 1972

Engenheiro Civil Orlando Gonçalves

1967 ~ 1969

Realizou as primeiras ações de engenharia pública na área de moradia popular com a criação de taxas diferenciadas de ART. O programa foi ampliado anos depois com a criação do Casa Fácil.

Engenheiro Civil Olivio Zagonel

1964 ~ 1966

O Engenheiro, após seu trabalho como Presidente do Conselho, foi homenageado através da nomeação de uma rua com seu nome, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba.

Engenheiro Civil Joaquim Queiroz Cunha

1958 ~ 1963

Engenheiro Civil Alberto Franco Ferreira da Costa

1953 ~ 1957

Na década após ser presidente do Crea-PR ele foi o primeiro paranaense a ocupar a presidência do Confea, de 30/07/1965 a 30/07/1968. No Paraná, o Engenheiro ficou famoso por seu trabalho como Deputado Federal durante as décadas de 60 e 70. Posteriormente, o curitibano foi homenageado através da nomeação de uma rua com seu nome, no bairro Jardim Botânico, na capital do Estado.

Engenheiro Civil Rubens Pereira Reis de Andrade

1943 ~ 1953

O Engenheiro ficou conhecido como o Presidente que por mais tempo esteve à frente do Conselho, 10 anos ininterruptos, pois até o ano de 1966, não era obrigatória a alternância de presidência do Conselho, sendo assim, os Presidentes poderiam ter mandatos maiores que seis anos (como é hoje em dia, mandato de três anos e permitida uma reeleição). Rubens também foi Presidente, por dois mandatos, do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná. Ficou conhecido no Paraná por seus trabalhos nos estudos hidrográficos na Baia de Paranaguá, na chefia das atividades de melhoria do Rio Iguaçu e pelos seus anos como professor de Astronomia e Geodésia na Universidade do Paraná (futura UFPR). Além disso, o Engenheiro teve grande atuação no estado do Tocantins, onde foi responsável pela elaboração do projeto para aproveitamento navegável da bacia hidrográfica entre os Rios Tocantins e Araguaia.

Engenheiro Civil Raul Zenha de Mesquita

1940 ~ 1942

Engenheiro Civil Arnaldo Izidoro Beckert

1938 ~ 1939

Prefeito de Curitiba por apenas um ano, em 1944, Beckert ficou marcado por sua carreira de Engenheiro, atuando como professor na Faculdade de Engenharia e também como Diretor na Diretoria de Edificações e Cultura do Departamento de Engenharia da Capital. Além da área acadêmica, o Engenheiro destacou-se, 10 anos antes, por sua participação na Comissão de Fundação do Crea-PR, na sede do Instituto de Engenharia do Paraná - IEP - presidida pelo Engenheiro Civil Flávio Suplicy de Lacerda, primeiro Presidente do Conselho.

Engenheiro Civil Gustavo Goulin

1937 ~ 1938

Engenheiro, advogado e industrial, ele tem um fato curioso a seu respeito: é o único Presidente do Conselho nascido fora do país. Natural de Buenos Aires - Argentina, veio para o Brasil ainda jovem para estudar Engenharia em São Paulo. Teve como marcos diversos momentos de sua vida. Participou da fundação da Universidade do Paraná, futura UFPR, Lecionando sobre Hidráulica, Mecânica Aplicada, Resistência dos Materiais, Estradas, entre outras modalidades na Universidade; também foi Diretor de Obras da Prefeitura de Curitiba, chegando a substituir o Prefeito em algumas ocasiões. Por suas obras, Goulin ficou famoso ao trabalhar na instalação da Hidrelétrica de Paranaguá e por dirigir a aplicação do sistema de água e esgoto da Capital.

Engenheiro Civil Flávio Suplicy de Lacerda

1934 ~ 1936

Teve grande representatividade no âmbito regional e nacional. No Paraná, o lapeano iniciou na vida profissional como Engenheiro na Prefeitura Municipal de Curitiba, de depois prestou serviços como oficial de equipagem de pontes no 5º Batalhão de Engenharia, durante a Revolução de 1930. Em 1950, Flávio assumiu a Reitoria da Universidade do Paraná, a qual por sua influência, foi federalizada, passando a denominar-se Universidade Federal do Paraná. O Engenheiro também foi responsável por incorporar a universidade às escolas de Agronomia e Veterinária, de Química, de Ciências Econômicas e de Florestas.