Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/geografo-x-geologo-profissionais-de-excelencia/>.
Acesso em 29/09/2023 às 14h07.

Geógrafo x Geólogo: profissionais de excelência

30 de maio de 2023, às 8h43 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Duas profissões tão semelhantes na grafia, mas distintas em suas atuações. No dia 29 de maio comemoramos o dia do Geógrafo e o 30 é dedicado ao Geólogo. Mas afinal, você sabe o que cada um faz? O ponto em comum é que esses dois profissionais desempenham um papel de grande relevância na sociedade e contam com entidades que buscam a melhor forma de representá-los.

O Geógrafo é o profissional responsável pela resolução de problemas do espaço geográfico, seja ele natural ou modificado, e comprometido com as transformações sociais.

É ele que estuda a dimensão dos processos humanos e naturais que moldam a superfície terrestre e que demandam estratégias e decisões junto aos órgãos públicos, empresas privadas, populações e instituições financeiras.

A profissão foi regulamentada pela Lei 6.674, de 1974 e o seu exercício é fiscalizado pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

A esse profissional, conhecido por  saber onde se encontram os mares, os rios, as cidades, as montanhas, os desertos, é exigida uma formação ampla e crítica, diante do fato de lidar com uma grande variedade de temas que vão da sociedade à natureza.

Dentro dessa perspectiva, o geógrafo pode exercer uma série de funções, entre elas, planejamento territorial, ambiental e regional, estudo de áreas urbanas e rurais, e assessorar órgãos públicos no traçado de limite de estados, municípios e regiões administrativas.

O profissional também contribui com a área de cartografia e cartografia digital, elabora relatórios de estudos e impactos ambientais e socioeconômicos e orienta projetos de empreendimentos turísticos e, sobretudo, de desenvolvimento local, regional, nacional e mundial.

A profissão conta com esforço de entidades e associações no sentido de valorizar os Geógrafos e mostrar a sua relevância social, além de orientá-los sobre as responsabilidades técnicas e éticas.

Uma meta agora que parte da Aprogeo – Associação dos Profissionais Geógrafos do Estado do Paraná é a inclusão do Geógrafo nos termos de referência como profissional legalmente habilitado para coordenação de equipe técnica multidisciplinar para a elaboração de EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança e RIV – Relatório de Impacto de Vizinhança.

As entidades que representam os Géografos e que os profissionais podem se associar são as seguintes: AGB (Associação dos Geógrafos Brasileiros), Aprogeo (Associação dos Profissionais Geógrafos do Estado do Paraná), AGOP (Associação dos Geógrafos do Oeste do Paraná), AGC (Associação dos Profissionais Geógrafos da Região Metropolitana de Curitiba) e AGL (Associação dos Profissionais Geógrafos da Região de Londrina.

A Geologia, no sentido amplo, é a ciência que estuda o planeta Terra. Indo mais além, Geólogos integram os quadros das agências espaciais, estudando outros astros, como Marte, e as rochas lunares. A  Apolo 14, que coletou centenas de quilos de rochas lunares, tinha um Geólogo como integrante da missão.

A profissão foi regulamentada pela Lei nº 4.076, de 23 de junho de 1962. O Geólogo, em sua formação, adquire sólida formação em matemática, física, química e biologia para depois aplicar seus conhecimentos às práticas diárias.

A aplicação mais óbvia é a mineração, seguida da engenharia do petróleo, exploração de águas subterrâneas, contenção de encostas de solos e rochas, projetos de barragens, fundações de todo tipo de construção, estradas e obras de engenharia.

A paleontologia também integra a biologia à Geologia, e a evolução das espécies é totalmente influenciada pela deriva das placas tectônicas, que é um dos pilares da Geologia.

Atualmente, o profissional da Geologia tem sido muito demandado para estudos ambientais, principalmente avaliando impacto de obras e na recuperação de áreas degradadas.

É claro que, além destes aspectos da Geologia aplicada, a Geologia, nos meios acadêmicos possui um amplo leque de especializações, fazendo ciência de ponta em inúmeras vertentes do conhecimento.

Os profissionais da área podem participar da FEBRAGEO – Federação Brasileira de Geólogos, e da AGEPAR – Associação Profissional dos Geólogos do Paraná aqui no estado.

 

Danilo Giampietro Serrano, Geógrafo, mestre em engenharia urbana, especialista em arqueologia, especialista em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias

Claudio Augusto Correa Neme, Geólogo especialista em Geotécnica, inspetor do Crea-PR em Apucarana.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *